Coleta de lixo em Laguna terá nova empresa em março

Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 672 visualizações,  8 views today

Licitada em dezembro de 2020, no final do governo Candemil (MDB), a coleta de lixo na cidade de Laguna terá uma nova empresa como responsável a partir de 1º de março, quando encerra o contrato emergencial assinado entre prefeitura e a Louber, atual gestora.

A nova operadora será a Sanetran Gestão de Resíduos, empresa fundada em 1992 na cidade de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba (PR), mas que tem sua administração situada na capital paranaense. A licitante ofertou o valor de R$ 2.288.832 para executar o serviço pelos próximos doze meses.

A data foi confirmada pelo prefeito Samir Ahmad (PSL) durante entrevista ao Café com prefeito na Rádio Difusora de Laguna na manhã de segunda-feira, 22. O chefe do Executivo também informou ter participado de uma reunião recentemente com os dirigentes da nova contratada, onde foi apresentado à capacidade técnica de operação da companhia.

“A licitação é aberta e podem participar qualquer empresa apta. E venceu uma empresa com sede no Paraná, as outras que perderam entraram [com recurso] via judicial para reverter, mas até o momento não obtiveram êxito. No dia 28 finda o contrato da prefeitura com a empresa atual e no dia 1º de março inicia-se então a coleta de lixo com essa nova empresa”, relatou Ahmad.

Por meio de assessoria, a Senetran informou ao Portal que já trabalha na revisão e preparação dos caminhões para operar na cidade, bem como na elaboração do roteiro de localidades e dias da coleta dos resíduos na cidade. A expectativa é divulgar o cronograma em breve.

Segundo a empresa, a mão-de-obra será toda contratada na região. “Estamos com vagas abertas para coletores de lixo, motoristas, auxiliar administrativo e gerente operacional. Aqueles que tiverem interesse poderão entrar em contato com o Sine Laguna que está nos apoiando em todos os recrutamentos”, disse a assessoria. O Sine atende de segunda à sexta das 12h30 às 18h.

A Sanetran também garantiu que seu “compromisso com a qualidade é uma constante e sem duvida queremos deixar Laguna mais limpa e fazer parte dessa história do município”.

Louber segue em Pescaria Brava

Com a saída da Louber Ambiental de Laguna, em torno de 30 funcionários serão demitidos. “A gente lamenta pelas demissões, mas infelizmente não tínhamos como manter esses empregados que eram registrados especificamente para atuar na coleta de Laguna”, disse ao Portal a sócia-proprietária da empresa, Itamara Mattos, que acrescentou esperar um serviço de qualidade por parte da nova empresa.

Por outro lado, a Louber seguirá operando a coleta de lixo na cidade de Pescaria Brava, onde seu contrato é vigente. A sede da companhia, inclusive, fica localizada no município mais novo da Amurel.

A empresa também atua em São Martinho, Armazém e Capivari de Baixo, empregando em torno de 30 pessoas nesse circuito operacional.

Notícias relacionadas