Alerta: chuva persistente e volumosa com risco de ressaca no Litoral

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 280 visualizações,  4 views today

A chuva que segue caindo na região de Laguna nas últimas horas vai continuar persistente durante o final de semana, com intensidade forte em alguns momentos, trovoadas isoladas e totais elevados em curto intervalo de tempo, em média de 30 a 50 mm e pontuais acima de 80 mm.

Essa condição deve ser mais intensa neste sábado, 27, e chuva mais persistente no domingo, 28. Há risco de alagamentos e deslizamentos, segundo alerta da Epagri/Ciram. No domingo persiste a influência da circulação marítima, contribuindo para chuva no Litoral e Vale do Itajaí. Devido aos volumes elevados previstos nestas regiões, há risco moderado a alto para desastres, sobretudo entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis.

Na segunda-feira, 1°, há condição de chuva persistente principalmente entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Devido aos acumulados de chuva volumosa previstos, mantém a condição moderada a alta para desastres, associados principalmente a alagamentos e deslizamentos.

Entre terça, 2 e quarta-feira, 3, o período é marcado pela presença de pancadas de chuva em todo o estado, que podem vir acompanhadas de temporais isolados.

Em Laguna

Sábadomínima 21ºC e máxima 27ºC – Pancada de chuva isolada;
Domingomínima 20°C e máxima 26ºC – Encoberto com chuva;
Segundamínima 17ºC e máxima 30ºC – Nebulosidade variável e chuva isolada;
Terça:
mínima 20ºC e máxima 32ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Sábado e domingo com mar agitado e risco de ressaca no Litoral

No Litoral de SC, especialmente de Passo de Torres a Itajaí, há risco de ressaca. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações. A previsão indica vento de sudeste (SE) e leste (E) intenso e persistente com rajadas de 40 a 60km/h,mais intenso afastado da costa. Mar agitado, com ondulação de sudeste (SE) e leste (E) e picos de 2,0m a 3,0 m, mais altos afastado da costa.

Veja os detalhes

Sábado (27/02):
Tempo: mais nuvens do Planalto ao Litoral, com chuva isolada pela manhã no Litoral e Vale do Itajaí e em forma de pancadas com trovoadas a partir da tarde, moderada a forte em alguns momentos, com totais elevados, especialmente de Laguna a Itapoá. No Oeste predomínio de sol com mais nuvens à tarde. No Meio Oeste sol e pancadas isoladas de chuva com trovoadas à tarde.
Temperatura: amena na faixa leste e mais elevada no Oeste.
Vento: sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Sistema: alta pressão no litoral do RS e SC e cavado (área de baixa pressão) no litoral de SP e PR, favorecendo o fluxo de umidade (circulação marítima) no leste de SC.

Domingo (28/02):
Tempo: do Planalto ao Litoral muitas nuvens a encoberto com chuva, mais persistente no Litoral, moderada a forte em alguns momentos, com totais elevados, especialmente de Laguna a Itapoá. No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul aberturas de sol pela manhã e pancadas de chuva com trovoadas na tarde e noite.
Temperatura: amena na faixa leste devido a nebulosidade e à chuva, com mais elevação no Oeste.
Vento: sudeste com variações de leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Sistema: alta pressão no litoral do RS e sul de SC e cavado (área de baixa pressão) no litoral de SP até o litoral de SC, mantendo a circulação marítima no leste de SC.

Segunda-feira (01/03):
Tempo: no Litoral, sobretudo da Grande Florianópolis e norte do estado e no Planalto Norte, mais nuvens com chuva ocasional no decorrer do dia, alternando com aberturas de sol.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, com variações de sudeste no Oeste e Meio Oeste e com variações de leste nas demais regiões de SC, fraco a moderado.

Terça-feira (02/03):
Tempo: no Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis ao norte de SC variação de nebulosidade com chuva no início e fim do dia. Nas demais regiões, sol entre nuvens com pancadas de chuva na tarde e noite. Risco de temporais localizados.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, com variações de sudeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de noroeste na Grande Florianópolis e Litoral Norte, fraco a moderado.

Quarta-feira (03/03):
Tempo: mais nuvens com chuva fraca no Litoral Norte pela manhã. Na maior parte do dia sol em todas as regiões, com pancadas isoladas de chuva na tarde e noite.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste, fraco a moderado.