Prevenção em dicas: Botão pânico

Ilustração: Evilym Lima/Editoria de Arte
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 464 visualizações,  4 views today

Em novembro de 2019, a Polícia Militar de Santa Catarina inovou mais uma vez ao disponibilizar o aplicativo para os smartfones, denominado “PMSC Cidadão”, que é um meio eficaz, tecnológico e acessível à população.

Esse sistema visa também promover, além das denúncias de crimes e contravenções de forma anônima, as ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar no âmbito do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, que é uma das modalidades da Rede de Prevenção da corporação.

No caso das mulheres atendidas pela Rede Catarina há a disponibilidade no Aplicativo da ferramenta “BOTÃO PÂNICO”, que permite o acionamento da Central Regional de Emergências de imediato e prioritário.

Em Laguna e Pescaria Brava, o Programa Preventivo REDE CATARINA atende mais de 150 mulheres com Medidas Protetivas emitidas pelo Poder Judiciário da comarca de Laguna.

Como funciona o BOTÃO PÂNICO na prática?

  • É exclusivo para mulheres vítimas de violência doméstica (Lei Maria da Penha);

  • É aplicado após sentença judicial emitida que solicita Medida Protetiva contra o agressor;

  • Tem orientação por parte da policial militar responsável pela Rede Catarina, quanto a inserção do BOTÃO PÂNICO e uso desta ferramenta no aplicativo PMSC Cidadão;

  • Após orientação de uso da ferramenta do app da PMSC;

  • Após o acionamento a guarnição mais próxima é acionada em caráter prioritário e localiza a vítima via geo-referência.

  • Os dados são coletados e enviados imediatamente ao Poder Judiciário e Ministério Público para as medidas judiciais cabíveis.

Outros serviços oferecidos pela Rede Catarina:

  • Visitas Preventivas presencial (atualmente são feitas via contato telefônico);

  • Realizadas rondas nas localidades onde mulheres com Medidas Protetivas residem;

  • Acompanhamento do agressor;

  • Indicação e encaminhamento de solicitações das mulheres para Instituições parceiras.

A melhor maneira de combater um crime é a Prevenção, por isso que ao avistar um problema social, ou pessoa tentando ou cometendo um delito, informe a Polícia Militar pelo Canal de Emergências 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão.

Para mais informações sobre o Aplicativo PMSC Cidadão acesse: https://www.pm.sc.gov.br/noticias/aplicativo-pmsc-cidadao-e-lancado-em-santa-catarina

Polícia Militar de Santa Catarina – Presentes e protegendo!


EVANDRO DOS PASSOS FARIAS, é policial militar desde 2003. Formado em Engenharia de Pesca (Udesc) e especialista em Gestão e Planejamento de Cidades (Unica). É integrante da Rede de Produção Científica da PM-SC e gerencia o programa Rede de Vizinhos no 28º Batalhão de PM de Laguna.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Útimas Notícias

Relacionados

Previous
Next