Esgoto na areia do Mar Grosso, ao lado do antigo emissário, é irregular

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 872 visualizações,  4 views today

Poças de esgoto misturado com a drenagem pluvial encontradas na areia da praia do Mar Grosso, em frente ao antigo emissário submarino e no final da rua Tubarão, chamaram a atenção na manhã desta quarta-feira, 3. Vários leitores encaminharam à Redação do Portal Agora Laguna fotos que mostram o efluente saindo da tubulação na calçada.

Segundo o chefe da agência da Casan em Laguna, Diego Rodrigues, está claro que ali há uma ligação irregular de esgoto na rede de drenagem pluvial, montada pela prefeitura para escoamento apenas das águas vertentes do solo e da chuva. “Sai ao lado do nosso emissário, que está desativado e nós nem usamos mais. Era pra ser de água de vertente ou da chuva, mas há uma ‘grande contribuição’ de ligações de esgoto”, comenta. O emissário foi desativado oficialmente em novembro e o efluente é transportado pela tubulação para tratamento na Vila Vitória.

Na última semana, foi iniciado o programa Trato por Laguna, iniciativa da Casan com apoio da prefeitura, que visa, justamente, coibir a prática da ligação irregular de esgoto na rede pluvial e outras falhas que impedem a cidade de ter um sistema de transporte de efluentes funcionando perfeitamente.

“Das cerca de cem vistorias, em todas houve algum tipo de irregularidade: esgoto ligado à rede pluvial, sem caixa de gordura, ou ligação da drenagem pluvial no esgoto”, detalha Rodrigues.

Nesse primeiro momento, o programa foca na educação e orientação sobre como resolver as irregularidades. Se, em nova fiscalização, a falha permanecer, o usuário pode receber multa por não ter sanado o problema.

Foto: Agora Laguna

Notícias relacionadas

Previous
Next