Duzentos idosos são vacinados em ‘drive-thru’ neste sábado

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 484 visualizações,  4 views today

O trabalho de imunização drive-thru montado pela prefeitura no Centro Histórico de Laguna resultou na vacinação de 202 idosos na faixa etária de 85 a 89 anos, novo público-alvo da campanha iniciada em janeiro. A equipe atuou no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos entre 7h30 e 17h.

A prefeitura montou essa ação para agilizar a aplicação das doses nesse grupo. A meta é vacinar ao menos 381 idosos nessa faixa etária, que sejam residentes em Laguna. Na próxima semana, devem ocorrer imunização a domicílio para moradores das regiões da ilha e de Caputera (dia 2) e do Distrito de Ribeirão Pequeno (dia 3).

A primeira a ser vacinada foi Bernadina Almeida, 85 anos. “Graças a Deus, peço que venha para todo mundo, para os adultos, crianças, é necessário que todo mundo se imunize”, disse a idosa Zenir, 85, moradora do Mar Grosso, expondo o clima de esperança entre os imunizados.

Muito feliz estava a dona Marisa, 85 anos, “mas que parece que tem 15”, que esbanjava a alegria e fez festa ao receber a dose, junto com o seu Manoel, de mesma idade. “Melhor não posso estar”, disse.

Entre os vacinados neste sábado está Antônio Palma, 86 anos, pai do colunista do Portal, Elvis Palma, entrevistado durante a cobertura nesta manhã, o morador do Centro mostrou otimismo.

Vacinação para idosos entre 80 e 84 anos será agendada

Ao contrário do divulgado inicialmente, a prefeitura mudou a estratégia da vacinação de idosos entre 80 e 84 anos. O município também faria uma campanha em drive-thru, mas devido às doses escassas (apenas 35% do necessário foi enviado), a cidade optou por fazer agendamento para aplicação do imunizante.

“O quantitativo de doses veio muito menor que a demanda e com isso, a gente sabe que vai ter idoso que não vai conseguir se vacinar [nesse primeiro momento]. A partir de segunda-feira, vamos montar o calendário para imunização e conjuntamente vamos fazer vacinação nos pacientes acamados entre 80 e 89 anos”, justifica a secretária Gabrielle Siqueira.

O agendamento será feito por etapas, iniciando pelos idosos de 84 anos até chegar nos de 80 anos, se houver doses, conforme preconiza o Ministério da Saúde. A estratégia de vacinação será divulgada ao longo da semana.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna