Previous
Next

Governo autoriza hotéis e pousadas a trabalharem com 100% da capacidade

Novas regras para a ocupação da rede hoteleira em Santa Catarina na temporada de verão 2020/2021 foram definidas nesta segunda-feira, 14, pelo governo do Estado. A iniciativa tem objetivo de reduzir a hospedagem clandestina em estabelecimentos sem fiscalização para garantir a segurança sanitária dos visitantes.

Com o decreto, que ainda será publicado, a partir do próximo dia 21 fica permitida a lotação de hotéis e pousadas em sua capacidade integral em Santa Catarina. “A saúde dos catarinenses e dos turistas segue como nossa prioridade durante a temporada. Por isso, estamos tomando essa medida que amplia a capacidade de hotéis e pousadas para garantir que as normas sanitárias sejam seguidas. Os empresários serão nossos parceiros na fiscalização e seguimento das regras”, afirma o governador Carlos Moisés (PSL).

A elaboração dos protocolos foi realizada entre o setor e o governo, através da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Santur) durante todo o ano. A principal meta é garantir o cumprimento de todos os regramentos sanitários. Estão entre eles a recomendação para o uso de máscara, álcool gel e evitar a aglomeração de pessoas.

Os órgãos de saúde do Estado e a agência montaram protocolos sanitários para os diferentes segmentos, sempre em conjunto com o trade turístico. O governo também pretende viabilizar assim a manutenção dos negócios do setor a partir do fortalecimento da imagem de Santa Catarina como um destino seguro.

Incentivo ao turismo seguro

A concepção do protocolo permitiu que a Santur criasse o programa Viaje+SC, um programa focado no turismo seguro para visitantes e residentes no estado. Integrantes do trade turístico podem aderir ao projeto de forma voluntária e gratuita.

Quem participa assume o compromisso de cumprir com as boas práticas de higiene para a prevenção da Covid-19 e são reconhecidos com a emissão do selo Viaje+SC em três categorias: bronze, para quem atende às práticas essenciais; prata, para aqueles que vão além das essenciais, e o selo ouro, para estabelecimentos que adotam todas as práticas e recomendações da Saúde.

Os empreendedores interessados, devem efetuar o cadastro no site do programa e fazer uma autoavaliação quanto aos requisitos a serem cumpridos. Posteriormente, atendendo a todos os critérios, são concedidos os selos. Soma-se ao Viaje+SC o selo internacional Safe Travels, concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council, WTTC) em reconhecimento às ações de Santa Catarina na prevenção à Covid-19.