Previous
Next

Quarta-feira com ar abafado e risco de temporais localizados

Foto: Elvis Palma / Agora Laguna

O calor e o ar abafado registrados nesta quarta-feira, 27, podem trazer pancadas de chuva acompanhadas de temporais, com chuva forte em curto período, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos, do Extremo Oeste ao Litoral Sul, principalmente a partir da tarde. Logo, há um risco moderado a localmente alto de desastres, segundo alerta a Defesa Civil estadual.

Nas demais áreas, a partir do final da tarde, há chance de pancadas de chuva bem isoladas, com trovoadas. À tarde, as temperaturas máximas ficam elevadas no litoral, podendo atingir os 33°C, em Laguna.

Nesta quinta, 28, a atuação de uma frente fria litorânea com o suporte do fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorece variação de nuvens, onde o sol aparece em alguns momentos e previsão de pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de temporais isolados em todo estado, principalmente a partir da tarde.

A frente fria litorânea se afasta na sexta, mas ainda permanece o suporte do ar quente e úmido vindo da região Amazônica em conjunto com uma área de baixa pressão alongada no estado. Isto favorece um dia com variação de nuvens, com alguns momentos onde o sol aparece, e com previsão de pancadas de chuvas pelo estado.

No sábado, 30, áreas de instabilidade formadas pelo calor e umidade favorecem pancadas de chuvas isoladas entre a tarde e noite no estado, com chance de temporais bem isolados. No domingo, 31, a aproximação de uma nova frente fria favorece pancadas de chuva com temporais a partir da tarde da porção Oeste ao Litoral Sul e que se espalham durante a noite para as demais regiões.

Em Laguna

Quartamínima 22ºC e máxima 33ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
Quintamínima 19°C e máxima 27ºC – Encoberto com chuva no decorrer do dia;
Sextamínima 19ºC e máxima 32ºC – Encoberto com chuva no decorrer do dia;
Sábado:
mínima 19ºC e máxima 28ºC – Nebulosidade variável e chuva isolada.

Veja os detalhes

Quarta-feira (27/01):
Tempo: variação de nuvens em SC, pela manhã mais encoberto com chuva ocasional do Oeste ao Planalto Sul e com poucas aberturas de sol nas demais regiões. Durante a tarde e noite mais nuvens com chuva em todas as regiões e temporais localizados, com raios e granizo isolado.
Temperatura: elevada, com ar abafado.
Vento: nordeste, com variações de norte no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.
Sistema: manhã com circulação marítima no litoral e cavado do Oeste ao Meio Oeste de SC. A partir da tarde avanço de uma nova frente fria pelo RS e parte de SC.

Quinta-feira (28/01):
Tempo: encoberto com chuva no decorrer do dia do Oeste ao Litoral Sul, e nas demais regiões com variação de nuvens pela manhã e chuva a partir da tarde. Risco de temporais localizados no estado.
Temperatura: com pouca elevação devido a nebulosidade e à chuva, com ar abafado.
Vento: nordeste e noroeste, com variações de sudoeste à tarde principalmente do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.
Sistema: frente fria passa por SC.

Sexta-feira (29/01):
Tempo: variação de nebulosidade em SC, com sol entre nuvens na maior parte do dia e chuva ocasional no início e fim do dia.
Temperatura: alta, com ar abafado.
Vento: nordeste, com variações de noroeste, fraco a moderado.

Sábado (30/01):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com chuva fraca no início do dia no Litoral Norte. À tarde ocorrem com pancadas muito isoladas de chuva, rápidas e localizadas, típicas de verão.
Temperatura: alta.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

Domingo (31/01):
Tempo: sol e calor em SC, com mais nuvens e chuva entre a tarde e noite devido ao avanço de uma nova frente fria pelo estado. Risco de temporais localizados.
Temperatura: alta.
Vento: nordeste, com variações de noroeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.