Responsável por atrair mais de cem mil foliões todos os anos, o Carnaval lagunense, um dos mais tradicionais de Santa Catarina, está descartado em fevereiro. A decisão foi oficialmente anunciada nesta terça-feira, 7, pela Secretaria de Turismo e Lazer da cidade. Em 2021, as folias ocorreriam entre 13 e 16 de fevereiro.
Pesou na decisão o avanço da pandemia do novo coronavírus – o Brasil chegou hoje aos 200 mil óbitos em decorrência da Covid-19 –, a ausência de uma vacinação em massa até o momento e o fato de as festas carnavalescas gerarem enorme aglomeração. A medida também considera a falta de tempo hábil para organizar os eventos dos blocos, como são feitos nos outros anos.
Grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife já anunciaram o cancelamento das festividades de Momo. A ideia é que nestes locais a festa ocorra no segundo semestre do ano.
“Já transferiram para julho e se realmente tiver um feriado específico para este carnaval atípico, talvez nós, dos blocos, também aderimos com apoio da prefeitura”, comenta o empresário Renato Braz, organizador do Bloko Rosa. Os blocos consideravam fazer um evento mais reduzido usando a estrutura hoteleira da cidade, mas a ideia foi abandonada devido o avanço da pandemia.
“Se isso acontecer deverá ser criado um feriado nacional em julho e nesse ano o Carnaval seria realizado nesse mês. Mas é claro que depende muito das questões da saúde e da pandemia”, observa o secretário de Turismo, José Mello Junior.
A medida também afeta o Carnaval das escolas de samba, reduzido nos últimos três anos a apresentações de pré-carnaval, como é conhecido o ensaio das agremiações, e as festividades de bairro. A secretaria também deve se reunir nos próximos dias com representantes das escolas para iniciar o planejamento para as apresentações das agremiações, quando houver segurança sanitária.