Foto de arquivo: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Acesa pela última vez em junho do ano passado, a iluminação cênica da Ponte Anita Garibaldi voltou a ser ativada esta semana por técnicos da empresa CCR ViaCosteira, concessionária da BR-101 Sul. Os engenheiros estão trocando e testando os equipamentos que alimentam os estais.

A informação foi confirmada pela assessoria da CCR. “Nossa equipe está revitalizando tudo, trocando equipamentos e está testando. Vamos acender assim que os trabalhos forem concluídos. Por enquanto sem previsão ainda”, disse a empresa.

Também está prevista a instalação de câmeras de monitoramento do trecho, que devem entrar em funcionamento até o terceiro ano de gestão da rodovia, conforme prevê o contrato de concessão.

Desde agosto de 2020, a conta de energia da estrutura, inaugurada há cinco anos, passou a ser de responsabilidade da concessionária que irá pagar os valores cobrados pela Celesc a partir daquele mês. Os débitos anteriores seguem alvo de ação judicial entre a prefeitura e a União.

A ponte tem duas torres iluminadas por 64 lâmpadas de LED, geridas por uma central eletrônica instalada na estrutura. Ao todo são 182 postes de iluminação, com 64 pontos de luz nos estais. Toda a iluminação é feita com luzes LED, com 275 watts de potência cada. As luminárias das torres foram afixadas nos 56 cabos de sustentação no centro da estrutura e oito pontos instalados nos cabos laterais.