Pinguim é resgatado em Laguna por equipe de monitoramento

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) informou nesta quinta-feira, 10, ter resgatado aquele que pode ser o último pinguim-de-magalhães da temporada. O animal estava em uma praia de Laguna e foi achado o dia 29 de novembro.

A médica-veterinária do PMP-BS, Nicole Nigro, apontou que o pinguim apresentava a síndrome de encalhe, ou seja, estava bem debilitado devido à trajetória percorrida da Patagônia (Argentina) até o litoral brasileiro.

Nesse caso, os pinguins estão fazendo o caminho inverso e retornando ao território argentino. A migração ocorre sempre antes do início do verão e é feita em grupo, mas como na vinda, também acontecem contratempos na volta que impedem o retorno de alguns animais.

O PMP informou que o animal, após estabilização, será encaminhado para Associação R3 Animal para reabilitação e posterior soltura ao seu habitat natural. Pelo fato de ter chegado tardiamente, tem chances que ele seja reabilitado e devolvido a natureza na temporada invernal de 2021.

Notícias relacionadas