Filhote de boto é encontrado sem vida por pescadores

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 768 visualizações,  4 views today

Depois de um bom período sem o registro de morte de botos-pescadores (Tursiops truncatus gephyreus) em Laguna, pescadores localizaram na manhã deste sábado, 9, um filhote já sem vida.

Segundo informações iniciais, o animal foi encontrado na região da tesoura, no Molhes da Barra. Ao longo de seu corpo é possível observar marcas de redes.

Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foram acionadas e recolheram o boto para realizar a necropsia ainda nesta tarde. “Trata-se de um filhote recém-nascido de uma semana aproximadamente, pois tinha o cordão umbilical não cicatrizado, dobras fetais evidentes, cicatrizes dos pelos vestigiais e os dentes não tinham entrado em erupção ainda”, informou a médica-veterinária Gabriela Cristini de Souza.

A necropsia é realizada pelo PMP-BS na Unidade de Estabilização da Fauna Marinha mantida pela Udesc às margens da avenida João Marronzinho, no Laguna Internacional.


Atualizado às 15h45.

Foto: Elvis Palma / Agora Laguna

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341.

Previous
Next