Ilustração: Evilym Cardoso/Foto: Elvis Palma

Um estudo global feito pela empresa de tecnologia Unisys Security Index confirmou que 85% dos brasileiros já sofreram ou conhecem alguém que foi vítima de pelo menos uma fraude cibernética. O mesmo estudo identificou que a cada 16 segundos, ocorre alguma tentativa de ataque pela internet no Brasil

Saiba como manter seu aparelho de telefonia celular seguro contra invasões:

  • Cuidado com os aplicativos que você baixa;
  • Ative a autenticação em duas etapas de contas icloud ou google;
  • Atenção na hora de ativar permissões de acesso para aplicativos;
  • Faça backup dos seus arquivos;
  • Não baixe fotos e filmes de sites que não sejam seguros;
  • Salve os números de atendimentos de emergências (193 – Bombeiros, 190 – Polícia Militar, 191 – Polícia Rodoviária Federal, 199 – Defesa Civil, 192 – SAMU) no seus contatos telefônicos com o título “aaa”, assim, numa emergência o primeiro contato que irá aparecer na sua agenda serão os das instituições policiais, de salvamento e socorro.
  • Para que a vida seja mais tranquila e equilibrada, respeite as regras, as normas e os acordos sociais;
  • A vida é o bem mais precioso que temos, portanto, preserve-a! Destacamos que prevenção custa mais barato que remediação!
  • Em caso de emergências, acione a Polícia Militar pelo canal 190.

Obrigado pela parceria na prevenção! Polícia Militar de Santa Catarina, presente e protegendo!

🚨 Emergências

Caso sinta ou perceba algo estranho, chame imediatamente a Polícia Militar pelo canal de emergências 190.

IMPORTANTE: Salve os contatos de segurança com o “aaa” (exemplo: aaa Polícia Militar) antes do nome, para que eles fiquem sempre à frente dos outros números salvos e sejam o primeiro telefone de sua agenda.

🚔 Rede de Vizinhos

Se você não faz parte de um grupo de Rede de Vizinhos, entre em contato conosco no quartel da PM, na Rua Saul Ulysséa, nº 200, no bairro Mar Grosso, de segunda a sexta-feira, ou converse com um policial militar da cidade.

Polícia Militar de Santa Catarina – Presentes e protegendo!


EVANDRO DOS PASSOS FARIAS, é policial militar desde 2003. Formado em Engenharia de Pesca (Udesc) e especialista em Gestão e Planejamento de Cidades (Unica). É integrante da Rede de Produção Científica da PM-SC e gerencia o programa Rede de Vizinhos no 28º Batalhão de PM de Laguna.