Previous
Next

De surpresa, Trem de Natal passa por Laguna e Pescaria Brava

Divulgação/FTC

Adaptado à pandemia do novo coronavírus e mantendo a tradição iniciada há mais de 20 anos, o Trem de Natal da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) passou por comunidades de Laguna e Pescaria Brava nesta quarta-feira, 16. A ação social natalina ocorreu de surpresa, com a locomotiva percorrendo os trilhos durante o dia.

“É tempo de zelar pelo presente mais precioso, a nossa vida”, dizia a mensagem gravada pelo Papai Noel Ferroviário, que foi reproduzida para as crianças durante a passagem do trem. Por ser do grupo de risco, o bom velhinho não pôde participar presencialmente do ato.

Pela primeira vez, o Trem de Natal não distribuiu presentes, apenas guloseimas. O comboio natalino passou nas comunidades sem fazer parada e com menos voluntários que nas últimas edições.

“Nas redes sociais, nas ruas, as pessoas questionavam quando seria. Não queríamos que fosse desta forma, mas também não poderíamos deixar de estar presente neste momento tão importante. Construímos uma história com a comunidade. Os adultos que nos acenam hoje, são as crianças que atendemos nestes 24 anos”, explica a coordenadora do projeto da FTC, Gisele Oliveira.

A ferrovia planeja a ação sempre no início do ano, mas diante do cenário pandêmico, a decisão de realizar o Trem de Natal, mesmo com adaptações e cuidados sanitários, foi decidida nos últimos dias. A modificação na forma de fazer a viagem permitiu que a locomotiva fizesse o trajeto Siderópolis a Imbituba em apenas um dia, totalizando 164 quilômetros de linha férrea e 45 mil guloseimas distribuídas.

“O Trem de Natal está diferente, mas com o mesmo propósito, que é levar o espírito Natalino para as pessoas. Nosso desejo é de que todos tenham um feliz e abençoado Natal, e que não falte às famílias amor, saúde e esperança”, pontua a coordenadora.

Notícias relacionadas