Novos presidentes de fundações municipais de Laguna são definidos

 1,736 visualizações

Os três presidentes das fundações municipais de Laguna a partir do ano de 2021 foram definidos pela equipe do futuro governo de Samir Ahmad (PSL). A informação foi confirmada pelo Portal Agora Laguna junto aos novos gestores e por fontes ligadas à administração do pesselista.

As fundações municipais são autarquias, ou seja, um serviço autônomo, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios para executar atividades típicas de administração pública, que requeiram para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

A Fundação Lagunense de Cultura (FLC) é o órgão municipal que tem a responsabilidade de preservar, administrar e coordenar as atividades culturais na cidade. É a fundação que cuida por exemplo dos museus da cidade, como a Casa de Anita e o Museu Histórico. A presidência do órgão ficará com Vanere Almeida Rocha Pires, terceira mulher a integrar o alto escalão da nova administração.

“Aceitei pois acredito que poderei contribuir com este novo e esperançoso momento que  Laguna viverá a partir de primeiro de janeiro com a condução e orientação administrativa  do prefeito Samir. Desde já, antecipo que na medida do possível, nosso maior objetivo será estimular e dotar os diversos segmentos culturais de Laguna com condições para gerarem renda e emprego. E com este norte, desde logo estaremos abertos aos ecléticos segmentos culturais de nossa cidade para que nos apresentem sugestões e projetos factíveis que possibilitem alavancar a nossa economia ao crescimento do turismo”, afirmou a futura gestora.

A Fundação Irmã Vera (FIV) executa ações direcionadas à promoção social, através do desenvolvimento da autonomia e fortalecimento da cidadania da população, conforme consta em sua lei de criação. A presidência do órgão será exercida por Eurico Alves de Oliveira.

“Recebo essa notícia com dois sentimentos: primeiro, com alegria pela confiança no meu nome por diversas pessoas que compõem o governo; segundo, com muita responsabilidade. A gente sabe do quanto os munícipes esperam por mudança e a gente vai entregar, uma repaginação da fundação”, afirmou o novo gestor.

Das autarquias municipais, a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) é a mais recente com menos de 20 anos de existência. O órgão é responsável por executar a política municipal do meio ambiente, as atividades de licenciamento, fiscalização e educação ambiental, entre outros. Para o cargo de presidente será nomeado Ailton Bitencourt.

Ao Portal Agora Laguna, o novo gestor informou que prefere aguardar o anúncio oficial por parte do prefeito eleito para se pronunciar como futuro presidente da autarquia.

Quem são os presidentes da nova gestão

Ailton Bitencourt – Engenheiro civil e especialista em administração e finanças. Foi secretário de Saúde e assessor de Planejamento e Meio Ambiente em Capivari de Baixo, e ainda foi vereador por dois mandatos (2008 e 2012) na cidade, pelo antigo PRB (hoje Republicanos). Bitencourt é palestrante e readtrainer de inteligência emocional, sendo coautor do livro Treinador Extraordinário.

Eurico Alves de Oliveira – Natural de Águas de Chapecó, mora em Laguna há quase 20 anos, período em que começou atuar como gestor de pessoas. Assessor parlamentar do deputado estadual Felipe Estevão (PSL) na Alesc desde 2018, Oliveira foi presidente do Partido Liberal (PL) de Laguna entre os meses de abril e setembro deste ano.

Vanere Almeida Rocha Pires – É técnica em contabilidade e em transações imobiliárias, possui graduação em hotelaria e turismo. Atualmente é corretora de imóveis e voluntária do Instituto CulturAnita, sendo uma das Guardiãs de Anita. Já trabalhou na Secretaria de Saúde como assistente de gabinete (2003-2004) e já chefiou gabinete (2015) na prefeitura de Laguna. Também é compositora musical e foi soprano no Coral Santo Antônio do Anjos.

Outros nomes

Até o momento, já estão confirmados os seguintes nomes da futura gestão da prefeitura:

Notícias relacionadas