Identificar as capacidades turísticas, formular propostas e ouvir a comunidade em prol da construção de um plano de execução do turismo na cidade de Laguna. Esse é o objetivo de um convênio assinado entre a prefeitura e a Fecomércio-SC, através do Senac, na noite da última quinta-feira, 25.
“Laguna tem uma tradição muito forte, uma cultura e as belezas naturais são incomparáveis. Isso é o que estamos fazendo com esse plano de desenvolvimento, é o crescimento do turismo em Laguna”, avalia o vice-presidente de Turismo da Fecomércio, Helio Dagnoni.
A elaboração do plano será realizada por técnicos do Senac, que possui vasta experiência na construção de projetos semelhantes. O órgão prevê concluir os estudos em até oito meses. Segundo o Diário Oficial, o convênio é orçado no valor de R$ 78 mil, pagos em dez parcelas mensais.
“O Senac vai desenvolver esse planejamento: buscar as tradições, cultura, o que a cidade tem a oferecer, quantos leitos [de hotel] tem para oferecer e isso precisa ser acompanhado de perto para passar uma informação correta para o turista”, descreve Dagnoni.
“A economia do turismo é aquela indústria que não tem chaminé, com grande potencialidade. Esse é um trabalho que fazemos com as prefeituras, pois o Ministério do Turismo tem solicitado que isso seja um dos instrumentos para que haja investimentos [no setor]”, completa Rudnei Rufino, diretor regional do Senac.
Para o prefeito Samir Ahmad (PSL), a elaboração do projeto é de suma importância para a cidade. “Selamos nosso convênio com o Senac para fazer um trabalho altamente profissional com estudos técnicos, produzidos em conjunto com todos os entes interessados do trade turístico de Laguna. Todos vão ter oportunidade de contribuir com nosso plano de turismo e temos absoluta certeza que no futuro o turismo venha a se fortalecer e se transformar na maior fonte de renda e emprego para o lagunense”, diz o chefe do Executivo.
A cidade de Laguna tem inúmeras potencialidades turísticas: histórico (com o Centro tombado pelo patrimônio nacional), ecológico (com suas trilhas e espetáculos naturais como a pesca com botos), religioso (através de festas como as trezenas de Santo Antônio), cultural (com os grupos tradicionais de boi-de-mamão e escolas de samba, por exemplo), entre outras vertentes.