O que planejam os candidatos a prefeito de Pescaria Brava para a próxima gestão

Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 976 visualizações,  4 views today

O Portal Agora Laguna compilou as propostas de governo dos candidatos a prefeito da cidade mais jovem da Amurel focando em alguns eixos principais existentes em cada um dos planos apresentados e registrados na Justiça Eleitoral.

A ordem de apresentação segue a lista alfabética por nome escolhido para representar a candidatura, conforme consta no sistema oficial de divulgação de candidaturas. As propostas foram separadas pelos setores de saúdesegurança, culturaeducação e infraestrutura.

Para conferir as ideias de cada postulante ao cargo de prefeito, clique nas setas. Já os planos de governo completos podem ser acessados neste link.

A eleição ocorre no domingo, 15, entre 7h e 17h. Agora Laguna terá cobertura completa ao longo do dia e após o fechamento da urna trará a apuração voto a voto na cidade, em transmissão ao vivo no Facebook.

Deyvisonn de Souza – MDB

Arquivo pessoal

Saúde

Fortalecimento, manutenção e segurança na infraestrutura das Unidades de Saúde no Município. Regularizar o plano de carreira dos profissionais da saúde. Convênios com entidades para um pronto atendimento 24 horas. Criação de um programa para Saúde Educacional, para realização de atividade como alongamentos, caminhadas. Continuidade ao Programa Zero Fila de Exames de imagem (Ultrassonografias, Raio-x, Tomografia), Exames laboratoriais, ecocardiogramas, teste ergométrico, endoscopia, densitometria, colonoscopia, mamografia e doppler.

Buscar parceria com Odonto Sesc para parceria com as equipes de saúde bucal dos procedimentos não realizados pelas unidades de saúde, como, tratamento de canal. Continuação ao programa do calendário de vacinação dos idosos, a cima de 60 anos e doentes crônicos, nas suas residências. Continuar capacitação e treinamento aos profissionais da saúde. Continuar com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, juntamente com os programas desenvolvidos pelos profissionais envolvidos, Psicólogos, fisioterapeuta, Nutricionista e acupuntura, como o programa de tabagismo, emagrecimento, hiperdia. Continuar com a parceria, para entrega dos medicamentos e componentes especializados via Estado. Continuar com as Especialidades médicas no Município, como, Pediatria, Psiquiatria, Ortopedia, Ginecologia, Oftalmologia, Cardiologista e Médicos em Saúde Clinica. Continuar com o programa Brasil Sorridente. Manter a farmácia básica municipal sempre abastecida com medicamentos de A – Z.

Ampliar o horário de funcionamento da Farmácia básica Municipal, das 7h às 19h. Uniformizar os profissionais de Saúde. Aquisição de mais um veículo, do tipo van, para o transporte de pacientes via TFD (fora do domicilio). Continuar com o Programa Saúde na Hora. Fortalecimento das Campanhas do Ministério da Saúde, como Setembro Amarelo e Outubro Rosa, Novembro Azul. Criação de um Canil através da Vigilância Sanitária para os cães abandonados. Continuação aos programas da Vigilância Epidemiológica e VISA, tais como, HIV, Hepatites, Sífilis. Continuação nas entregas de insumos sociais, como Fraldas e sondas aos pacientes cadastrados. Continuidade ao Programa Mais Médicos pelo Brasil. Criação ao Programa “Alô Saúde”.

Segurança

Instalação de sistema de monitoramento eletrônico nas principais ruas e em todos os prédios públicos do Município. Seguir apoiando as iniciativas das forças de segurança instaladas no município para que as mesmas consigam desempenhar ainda melhor o seu papel.

Educação

Ampliação progressiva da oferta de ensino integral nas unidades de ensino municipais. Prosseguir com as iniciativas de manutenção e melhoria de prédios públicos onde funcionam as unidades de ensino. Implantação de rede pública de internet Wi-Fi nos principais espaços públicos. Aquisição de mais veículos para o transporte escolar. Continuar oferecendo alimentação escolar de qualidade com acompanhamento de nutricionista e participação popular na elaboração de cardápios.

Realização de concurso público para provimento de vagas para os cargos da área da educação. Elaboração de materiais que possam ser utilizados didaticamente contendo a história do município de Pescaria Brava, bem como a sua caracterização social, econômica, cultural e ambiental.

Dar continuidade ao processo de fortalecimento da qualidade do ensino aos estudantes da rede municipal de ensino. Disponibilizar às famílias o acesso on-line de informações sobre rendimento escolar dos estudantes. Prosseguir com as capacitações voltadas à melhoria da qualidade do ensino oferecidas a professores e outros profissionais. Seguir apoiando a prática esportiva nas unidades escolares bem como a participação de estudantes em campeonatos.

Cultura

Fomentar a realização de atividades culturais como bailes voltados à população idosa, semana cultural, entre outros, incluindo comemorações pela passagem do aniversário de Pescaria Brava. Seguir com a realização de atividades culturais nos moldes do Projeto Bravo

Infraestrutura

Ampliação e melhorias na de rede de distribuição de água por meio da Casan, e, por ela, a implantação progressiva de um sistema de saneamento básico dentro das normas ambientais. Pavimentação, em parceria com a iniciativa privada das ruas Waldomiro Hortêncio de Souza na comunidade de Estiva até a divisa com o município de Capivari de Baixo.

Continuidade da pavimentação que liga as comunidades de Sertão da Estiva até Siqueiro. Continuidade no trabalho de manutenção constante das vias públicas não pavimentadas. Continuidade na manutenção de vias públicas por meio de limpezas e roçadas constantes.

Pavimentação das principais ruas de cada bairro. Construção de praças comunitárias.

Everaldo dos Santos – PDT

Foto de arquivo: Elvis Palma

Saúde

Ampliação do Conselho Municipal de Saúde, fortalecendo o controle social no território municipal. Implantar redes de assistência à saúde (saúde mental, psicossocial, do idoso, urgência/emergência e pacientes portadores de necessidades especiais) com adoção de linhas de cuidado e protocolos de atendimento, bem como ampliação da atenção domiciliar a idosos e acamados por equipes multiprofissionais. Manter equipes de atendimento do ESF (estratégia de saúde da família) com cobertura de 100%, expandindo os atendimentos em conjunto com todos os programas do ministério da saúde. Ampliar as ações de saúde na área rural do município.

Ampliar os convênios para a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos e ambulatoriais. Melhorar o sistema de agendamento para as consultas em postos de saúde, implantando um sistema de comunicação via SMS (mensagem de celular) com pacientes (agendamento de consultas, resultados de exames e outros serviços). Ampliar o modelo de assistência farmacêutica e de insumos, ampliando a oferta de medicamentos. Revitalizar sempre que necessário as unidades de saúde. Fortalecer o conselho municipal de políticas públicas sobre drogas. Fortalecer a rede de saúde mental e ampliar o atendimento a dependentes químicos, com ênfase no enfrentamento da dependência de crack e outras drogas em parceria com o governo estadual por meio dos Credeques.

Garantir e melhorar o acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de atenção básica e da atenção especializada. Promover a atenção integral à saúde da mulher, dos idosos e da criança com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade. Garantir a atenção integral à saúde da pessoa idosa e dos portadores de doenças crônicas e estímulo ao envelhecimento ativo; Reduzir os riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde. Continuar parceria com o governo do estado para regularizar e garantir o fornecimento de medicamentos de alto custo. Ampliar o atendimento dos pacientes diabéticos com a estruturação no fornecimento de aparelho e tiras reagentes para o controle da doença.

Expandir o Programa de Saúde Bucal com a contratação de cirurgiões dentistas, aumentando a oferta de vagas para tratamento e garantir o acesso dos usuários ao fornecimento de próteses dentárias mediante necessidade e critérios de avaliação preconizados pela Secretaria de Saúde Municipal. Ampliação no horário de atendimento nos Postos de Saúde, ampliando também o horário do atendimento médico, diminuindo a demanda de pacientes no Pronto Socorro (Hospital), bem como Ampliar o horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde – UBS para funcionamento das 7h as 19h, com possibilidade de estender este atendimento para 24 horas. Ampliar as especialidades médicas para atendimento dos usuários, tornando os Postos de Atendimento resolutivos e não simplesmente de passagem para encaminhamentos a outros estabelecimentos de saúde.

Garantir a efetividade e o pleno funcionamento das atividades do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), garantindo também o funcionamento do Programa de Planejamento Familiar para realização de laqueaduras. Implantação do Centro de Ação Psicossocial, fazendo assim a reestruturação dos serviços de saúde mental, contratando médicos e demais profissionais especialistas, principalmente na área da psiquiatria e psicologia. Criar o Programa Sábado Tem Saúde, a ser desenvolvido junto com as Unidades de Saúde levando serviços especializados com mutirão para redução de tempo de espera para acesso aos serviços. Bem como, realização de mutirão para acabar com os exames de alta e média complexidade.

Dinamizar e potencializar o trabalho dos agentes comunitários de saúde, permitindo que façam um trabalho mais amplo e eficiente no atendimento ao cidadão. Essa estruturação passa pela compra de equipamentos e materiais, bem como pela valorização e capacitação dos profissionais do ESF. Implantar o Programa de Entrega de Medicamento para Idoso (PAI) em casa. A iniciativa é parte do programa de atenção ao idoso, que vai prever atendimentos diferenciados e políticas públicas de prevenção e atendimento especial para pessoas com 60 anos ou mais.

Implantação do Projeto Rede Cegonha do Ministério da Saúde. Implantação do AMI (sistema materno e infantil, saúde da mulher e infantil) centralizando e realizando um atendimento focado no desenvolvimento infantil, com avaliação neuropsicológica, TDAH, autismo e apoio aos familiares.

Buscar recursos estaduais e federais para a aquisição de uma UTI Móvel (veículo com equipamentos necessários para o translado de pacientes e primeiros socorros). e para a construção de mais quatro unidades físicas de saúde, uma em Barreiros, uma no Sertão da Estiva, no km, e um subposto no Siqueiro. Buscar parceria com o governo federal, por meio do Ministério da Saúde para a aquisição de um “consultório ambulante”, possibilitando assim o atendimento das comunidades mais distantes e que não possuem unidade de saúde.

Realizar análise dos indicadores do município para iniciar tomada de decisões, não aumentando ainda mais a dívida municipal já existente. Montar um plano de ações para atrair investimentos privados, do estado e da união. Priorizar o transporte público e buscar recursos para sua melhoria. Criação de uma secretaria integrada e a criação de um conselho de desenvolvimento econômico junto com empresários, pessoas influentes do município e investidores de fora.

Regularização fundiária, sendo criado através de lei municipal os sistemas de reurb-e e reurb-s, possibilitando que toda propriedade tenha matrícula pública. Crias parcerias com o Senai e/ou outras escolas de ensino técnico com o intuito de qualificar a mão de obra para empresas que queiram se instalar no município, bem como as já existentes. Isenção de impostos nos primeiros anos para empresas que queiram se instalar no município, repondo estes valores isentos na construção de praças, reformas de prédios públicos, dentre outras melhorias pertinentes a município.

Recriar o sistema de IPTU de forma justa e fazendo um recadastramento imobiliário após a implantação do plano diretor, bem como a titulação de todas as ruas no município com nomes de cidadãos bravenses que tiveram importância relevante nas comunidades. Captar recursos com o governo do Estado para a pavimentação asfáltica da SC-437, de Barreiros até Siqueiro. Captar recurso junto ao governo do Estado ou Federal para pavimentação da Rodovia Municipal Eliete de Souza, ligando o Sertão da Estiva a Siqueiro. Melhoria nas estradas dos bairros, bem como captar recursos para pavimentação. Melhoramento e manutenção da frota municipal de máquinas, veículos e equipamentos, possibilitando melhor atendimento aos cidadãos Bravenses

Segurança

Sabemos que tanto a segurança pública quanto a segurança de trânsito são hoje problemas sérios na maior parte dos municípios brasileiros, não sendo diferente aqui em Pescaria Brava, sendo esta portanto um desafio a ser superado. Pensando na segurança de todo cidadão bravense, este governo se compromete a trabalhar em parceria com as Polícias Militares e Civil para a realização de trabalhos ou criação de programas na área da segurança pública.

Educação

Estudantes com deficiência e do espectro autista e altas habilidades ou superdotação: universalizar na rede de ensino pública municipal para toda a população de 04 (quatro) a 17 (dezessete), com condições especiais, por meio de serviços da Educação Especial, que visam o atendimento as necessidades específicas desse público. É sabido que a rede municipal, hoje, possui um déficit nos diagnósticos destes alunos em condições especial. Assim, este governo se responsabilizara pela criação de uma rede integrada com a secretaria da Saúde e APAEs de municípios vizinhos, com o intuito de alcanças diagnósticos mais rápidos e eficazes, para assim, referido aluno especial ser atendido com qualidade e atenção.

Educação Ambiental e Social: com as constantes mudanças que enfrentamos, é importante educar nossas crianças e adolescentes de forma ecológica. Com isso, este governo se compromete a garantir nas escolas do Município a inserção dos princípios da educação Ambiental na gestão, organização curricular, formação de professores, materiais didáticos visando o fomento da cidadania e a diminuição das desigualdades e injustiças sociais.

Educação Étnico-racial: É de suma importância que nossas crianças e adolescentes tenham conhecimento de suas origens, com isso, propomos a disponibilização de materiais didáticos, para todos os níveis e modalidades de ensino, que contemplem a diversidade étnico-racial, da sociedade brasileira e problematizem as distorções equívocos sobre a história, a cultura, a identidade dos descendentes africanos e indígenas, bem como orientação sexual.

Educação para jovens e adultos: Todo cidadão bravense tem o direito de se alfabetizar em qualquer idade, e para isso, propõe-se a realização de mapeamento distrital da população acima de 15 anos de idade que não concluiu o ensino fundamental e da população acima dos 18 anos que concluiu o ensino fundamental e não concluiu o ensino médio para definir a demanda para o Ensino de Jovens e Adultos do Município, inclusive em período noturno. Com isso, aumentamos o nível de alfabetização da população e incentivamos aqueles que estão longe da escola ou são analfabetos a seguirem com seus estudos.

Cursos profissionalizantes: Nossos jovens e adolescentes necessitam de cursos profissionalizantes para se inserirem no mercado de trabalho. E com esta preocupação, este governo se compromete a buscar parcerias com faculdades e instituições como: SESC/SENAT, SENAC, SENAI, SEBRAE, para ofertar estes cursos de forma gratuita.

Merenda Escolar: A alimentação saudável é fundamental para uma mente e corpo sadio, e para tal, necessário de faz a disponibilização de merenda de qualidade em todo o ensino municipal. E para tal, este governo se compromete a implantar uma merenda escolar de qualidade, formulada por profissionais competentes e com produtos adquiridos dos pequenos produtores locais.

Professores: Aqueles que estão à frente do ensino de nossa população merecem toda atenção necessária de um governo. Para estes, garantimos a aplicação do piso salarial nacional profissional (Lei 11738/2008) e pretendemos criar políticas de aprimoramento dos planos de cargos e salários; realização de concurso público na área da educação e quanto ao edital de ACT, fazê-lo de forma justa, sem nota de corte, sendo eliminatório/classificatório. Bem como, se compromete a ofertar cursos profissionalizantes na área da educação a todo professor municipal.

Cultura

Criação de uma festa típica da cidade. Realização da festa de aniversário da cidade, proporcionando a todo bravense e visitante, um maior conhecimento da nossa história e cultura. Criação de feiras de exposição para nossos artesãos e artistas locais. Incentivo a criação do turismo rural. Mapeamento e preservação do patrimônio histórico do município, buscando recursos junto aos órgãos competentes para restauração do que for necessário. Aumentar a demanda de turismo do município, por incentivo a implantação de pousadas e hotéis, pela criação de uma rota de turismo e pelo incentivo à prática de esportes que utilizam nossas belezas naturais, como rapel, canoagem, trilhas, entre outros.

Notícias relacionadas

Previous
Next