O fim de semana será de sol e tempo firme para a região Sul catarinense, segundo indica a previsão da Epagri/Ciram.
A sexta-feira, 6, é de predomínio de sol no estado com poucas nuvens nas regiões do Centro-Leste. O tempo seco e ensolarado contribui para baixa umidade relativa do ar entre o Oeste e Meio-Oeste, podendo atingir valores inferiores a 20%. Ainda no Oeste as temperaturas tendem a ser mais elevadas, superando os 30°C. Nas demais regiões, as máximas durante a tarde variam entre 23 e 27°C.
No sábado, 7, persiste a condição de tempo estável e ensolarado no decorrer do dia. As condições de baixa umidade relativa entre o Oeste e Meio-Oeste a tarde se mantém inferior a 20%. A tarde há elevação significativa das máximas, ultrapassando 30°C nas regiões entre o Extremo Oeste e Planalto Norte. Em Laguna, às máximas são de até 24°C e demais regiões variam entre 26 a 29°C.
De acordo com a Defesa Civil estadual, no domingo, presença de mais nuvens nas regiões do Centro-Leste, com possibilidade de pancadas de chuva principalmente a manhã e noite. No amanhecer as temperaturas sofrem pequena elevação, com mínimas entre 12 a 15°C nas áreas mais elevadas e entre 16 a 19°C nas demais regiões.
Há elevação significativa das temperaturas no Oeste (entre 32 a 37°C). No Meio-Oeste e Planalto Sul, máximas entre 29 a 32°C, no Litoral Sul e Grande Florianópolis as temperaturas são amenas (22 a 24°C). Direção do vento de nordeste, fraco a moderado.
Na segunda-feira, 9, a semana inicia com muita nebulosidade, há condição de chuva em todo estado, sendo mais persistente na faixa Centro-Leste. Na terça-feira, 10, o tempo melhora gradualmente.
Em Laguna
Sexta: mínima 9ºC e máxima 24ºC – sol com algumas nuvens;
Sábado: mínima 13°C e máxima 24ºC – sol com algumas nuvens;
Domingo: mínima 15ºC e máxima 21ºC – sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
Segunda: mínima 15ºC e máxima 24ºC – encoberto com chuva no decorrer do dia.
Risco de queimadas
Nesta sexta-feira, 6, permanecem as condições de baixa umidade relativa aliada a elevação das temperaturas na porção oeste do estado. Esta situação indica um baixo a moderado risco de ocorrências e propagação de queimadas no Extremo Oeste e Oeste. Os ventos sopram de quadrante sul a leste, com intensidade fraca (até 20 km/h) e rajadas pontuais, até 40 km/h.
No sábado, 7, persistem as condições de temperaturas em elevação, baixa umidade relativa (inferior a 20%), o que favorecem o aumento da condição de risco de ocorrência e propagação de queimadas para moderada a muito alta na porção oeste de Santa Catarina. Ao sul do Extremo Oeste e Oeste o risco de queimadas é muito alto. Os ventos sopram de leste a nordeste, com fraca intensidade (até 20 km/h) e com rajadas pontuais (até 45 km/h).
Veja os detalhes
Sexta-feira (06/11):
Tempo: seco com sol e poucas nuvens em SC. Umidade relativa do ar mais baixa, especialmente do Oeste ao Planalto (20 a 35%).
Temperatura: em elevação durante o dia, mais baixa à noite.
Vento: sudeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão (massa de ar seco e frio) influenciando SC.
Sábado (07/11):
Tempo: seco com sol e algumas nuvens em SC. Umidade relativa do ar mais baixa, especialmente do Oeste ao Planalto (20 a 35%).
Temperatura: mais baixa ao amanhecer, com mínima de 0°C a 4°C nas áreas altas do Planalto Sul, com condição de geada. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão (massa de ar seco e frio) influenciando SC.
Domingo (08/11):
Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. No Oeste e Meio-Oeste, a umidade do ar segue mais baixa. Do Planalto ao Litoral, a umidade aumenta com pancadas isoladas de chuva com raios e temporais isolados na tarde e noite.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Segunda e Terça-feira (09 e 10/11):
Tempo: instável com predomínio de nuvens e condição de pancadas de chuva com raios e temporais isolados, alternando com períodos de melhoria.
Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.