As 59 doses da vacina Coronavac (Sinovac/Butantan) destinadas à cidade de Pescaria Brava já estão no município. A prefeitura recebeu as caixas com os frascos do imunizante na tarde desta terça-feira, 19.
Como a cidade não tem instituição de longa permanência para idosos, apenas profissionais de saúde da linha de frente de enfrentamento ao novo coronavírus serão imunizados nessa primeira fase.
O município vai fazer a aplicação dessas doses no grupo-alvo na sala de vacina da unidade básica de saúde do bairro Barreiros a partir das 10h, de quarta-feira, 20. “A população deve aguardar ainda que nesse primeiro momento as vacinas são para 30% dos profissionais de saúde”, reforça o secretário de Saúde, Matheus Vicente.
Coronovac
A vacina do Butatan/Sinovac foi aprovada para uso emergencial no domingo, 17, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em decisão unânime do colegiado responsável. Além dela, o órgão autorizou a Covishield, da AstraZeneca/Oxford com Fiocruz.
Os dados de eficácia geral da vacina foram apresentados no começo do mês pelo Butantan e ficaram em 50,38%, acima do nível mínimo de 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Anvisa.
A CoronaVac foi formulada usando a tecnologia do vírus inativado. Esse gênero de vacina usa o vírus inteiro para induzir a resposta do sistema de defesa do corpo, mas ele não causa doença.
Durante os testes, as reações mais comuns apresentadas pelos participantes foram dor no local da vacinação, dor de cabeça, fadiga e dores musculares. A vacina é aplicada de forma intramuscular.
Não foram detectados efeitos colaterais graves. Apenas 0,3% dos participantes tiveram reações alérgicas, mas nenhuma evoluiu para quadro grave.
Região de Laguna
Confira o quantitativo de doses que os municípios da região de Laguna (Amurel) irão receber:
- Armazém – 56 vacinas para os talhadores da área da saúde
- Braço do Norte – 268 vacinas para os trabalhadores da área da saúde
- Capivari de Baixo – 161 vacinas para trabalhadores da saúde e 19 para idosos
- Grão-Pará – 38 vacinas para profissionais da saúde
- Gravatal – 67 vacinas para profissionais da saúde
- Imaruí – 109 vacinas para povos indígenas e 70 para trabalhadores da saúde
- Imbituba – 30 vacinas para idosos e 343 para profissionais da saúde
- Jaguaruna – 108 vacinas para trabalhadores da saúde
- Pedras Grandes – 26 vacinas para trabalhadores da saúde
- Rio Fortuna – 38 vacinas para profissionais da saúde
- Sangão – 39 vacinas para profissionais da saúde
- Santa Rosa de Lima – 18 vacinas para profissionais da saúde
- São Ludgero – 63 vacinas para profissionais da saúde
- São Martinho – 26 vacinas para profissionais da saúde
- Treze de Maio – 50 vacinas para profissionais da saúde
- Tubarão – 1.177 vacinas para profissionais da saúde e 121 para idosos