Amurel encerra ano classificada em risco gravíssimo para coronavírus

Divulgação/Secom-SC

Os 18 municípios da região de Laguna (Amurel) encerram 2020 classificados como em risco gravíssimo para proliferação do novo coronavírus. A nova matriz de risco potencial foi divulgada nesta quarta-feira, 30, pelo Governo de Santa Catarina. São 12 regiões nessa mesma avaliação.

Desde o dia 23 de dezembro, data de divulgação da última matriz, Santa Catarina registrou 13.736 novos casos e 276 mortes causadas pela covid-19.

Em relação à matriz da última semana, segundo o governo, as regiões de Xanxerê, Oeste, Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis foram reclassificadas para o nível grave, cor laranja. De acordo com a epidemiologista do Estado, Maria Cristina Willemann, essa reavaliação ocorreu pela redução do número de casos.

“A maioria das regiões segue com uma ocupação de leitos maior que 80%, temos também um número alto de óbitos. Essa melhora na matriz se deve a redução do número de casos, mas é preciso estar atento aos dados, essa diminuição pode ser real ou ocasionada pelos feriados e uma diminuição no número de profissionais que reportam, ao sistema, os casos”, diz.