#SóAcho: Depois de pegar a barca, estou de volta

ESTOU DE VOLTA ao Portal Agora Laguna, após um período afastado por conta das eleições municipais. Novamente, toda sexta-feira a coluna #sóacho estará com alguns assuntos relacionados ao dia a dia de nossa cidade. Confesso que meio enjoado com o balanço da barca, mas não iria perder esse momento embarcado para fazer bons registros. Por sorte não embarcou nenhum fotógrafo.

Arquivo pessoal

VAI SER DE LAVADA: “O profeta”, como vem sendo chamado Deyvisonn de Souza, já tinha anunciado o resultado da eleição em Pescaria Brava e falou direto ao seu concorrente Everaldo. Mostrou ter conhecimento do eleitorado e confiança no seu trabalho nos últimos quatro anos. No final, “o profeta” tinha razão, foi uma lavada de dar gosto: 4.665 contra 1.719 votos. Parabéns ao prefeito por sua reeleição e pelo reconhecimento dos bravenses.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

EM LAGUNA FOI DE VIRADA: Muitos acreditavam que a reeleição do prefeito Mauro era garantida. A seu favor, quilômetros e quilômetros de asfaltos: acesso Norte, SC-100, distrito do Ribeirão, várias ruas pavimentadas e etc. Não faltavam obras que davam a impressão de uma reeleição certa. Todos acreditavam em uma grande disputa, voto a voto com uma vitória do MDB. O primeiro boletim antes de travar o sistema do TSE trazia Mauro na frente e a festa começava com apenas 4% dos votos apurados. Mas aos poucos chegavam informações dos boletins de urna com o empresário Samir ficando com a maioria dos votos em regiões das grandes obras realizadas. Perto das 22h30 se confirmava a vitória do PSL com 8.147 votos, não podendo ser mais alcançado pelos concorrentes.

NA CASA DO POVO: Permaneceram quatro dos vereadores entre eles: Kek, Patrick, Rhoomening e a Nádia. Entraram nove edis, alguns novos e outros com passagens pela casa do povo. Uma coisa é certa, dos novos, alguns ou a maioria conseguiram uma cadeira no legislativo com apoio direto e indireto de ex-vereadores e velhos políticos. Fico na dúvida se eles irão escutar o anjinho do bem ou o anjinho do mal. Aqueles que ficam no ombro, porém teremos que aguardar para ver os caminhos que irão tomar no dia a dia. Outra coisa é certa: o prefeito eleito Samir Ahmad (PSL) governará com uma bancada favorável. A coligação Laguna Pode Mais (PSL/PRTB/PSDB/PSD) conseguiu eleger oito dos treze vereadores, que estarão na câmara em 2021.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Foto: Agora Laguna

DAS 13 SERÃO QUATRO CADEIRAS que irão ocupar a nova mesa diretora, entre elas a mais importante que é a cadeira do novo presidente da casa legislativa. Pode ser cedo, mas essa discussão já começou logo após o resultado final e promete uma boa briga. Ainda é cedo para as apostas, mas grupos já vem organizando essa votação e costurando alianças. Uma sugestão, façam dentro da legalidade, caso contrário podemos ter os mesmos problemas do passado com efeitos ainda nos dias de hoje.

MUNICÍPIOS EM ALERTA: O vírus vem novamente chamando a atenção de todos. Disse a secretária de saúde do município, Valéria, que a população relaxou, afirmando que aconteceu uma “falta de cuidados dos moradores”. Na minha opinião, esse relaxamento foi reflexo da falta de informação dos municípios, da falta e regularidade de novas portarias de responsabilidade também dos municípios e, principalmente da falta de fiscalização. O que se vê são festas e mais festas, bailões para todos os lados, casas com música ao vivo sempre lotadas nos finais de semana, sem respeito ao distanciamento e o uso de máscaras. Aí complica e complicou novamente e já se fala em uma nova onda pior que a primeira.

HOSPITAIS EMITEM NOTAS: Um deles foi o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos; outros que vêm emitindo notas ficam na região de Criciúma e também Tubarão. Após fechadas, as UTIs Covid foram abertas novamente, mostrando a preocupação que a situação exige. Laguna está lotando os leitos clínicos e também com 100% de ocupação na nossa UTI. Está na hora de orientação mais eficiente, uma fiscalização com mais seriedade, caso contrário vai complicar mais ainda.

Foto: Elvis Palma / Agora Laguna

NÃO É UMA GRIPEZINHA: É bom repensar as atitudes nesse momento de pandemia, os cuidados básicos não podem ficar de lado e já foram amplamente divulgados. Esse vírus é totalmente estranho e age de várias formas nas pessoas infectadas. Agora, é fácil perceber que ele está circulando em nossas casas, quando não entra pela porta da frente e nos pega de surpresa. Vamos nos cuidar e retornar a uma situação mais confortável para que o governo não tome novamente medidas e restrições mais sérias, entre elas o isolamento social.

NO LEGISLATIVO E EXECUTIVO a caneta do presidente e prefeito já começaram a exonerar servidores comissionados, principalmente no executivo essa lista deve sem bem maior. Pós-eleição já se tornou comum essas canetadas. Vamos ver como virão os próximos diários oficiais, quem vai ficar até o final do ano e quem vai deixar mais cedo suas atividades.


ELVIS PALMA – Funcionário público estadual, formado em administração de empresas e fotógrafo. Escreve às sextas-feiras, na coluna #SóAcho, com fatos e fotos da cidade de Laguna.

As informações e opiniões expressas no texto não representam o pensamento do Portal Agora Laguna.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next