Passagem de frente traz alerta de temporais e vento forte

Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

A passagem de uma frente fria em Santa Catarina deve trazer para este domingo, 17, temporais localizados, acompanhados de descarga elétrica, rajadas de vento acima de 60km/h e granizo, especialmente no período da tarde e noite, além da madrugada de segunda, 18. As pancadas de chuva podem ser fortes em alguns momentos, com valores significativos em curto intervalo de tempo, segundo alerta da Epagri/Ciram.

O deslocamento da frente fria ainda favorece pancadas de chuva que podem ser de moderada a forte intensidade localmente dos Planaltos ao litoral e em localidades do Meio Oeste e Oeste neste segunda, 18. Não se descarta a chance de temporais bem isolados. Pela persistência da chuva, os acumulados podem ser altos na parte Leste do estado. Logo, há um risco moderado a pontualmente alto para desastres. O dia começa com temperaturas amenas no estado, entre 18°C a 24°C no litoral, de acordo com a Defesa Civil estadual.

Para terça e quarta, dias 19 e 20, a frente fria estacionária combinada com instabilidade nos demais níveis da atmosfera favorece dia com chuva, altos acumulados na Grande Florianópolis, Vale, Litoral Norte e Planalto Norte. A chuva deve ser de moderada intensidade.

Atenção: vento forte e mar agitado no litoral de SC

Com a chegada de uma alta pressão, no litoral catarinense nesta segunda-feira, 18, são esperados ventos intensos e persistente de sul (S) com velocidade média de 30 km/h e rajadas de 50 a 60 km/h. Mar agitado com ondulação de sul com altura de 1,5 m em média e picos de 2,0 a 2,5 m, mais altos afastado da costa. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Em Laguna

Domingomínima 23ºC e máxima 33ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
Segundamínima 17°C e máxima 24ºC – Chuva, melhorando no decorrer do dia;
Terçamínima 15ºC e máxima 25ºC – Nebulosidade variável e chuva isolada;
Quarta:
mínima 17ºC e máxima 22ºC – Nebulosidade variável e chuva isolada.

Veja os detalhes

Domingo (17/01):
Tempo: instável com chuva em SC. Condição de temporais localizados e chuva bem distribuída, com acumulados mais significativos no Oeste e Meio-Oeste.
Temperatura: diminui gradativamente como à cobertura de nuvens, permanecendo o ar abafado.
Vento: nordeste/noroeste, passando a sul do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas associadas a temporais.
Sistema: deslocamento da frente fria em SC.

Segunda-feira (18/01):
Tempo: chuva em todas as regiões, com acumulados mais significativos no Litoral ao Planalto, melhorando no decorrer do dia, exceto no Planalto Norte e Litoral Norte, onde a chuva permanece.
Temperatura: diminui.
Vento:sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.
Sistema: deslocamento da frente fria em SC.

Terça e quarta-feira (19 e 20/01):
Tempo: chuva no decorrer do dia, especialmente do litoral aos planaltos, onde os acumulados devem ser significativos no período. No Oeste e Meio Oeste, sol com aumento de nuvens e chuva isolada à tarde.
Temperatura: em elevação, com ar abafado.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (21/01):
Tempo: muitas nuvens com chuva a qualquer momento do dia no litoral Catarinense onde os acumulados devem ser significativos. No Oeste, Meio Oeste e Planaltos, nebulosidade variável e chuva isolada à tarde.
Temperatura: em elevação, com ar abafado.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Notícias relacionadas

Previous
Next