Previous
Next

Calor e chance de pancadas de chuva nesta quarta no litoral

Foto: André Luiz/Agora Laguna

A quarta-feira, 10, segue marcada pelo calor e umidade, o que favorece a formação de áreas de instabilidade que, entre a tarde e noite, provocam pancadas de chuva isolada na metade Oeste, Planaltos e Litoral Sul, segundo previsão da Defesa Civil estadual.

Eventualmente podem vir acompanhadas de descargas elétricas e queda de granizo. Já entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte o dia deve ser de sol e variabilidade de nuvens. Há chance de chuva isolada no final do dia devido a umidade vinda do oceano.

Na quinta-feira, 11, a circulação marítima durante o dia faz com que a umidade aumente na faixa leste catarinense. Assim, o dia será de nebulosidade variável e chuva, que pontualmente pode ser de intensidade moderada, com as chances aumentando a partir da tarde, sobretudo no Litoral Norte. Entre a metade oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, principalmente nas regiões de divisa com o RS, a formação de áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde.

Já na sexta-feira, 12, a formação de uma baixa pressão no litoral do Paraná intensifica os ventos de circulação marítima na faixa leste catarinense, especialmente entre a tarde e a noite. Assim, o dia deve ser acompanhado de períodos de sol, predomínio da nebulosidade e chuva isolada durante o dia, que em alguns momentos poder ser de moderada intensidade, entre a região litorânea e Vale do Itajaí.

No final de semana o fluxo de umidade do oceano em direção ao leste do estado favorece o aumento de nuvens com chuva isolada, principalmente a partir da tarde, nesta região. Na metade oeste a formação de áreas de instabilidade favorecem a pancadas de chuva, principalmente entre a tarde e a noite.

Em Laguna

Quartamínima 18ºC e máxima 31ºC – Sol com chuva no início e final do dia;
Quintamínima 18°C e máxima 32ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
Sextamínima 20ºC e máxima 31ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
Sábado:
mínima 21ºC e máxima 31ºC – Encoberto com chuva.

Veja os detalhes

Quarta-feira (10/02):
Tempo: mais nebulosidade, alternando com aberturas de sol no decorrer do dia, em todas as regiões de SC. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas de chuva com trovoadas, descarga elétrica (raios) e não se descarta a possibilidade de granizo isolado especialmente do Oeste ao Planalto. Da Grande Florianópolis ao norte do estado a chuva será fraca, associada à circulação marítima.
Temperatura: elevada, principalmente no Oeste e Litoral Sul do estado.
Vento: sudeste passando a leste, fraco a moderado, com rajadas associadas às trovoadas.
Sistema: Alta pressão com centro sobre o litoral sul do Brasil causando circulação marítima no litoral de SC e um cavado no oeste do RS e SC.

Quinta-feira (11/02):
Tempo: chuva fraca na madrugada e começo do dia no Litoral de SC, encoberto com chuva na maior parte do dia no Oeste e Meio Oeste. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas de chuva do Planalto ao Litoral e no Vale do Itajaí. Risco de trovoadas localizadas, com pancadas de chuva moderada por alguns momentos e raios, entre a tarde e noite.
Temperatura: alta.
Vento: leste, com variações de nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.
Vento: sudeste passando a leste, fraco a moderado.
Sistema: cavado em SC, com formação de áreas de instabilidade associadas ao calor durante a tarde.

Sexta-feira (12/02):
Tempo: mais nebulosidade com chuva por alguns momentos no Litoral. Nas demais regiões aberturas de sol, com pancadas de chuva à tarde devido ao calor. Risco de temporais com trovoadas, raios e chance de queda de granizo localizado.
Temperatura: alta.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sábado (13/02):
Tempo: mais nebulosidade a encoberto com chuva no Litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul sol e calor com pancadas de chuva entre a tarde e noite.
Temperatura: alta, sobretudo no Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Domingo (14/02):
Tempo: sol e calor com pancadas rápidas de chuva à tarde, típicas de verão.
Temperatura: alta, acima de 32°C.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.