Mulheres vão fazer homenagem à Anita com cavalgada em março

Divulgação/Instituto CulturAnita

Um grupo de mulheres pretende homenagear Anita Garibaldi com uma cavalgada em Laguna, terra natal da heroína dois mundos. O evento vai acontecer em março e faz parte das comemorações do bicentenário de nascimento da mais ilustre lagunense.

De acordo com a previsão do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), que organiza a cavalgada, a ideia é atrair em torno de 50 mulheres, vindas de várias cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A cavalgada vai ser no dia 6 de março e têm previsão de começar por volta das 9h30. Parte da Barra do Camacho, segue pela SC-100 e encerra na entrada da cidade, no sítio Rancho do Nono, por volta das 19h. Antes do término, está prevista uma homenagem à heroína com apresentações culturais das Guardiãs de Anita em frente à estátua no Centro Histórico, por volta das 18h.

Ainda segundo o instituto, o evento ganha um significado maior porque evento faz parte das comemorações do Bicentenário de Anita e seu ponto de partida – margem esquerda do Canal da Barra da Lagoa do Camacho – será simbólico. O CulturAnita planeja instalar ali, se obtiver autorização municipal até março, um monumento relacionado à história do casal Garibaldi.

A entidade também informou que providencia o registro da cavalgada em órgãos competentes, como a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para a emissão do Guia de Transporte de Animais (GTA) necessário para esse evento.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever até dia 15 de fevereiro, através deste formulário ou e-mail institutoculturanita@hotmail.com. A programação completa está aqui.