Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Começa neste domingo, 17, a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, adiado em função da pandemia do novo coronavírus. O teste, que serve como porta de entrada para universidades, terá a participação de milhões de estudantes em todo o país, incluindo os de Laguna e Pescaria Brava.

Em virtude do novo coronavírus, os estudantes terão que seguir uma série de regras e, caso tenham sido diagnosticados com Covid-19 ou apresentem sintomas da doença ou de outras doenças infectocontagiosas, devem comunicar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo telefone 0800-616161 e não precisam comparecer ao exame. Eles poderão fazer o exame na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Imprensa e história

Voltou a circular na última quinta-feira, 14, a Revista Saber História. Organizada pela professor Rodrigo Bento, do Colégio Stella Maris, a publicação retorna ao cotidiano da cidade de forma virtual. Distribuída pela internet, a volta da revista traz como destaques: Domingos de Brito Peixoto, Anita Garibaldi e muitos outros.

Por falar em imprensa, também nesta semana, o Jornal de Laguna completou 26 anos de história. Parte dessa trajetória, o Portal destacou em reportagem em vídeo. Relembre aqui.

Rádio de luto

Em uma semana de despedidas, o rádio de Laguna sentiu duas perdas de nomes que marcaram época na formação do veículo. Valderli Maurício (foto ao lado), o Neno, morreu em Tubarão, onde estava internado. Passou pela Difusora e pela extinta Garibaldi e foi ainda mestre de cerimônias e locutor de muitos eventos, como os da Festa de Santo Antônio.

Outro nome que nos deixou essa semana foi Waldemar Pacheco. Embora mais ligado à Araranguá, foi um dos pioneiros na Rádio Difusora de Laguna, onde atuou como rádio-ator, no tempo em que as novelas eram transmitidas pelas ondas do AM. Outro pioneiro do rádio lagunense, Aderbal Machado, em sua coluna no site Engeplus, preservou algumas dessas histórias – uma última homenagem.

Resenha

Repercutiu nesta semana, a visita do comentarista esportivo Alê Oliveira. Irreverente e bem humorado, o ex-jogador de futsal participou de algumas partidas de futevôlei nas areias do Mar Grosso. Ou fat-volei, como definiu em uma entrevista ao portal Esporte de Primeira. Oliveira tem passagens pelos canais ESPN Brasil e Esporte Interativo, e é conhecido como o Rei da Resenha.

Futebol

Ainda falando de futebol, completou 63 anos, ontem, o Esporte Clube Santa Maria. Time de Barranceira, a equipe foi vice-campeã do Amador em 2018 e campeã do torneio com os aspirantes em 2019.

Homens na pista

Divulgação/CCR

Desde agosto, a CCR ViaCosteira faz manutenções na BR-101, o que já representou R$ 200 milhões em investimentos de melhorias na infraestrutura, segundo dados divulgados pela empresa. “Tudo isso para restabelecer as condições de trafegabilidade e, especialmente, aumentar a segurança dos usuários”, ressaltou a CCR em nota.

Ponto facultativo

Governo de Santa Catarina definiu o calendário que fixa os feriados e pontos facultativos de 2021, válido para os órgãos da administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo estadual. De fevereiro a dezembro, serão oito feriados e sete pontos facultativos. Confira aqui.

Divulgação

Carreta musical

Quem circulou na noite de sexta-feira pelo município, pôde encontrar pelas ruas da cidade, personagens como Fofão (do antigo Balão Mágico, da TV Globo), Chaves (da série infanto-juvenil do SBT), Goku (de Dragon Ball) e Maskara (da história em quadrinhos). Eles participam da Carreta Mega Dance, que deve ficar em Laguna até fevereiro.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decide neste domingo, 17, se dará autorização de uso emergencial às vacinas de Oxford (Coronashield) e a do Sinovac (Coronavac). No Brasil, os imunizantes são produzidos pela Fiocruz e Insitituto Butantan, respectivamente.

Ontem, a agência devolveu a documentação da vacina Sputnik-V. Desenvolvido pelo governo russo, o imunizante é considerado o primeiro a ter sido desenvolvido.

Novo horário

Câmara de Vereadores terá novo horário de atendimento a partir de segunda-feira, 18. Até o dia 1º de fevereiro, o Legislativo vai ter atendimento interno e externo entre 13h e 17h. Após o recesso, o horário irá até 19h.

Ressalvando que o atendimento vai atender os protocolos sanitários devido a pandemia do Covid-19, podendo ser restrito ou ampliado.