Fechado desde dezembro de 2018, o Memorial Tordesilhas começará a receber obras em breve. A prefeitura de Laguna reeditou, nesta quarta-feira, 27, o processo licitatório para reparar a cobertura metálica do prédio histórico.
A licitação já ocorreu no ano passado, mas não houve interessados. Danificado pela corrosão metálica, o telhado foi avariado com os ventos fortes que passaram por Laguna nos últimos três anos. Antes de ser desocupado, o prédio vinha sendo utilizado como sede da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), hoje situada na Casa Candemil (Arquivo Público Municipal).
“Precisamos fazer o reparo da cobertura metálica e o quanto antes. Esperamos que a empresa vencedora possa fazer essa obra brevemente. Foi feito um termo de referência por um arquiteto usando a tabela Sinapi [Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices] e orçado em R$ 30 mil”, detalha a presidente da FLC, Vanere Rocha Pires.
De acordo com Vanere, a autarquia trabalha com a ideia de voltar a usar o prédio, já que o acervo da Casa Candemil deve voltar ainda no primeiro semestre deste ano.
O processo licitatório ocorre na forma de tomada de preço pelo menor preço global. O resultado deve ser divulgado em 18 de fevereiro. Informações sobre o edital podem ser obtidas aqui.
Interdição
Em abril de 2019, a Defesa Civil interditou o prédio apontando que as vigas de sustentação de parte do edifício apresentavam corrosão. A edificação foi fechada em dezembro do ano anterior à interdição após um princípio de incêndio inviabilizar o uso da energia ali.