Ex-técnico do Paulo Carneiro é a 40ª vítima do novo coronavírus em Laguna

O paciente chegou a ficar 13 dias internado com entubação no hospital de Laguna. Cardoso apresentou comprometimento de 70% do pulmão, quadro que foi revertido, porém o vírus atacou os rins. Uma transferência chegou a ser tentada para a UTI de Tubarão, mas devido à falta de leitos, a vítima voltou para a cidade juliana.

A 40ª morte de paciente de Laguna em decorrência do novo coronavírus foi confirmada na tarde desta sexta-feira, 18. A vítima é Admar Cardoso Duarte, mais conhecido como Zico. Ele tinha 70 anos e residia no bairro Caputera, na região Norte da cidade.

A informação foi confirmada pelo Portal Agora Laguna com fontes próximas à família e ao setor de saúde. Esse é o quarto óbito registrado em Laguna em apenas dois dias, o pior índice desde o começo da pandemia.

O paciente chegou a ficar 13 dias internado com entubação no hospital de Laguna. Cardoso apresentou comprometimento de 70% do pulmão, quadro que foi revertido, porém o vírus atacou os rins. Uma transferência chegou a ser tentada para a UTI de Tubarão, mas devido à falta de leitos, a vítima voltou para a cidade juliana.

“O Zico era um baluarte em nossa comunidade. Grande torcedor do Grêmio e um torcedor doente do Paulo Carneiro. [Perdemos] Mais um da nossa terra, um lagunense. Infelizmente a Covid levou”, disse Mari Terezinha Abreu, madrasta da vítima.

Ao Agora Laguna, ela desabafou, pedindo mais consciência: “Essa doença está aí. Está matando e as pessoas não estão entendendo, infelizmente. Acham que é brincadeira, que é uma gripezinha, que a pandemia acabou, mas ela não acabou. Está levando uma pessoa após a outra”.

‘Nunca negava ajuda’

Zico era natural de Laguna, mas aos nove anos foi morar em Porto Alegre (RS), voltando a morar na terra natal há cerca de vinte anos. Como esportista, tinha duas paixões. Uma era o Grêmio, mas a devoção mesmo era o Paulo Carneiro.

Saleir Pereira, diretor-esportivo, destaca que ele foi responsável por grande parte da estrutura que o time tem hoje. “Foi um cara que fez muito pelo futebol amador, dando um novo ritmo. Investindo, trazendo jogador de fora e arrumando a nossa estrutura”, afirmou à reportagem. No clube tricolor, Cardoso foi técnico e presidente por aproximadamente cinco anos.

Em uma rede social, o time lamentou a perda dizendo que toda a “família Carneiro está em luto”. “Zico deu seu sangue pelo Paulo Carneiro, já foi treinador e era um torcedor de carteirinha. Quando precisávamos de ajuda, Zico nunca negava”, enalteceu o clube.

Cardoso era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e participava ativamente da militância partidária. “Um grande companheiro, grande lutador que sempre esteve presente na campanha”, afirmou o presidente da legenda, Nivaldo Rodrigues.

O partido emitiu uma nota de pesar, assim como o time do América de Bentos e a escola Coronel José Maurício dos Santos, onde destacaram o apoio sempre recebido. “Todos que iam na casa dele, ele ajudava. Era um cara bom de coração”, pontua Pereira.

Coronavírus

Mais cedo, a prefeitura de Laguna confirmou mais duas mortes de homens de 56 e 94 anos, vítimas das complicações do novo coronavírus. Os óbitos ocorrem na quinta-feira, mas só entraram para o boletim nesta sexta, quando chegaram exames e laudos laboratoriais.

Segundo a Secretaria de Saúde, a cidade tem até o momento 86 casos suspeitos, ou seja, moradores aguardando o resultado dos exames do Laboratório Central (Lacen) de Florianópolis. Atualmente, são 535 pessoas com vírus ativo, que estão em tratamento.

Previous
Next