Divulgação

COVID EM NOVEMBRO: Infelizmente estamos passando por momentos delicados de saúde coletiva, onde achar culpados nesse momento é o que menos importa. O momento agora é de apresentar uma saída para essa nova alta dos casos, que passa pelo amor próprio e as outras pessoas. Sem o envolvimento responsável, é impossível amenizar a curto prazo esses picos da pandemia.

SEJA RESPONSÁVEL e faça a sua parte. Não adianta apontar culpados, pois foram muitos. Agora que cada um possa ser responsável em tentar amenizar essa alta nos números. Como? Seguindo as recomendações necessárias para evitar o aumento de casos tão bem explicadas até hoje. Só assim poderemos entrar em um estágio mais favorável contra esse vírus estranho. Sim, o vírus é estranho, ou muito se sabe sobre ele o não se sabe quase nada e assim vamos vivendo dia a dia desde março.

Google Street View

NAS PÁGINAS do deputado Felipe Estevão (PSL), uma informação foi assim postada: “Amigos, quando o trabalho dá resultado a gente precisa comemorar e renovar os ânimos para seguir em frente. Esta semana, foi publicado no Diário Oficial da União, a cessão de mais um terreno do governo federal para a prefeitura de Laguna. A efetivação do repasse aconteceu pela Secretaria de Patrimônio da União, superintendência de Santa Catarina. O órgão é administrado aqui no estado pelo competente amigo Nabih Chraim. Fizemos vários pleitos a ele, que tem dado atenção especial à Laguna e região. Foram inúmeras reuniões em Florianópolis desde o ano passado. O projeto é de construir neste novo terreno, de 1,2 mil metros quadrados, um galpão náutico para abrigar as embarcações usadas pelo projeto educacional Navegar e também a lancha Resgate-03, aquela usada pelos bravos Bombeiros Militares. A área em questão fica na avenida Engenheiro Colombo Sales, na frente do portão do Colégio Stella Maris”. Que mais conquistas como essa possam surgir para o nosso município.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

A CÂMARA DE LAGUNA cancelou a sessão ordinária dessa semana. O pedido para o adiamento partiu do próprio presidente, segundo informação da assessoria jurídica da casa e foi motivado devido a suspeitas de contaminação por coronavírus entre os funcionários e vereadores. Claro que muitos foram vistos batendo nas portas dos seus eleitores, participaram de caminhadas e encontros políticos no período pré-eleitoral. Logo, o vírus mandou recado: “fiquem em casa”.

MAIS UMA VEZ nosso Mercado Público recebeu novas faixas e não foi para comemorar uma total abertura de suas portas. Essa foi restritiva, onde o público não pode ter acesso ao deck certamente pelos números divulgados do coronavírus que traz nossa região como nível gravíssimo de contaminação. Infelizmente não foi nessa temporada que o mercado reabriu. Vamos torcer para que a nova gestão municipal possa realizar esse sonho de muitos e novamente esse importante ponto turístico possa reabrir em definitivo. Assim esperamos!

Foto: Jorge Anastasiadis / Agora Laguna

MUNICÍPIO EM TRANSIÇÃO: Esse é o procedimento de quem está saindo e passa a real situação para quem está entrando. É um momento delicado para que o novo gestor tome pé da situação, principalmente a financeira e de saúde. O momento é delicado, Réveillon, temporada de verão, que deve ter um cuidado todo especial, devem trazer muita preocupação ao novo gestor. Certamente esse ‘caminhão de melancias’ vai se ajeitar no meio do caminho. Claro, esperamos por nenhum susto nesse período, o que é comum entre quem sai e quem entra em nossa cidade.

FECHANDO A SEMANA: Registramos um aumento nos casos confirmados da Covid-19 até esta sexta, 27. Se em outubro aproximadamente 166 pessoas do sexo feminino e 115 do sexo masculino, totalizando 281 casos, contrariam o novo vírus, em novembro foram até o momento, 274 do sexo feminino e 245 do sexo masculino, totalizando 519 casos confirmados em nossa cidade. Essa diferença do número de casos, de 281 em outubro para 519 em novembro, representa um índice percentual de 84,69% de registros a mais. É bom lembrar que conforme o boletim de ontem emitido pela prefeitura, 230 pacientes aguardam resultados de coletas realizadas, o que pode aumentar ainda mais esses dados levantados.

Divulgação

ELVIS PALMA – Funcionário público estadual, formado em administração de empresas e fotógrafo. Escreve às sextas-feiras, na coluna #SóAcho, com fatos e fotos da cidade de Laguna.

As informações e opiniões expressas no texto não representam o pensamento do Portal Agora Laguna.