Previous
Next

Pagamentos do Bolsa Família começam dia 18 para beneficiários de Laguna e Pescaria Brava

Ilustrativa

Os pagamentos do Bolsa Família já têm data para iniciar em 2021. Segundo cronograma divulgado pela Caixa Econômica Federal (CEF), em janeiro, os depósitos do benefício social vão ocorrer entre os dias 18 e 29.

Em todo o país, são 14 milhões de famílias inscritas. Os benefícios são pagos de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do usuário e acontecem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês.

Em Laguna, são 573 famílias beneficiadas e em Pescaria Brava, 391 pessoas estão cadastradas, conforme dados da coordenação do programa nas duas cidades.

No último mês do ano passado, foi iniciado pela Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelos depósitos, o processo de migração dos beneficiários que ainda sacam o benefício com o Cartão Cidadão para a conta poupança social digital. A conta começou a ser usada no pagamento do auxílio emergencial e possibilita o pagamento de boletos e de contas domésticas (como água, luz e gás).

O sistema virtual também possibilita fazer compras com cartão de débito virtual pela internet e com código QR (versão avançada do código de barras) em lojas físicas com maquininhas de estabelecimentos parceiros. A poupança digital dá direito a até três transferências gratuitas por mês para qualquer conta bancária.

Ainda segundo a CEF, beneficiários com NIS de finais 9 e 0 já começaram a receber o Bolsa Família pela conta poupança social digital em dezembro e em janeiro, os depósitos através da plataforma começam para os inscritos com NIS de finais 6, 7 e 8.

Em fevereiro, a Caixa abrirá contas poupança digitais para os beneficiários de NIS com finais 3, 4 e 5. Em março, será a vez dos inscritos com NIS de finais 1 e 2 e os Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (GPTE), categoria que inclui indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua.

Confira calendário de pagamento

Editoria de arte/Agora Laguna