O que planejam os candidatos a prefeito de Laguna para a próxima gestão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 676 visualizações,  4 views today

O Portal Agora Laguna compilou as propostas de governo dos candidatos a prefeito da cidade juliana focando em alguns eixos principais existentes em cada um dos planos apresentados e registrados na Justiça Eleitoral.

A ordem de apresentação segue a lista alfabética por nome escolhido para representar a candidatura, conforme consta no sistema oficial de divulgação de candidaturas. As propostas foram separadas pelos setores de saúdesegurançaturismo, culturaeducação, emprego, e infraestrutura.

Cada candidato também gravou um vídeo destacando em 30 segundos as propostas que considera principais para cada tema escolhido. Para conferir as ideias de cada postulante ao cargo de prefeito, clique nas setas. Já os planos de governo completos podem ser acessados neste link.

A eleição ocorre no domingo, 15, entre 7h e 17h. Agora Laguna terá cobertura completa ao longo do dia e após o fechamento da urna trará a apuração voto a voto na cidade, em transmissão ao vivo no Facebook.

Evandro Farias – PL

Saúde

Implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com atendimento 24 horas; investimento em tecnologia na área da saúde, implantando sistemas online de agendamento/confirmação de consultas/avaliação do atendimento médico.

Adaptação das vias para permitir a realização de atividades físicas – como corrida, caminhada e ciclismo – com maior segurança para todos. Implantação de uma rede de parques e praças interligando os bairros. Construção de praças e parques recreativos e ambientais, nos diversos bairros da cidade, com proposta de gestão compartilhada com a comunidade.

Lar de acolhimento e passagem para animais que sofrem maus tratos, com programas de castração, adestramentos e suporte veterinário. Incentivo à adoção consciente com cadastro responsável dos adotantes. Uso de tecnologia para cadastro e rastreamento de matilhas, bem como para canal de denúncias para maus tratos e abandono de animais de pequeno e grande porte.

Segurança

Melhorias na Segurança Pública por meio de capacitação e aplicação direta de recursos em pessoal e equipamentos da Guarda Municipal e das Forças de Segurança Estadual e Federal através de Convênios e Parcerias. Uso de tecnologias inteligentes na Prevenção e Repressão aos crimes.

Educação

Aumento do número de vagas para atender todas as crianças do município. Projeto Escola em Movimento, que visa atrair crianças e adolescentes para o núcleo escolar por meio de atividades recreativas e torneios esportivos, além de implantação de programas preventivos de combate às drogas e à violência.

Todo final de semana, uma das escolas da rede de ensino estará aberta, para toda a comunidade, com instrutores para orientar a realização de atividades físicas e esportivas. Programa de Formação Continuada, com oferta de oportunidades para qualificação do trabalhador e formação complementar.

Emprego

Vamos proporcionar uma cidade de portas abertas para investimentos de empresários
locais, regionais e internacionais; focando naquilo em que temos maior força: atrativos
históricos e belezas naturais.

Turismo

Realização de obras de paisagismo e manutenção, por meio de canteiros e jardins urbanos, e embelezamento dos acessos à cidade. Construção de três portais nos acessos: SC-100 (Região da Ilha), SC-436 (acesso principal de Laguna), acesso a estrada-geral do Distrito de Ribeirão Pequeno. Fomentar o turismo rural e urbano em todas as estações do ano, através de uma agenda, projetos e eventos nos bairros da cidade. Incentivo à realização de eventos regionais, nacionais e internacionais de pesca esportiva. Valorização da cultura da pesca artesanal e industrial. Criação do memorial do pescador e da canoa de convés. Parceria com os produtores de pescados para a promulgação do consumo de pescados e do turismo rural e de experiência.

Cultura

Incentivo à realização de eventos teatrais durante o ano inteiro. Instalação de um palco
itinerante nas praças do Centro Histórico, onde ocorrerão apresentações culturais e
artísticas durante os finais de semana. Incentivo Cultural aos Blocos de Carnaval, Escolas
de Samba, Companhias de Teatro e Dança e apoio às bandas União dos Artistas e Carlos
Gomes.

Infraestrutura

Plano de mobilidade urbana global municipal. Implantação de binários para desafogar o
trânsito no acesso da cidade, na região central e no Balneário Mar Grosso.

Gilberto Sousa – PSC

Gilberto Sousa, em entrevista ao Agora Laguna

Gilberto Sousa está com o registro indeferido, mas foi convidado a participar da reportagem, uma vez que a candidatura existe no sistema de divulgação e estará constando na urna. Ele optou por não gravar o material. As propostas do plano registrado são:

Saúde

Fazer parceria com clínica geriátrica para atendimento efetivo dos idosos no município. Ampliar o atendimento de fisioterapia e reabilitação municipal, na policlínica. Municipalização do Palacete Polidoro Santiago, para atividades sócio educativos para os idosos. Instituição do programa de práticas integrativas e complementares, para a vivência saudável dos municipais. Programa de humanização da Saúde integração médico-paciente, efetivando o acompanhamento dos agentes de saúde. Programa Municipal de medicamentos de alto custo. Estudo da possibilidade com viabilidade de postos de Bentos, Nova Fazenda, Praia do Sol, Itapirubá, Farol de Santa Marta.9 Acompanhamento efetivo das dispensações de medicamento e receitas.0 Agilidades em exames e recursos para atendimento especializado. Buscar a viabilidade para a implantação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no PAM. Contratação de um projeto para Habitat de animais de pequeno e grande porte, com acompanhamento da vigilância sanitária e profissionais especializados, tendo uma área aproximadas de dois hectares. Buscar a aquisição de ônibus ambulatório para atendimento aos animais nos bairros de Laguna, para castração, vacinação e etc. Recolocação da Farmácia Judicial para Laguna. Recolocação da Junta Médica do INSS em Laguna.

Educação

A valorização do Servidor Público através do plano de carreira. Priorizar a adequação de escolas e tentar aumentar o atendimento nos centros de educação infantil. Formação continuada aos profissionais para melhorar a qualidade de ensino. Garantir uma educação transformadora e emancipatória (Rege LDB) ou seja garantir a qualidade da educação no município. Fazer levantamento sob possibilidade de um projeto educacional de ensino fundamental no bairro Mar Grosso e Navegantes.

Buscar a viabilização de um projeto para criação de centro de educação infantil nos bairros Portinho e Barbacena. Fazer estudos sob possibilidade do uso do Sambódromo para fins da Educação, com cursos profissionalizantes. Cursos técnicos profissionalizantes: hotelaria, gastronomia, turismo, pescados, confecções, frigorífico, cultura e construção civil.

Emprego

Reativação do programa segundo tempo, projeto para crianças e adolescentes, com a integração com a Secretaria de Educação, implantação do Restaurante- Escola, e o Programa Navegar, ativando e acompanhando os Projetos Sociais, para a geração de emprego e renda;

Infraestrutura

Revisão do plano diretor: Utilização de áreas, para ampliar a construção de pousadas e turismo ecológico, sempre respeitando a Legislação Ambiental. Regularização fundiária e imobiliária, Ponta das Pedras, Vila Vitória, Loteamento São Judas Tadeu. Criação da outorga onerosa.

Investir em mobilidade urbana, incluindo a ampliação da rua do Iró e sinalização para o ciclismo em Laguna. A construção de praça em nossos bairros, com parceria com cada comunidade.

Mauro Candemil – MDB

Saúde

Com recurso assegurado, concluir as obras de restauração do antigo PAM, no bairro Magalhães, para ali instalar a Secretaria da Saúde, o Centro Materno Infantil e Vigilância Sanitária. Construção da nova base do SAMU, em sede própria. Reformar e equipar as UBSs, sempre que houver necessidade. Construir a sede própria da UBS do Farol. Melhorias na estrutura física da farmácia municipal.

Manter as equipes de saúde, valorizando os profissionais por meio da formação continuada, com a capacidade necessária e aumento dos recursos disponíveis, conforme preconiza o Ministério da Saúde  para os programas da Atenção Primária, CEO, CAPS, Samu, Policlínica, NASF e Centro Materno Infantil.

Aumentar a oferta de capacitação às equipes dos ESF’s e programas de saúde; as equipes de saúde da família nos bairros Portinho, Progresso, Esperança, Mar Grosso, Cabeçuda e Caputera, sem se limitar. Postos de Saúde avançados, em comunidades mais distantes das UBS: avaliar necessidade de atendimento médico-volante, pelo menos uma vez por semana.

Ampliar horários de atendimentos em algumas UBS. Manter e adquirir materiais e equipamentos, para o bom atendimento da população. Atenção farmacêutica: mais eficiência na cobertura, a fim de manter disponibilizados os medicamentos da Farmácia Básica e materiais de consumo em geral, para suprir as unidades.

Readequação da relação de medicamentos do município. Implantar serviço de saúde bucal no ESF do Farol de Santa Marta. Aumentar as ofertas de exames e consultas, na média e alta complexidade retirando as pessoas da fila de espera. Adotar protocolos clínicos na rede de saúde do município. Implantar o sistema informatizado de marcar consultas por SMS, e-mail, telefone, otimizando os atendimentos on-line, com mais transparência e com o propósito de reduzir filas.

Informatizar as Unidades de Saúde com internet compatível com as demandas, reestruturando e melhorando o sistema da própria Secretaria da Saúde, aumentando o acesso da população as informações necessárias para resolutividade dos atendimentos ao usuário do SUS.

Estruturas melhores aos agentes de endemias com aquisição de melhor estrutura para este programa com veículos e motos novas. Aquisição de novos veículos para algumas UBS que não possuem, aquisição de um veículo tipo van para o Tratamento Fora do Domicílio. Ampliar a compra de exames e consultas através do Consórcio Intermunicipal da Saúde.

Manter os programas que atualmente são bem avaliados e fortalecer as parcerias com a Secretaria da Saúde do Estado e com o Ministério da Saúde. Implantar o programa Mutirão da Saúde nas comunidades, com equipes multiprofissionais, voltadas para campanhas de prevenção e diagnóstico de doenças. Estabelecer parcerias com entidades tipo Mãe-Bebê e RFCC.

Buscar parcerias, juntamente com a direção do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, para manter a UTI e o custeio da Alta Complexidade. Valorizar o Conselho Municipal da Saúde, na tomada de decisões nas Políticas Municipais de Saúde.

Implantar a equipe de licitação própria para a saúde, evitando assim atrasos na aquisição de medicamentos, exames e outros mais, dando maior agilidade em todo processo licitatório da Saúde e resposta imediata as Unidades de Saúde e consequentemente ao usuário do SUS.

Aumentar a oferta de Especialidades Médicas na Policlínica Municipal de Laguna e aumentar os credenciamentos para especialidades médicas, atendendo as maiores demandas do Município. Qualificar e Estruturar o SAMU aumentando com mais qualidade o sistema de Urgência e Emergência do Município. Aumentar as ofertas de consultas, exames e medicamentos na Saúde Mental. Estabelecer metas e prazos no processo de revisão salarial, de todas as categorias funcionais

Segurança

Assegurar junto às autoridades do Governo Estadual (PM e SSP) o Plano de Policiamento Preventivo e Ostensivo, tendo em vista o elevado índice de criminalidade no município. – Projeto Coruja 24 horas : Reorganizar e equipar a Guarda Municipal com vistas ao sistema de vídeo monitoramento das ruas, avenidas, praças, escolas, edificações e patrimônio público, por meio de câmeras.

Construção da sede da Guarda Municipal, a princípio na nova Estação Ferroviária do Campo de Fora, ora em processo de restauração pelo IPHAN. – Elaboração de Concurso Público. Ofertar o número exclusivo de telefone de emergência 153, com ligação gratuitas de chamadas. Cursos de aperfeiçoamento e treinamento de técnicas de segurança.

Projeto Guarda Municipal Mirim. Obtenção de recursos através de fiscalizações em alvarás, código de postura, caixas de entulhos, uso do solo, agressões ao meio-ambiente Instalar a Guarda Municipal Ambiental com vistas a proteção de nossas lagoas e ao boto-pescador.

Educação

Implantação do Plano de Carreira aos Profissionais da Educação. Instituir a educação em tempo integral. Construção, ampliação e reformas de centros de educação infantil (creches) e/ou escolas. Ampliar tecnologias nos ambiente escolares (televisores smart , lousas digitais e computadores).

Implantação de programas e projetos sociais para alunos da rede em vulnerabilidade social, os envolvendo em atividades esportivas, culturais, tecnológicas e de reforço escolar. Ampliar a oferta de cursos de capacitação para os profissionais de educação em suas diversas áreas. Implantação de parques infantis nos diversos bairros do município.

Construção e cobertura de quadras poliesportivas nas unidades escolares. Aquisição de materiais pedagógicos ao professores e alunos da rede municipal e de uniformes e kits de materiais didáticos aos alunos na rede. Implantação de sistema de ensino unificado a todos alunos da rede municipal e de um centro multifuncional para atendimento com alunos com necessidades especiais do município (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e pedagogo).

Fortalecer as ações de políticas públicas da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Aquisição de imobiliários e equipamentos para as escolas e CEIS. Dar continuidade à expansão da oferta de vagas na educação infantil. Implantação do transporte universitário gratuito para os acadêmicos para as universidade da região. Manutenção e ampliação do Polo UAb/EAD. Implantação de cursos profissionalizantes através de parcerias

Turismo

Implantação de Centros de Lazer e Observação. Revitalização do molhes norte com a construção de deck’s para observação da pesca artesanal com auxílio dos botos e outros aparelhos (bancos, banheiros, acesso, iluminação, concessão de bar e restaurante no quiosque hoje existente). Deck de observação no extremo nos molhe sul, no Farol de Santa Marta para avistamento de baleias.

Resgatar o projeto do Parque da Pedra do Frade. Ativar projeto de revitalização do Morro da Glória. Sinalização Turística, com inserção do “Amo Laguna” no Farol e do novo portal de entrada da cidade. Portais no Acesso Sul/Camacho e Acesso Norte/Barbacena.

Divulgação do município: marketing através de outdoor ao longo da BR-101, mostrando a cidade, sua beleza, cultura e história; em feiras de turismo com estande próprio. Revitalização e modernização do CAT (Centro de Atendimento ao Turista). Manter entendimentos com o governo do Estado para concessão de uma área de 15 mil m2 da área retroporto do Terminal Pesqueiro, para ali instalar um Centro de Eventos, saindo da praça Seival.

Na praça Seival, seria construído uma réplica, tamanho natural, do barco Seival. Incentivar, permanentemente, a Feira do Artesanato. Melhorar e apoiar o calendário de eventos com objetivo de manter o ano todo a cidade movimentada: Lagunatal, Réveillon, Carnaval, festividade de Santo Antônio, Semana Cultural, Fenaboto, Moto Laguna, entre outros..

Cultura

Restauração do Museu Anita Garibaldi e Memorial Tordesilhas. Captação de recursos para recuperação e restauração das edificações Casa Pinto d’Ulysséa, da antiga Coletoria, da Biblioteca Publica e do antigo gabinete para instalação do Memorial da Cidade. Manutenção da Semana Cultural. Participação efetiva das comemorações dos 200 anos de aniversário do nascimento de Anita Garibaldi. Restauração da edificação da Estação Ferroviária da Cabeçuda. Manutenção continuada de incentivo de fomento às entidades culturais: bandas musicais, escolas de samba, cultura açoriana, consciência negra e outras manifestações.

Emprego

Estabelecer políticas de incentivos fiscais às empresas que assegurem desenvolvimento sustentável, emprego e renda às famílias.

Infraestrutura

Pavimentação asfáltica do 1° trecho da Rodovia SerraMar, 4,4 km da SC-100, passando por Campos Verdes. Projeto sendo realizado pela Amurel. Pavimentação asfáltica trecho 3,5 km Acesso Praia do Sol. Conclusão da pavimentação asfáltica da Avenida Perimetral, trecho 1,O km ao lado do Sambódromo. Obra à ser iniciada brevemente.

Pavimentação asfáltica trecho 1,5 km Parobé- Ribeirão Pequeno. Pavimentação asfáltica do trecho de 1 km da LG-50 , rua do Espigão, na Ponta da Barra. Obra à ser brevemente iniciada. Revitalização da orla do Mar Grosso. Projeto arquitetônico e urbanístico já desenvolvido pela UDESC. Pavimentação Acesso Cigana.

Recuperar e pavimentar com lajotas mais 50 ruas, em parceria com moradores. Implantação da ciclofaixa da Praia do Iró. Reiteramento de ações junto a Casan para: finalizar projeto de execução do esgoto do Farol, implantação do sistema de esgoto no Centro Histórico, resolver definitivamente os problemas do sistema de esgoto do bairro Mar Grosso, idem da ETE Vila Vitória e recuperação das ruas e avenidas danificadas pela implantação da rede de esgoto.

Continuar com esforços, junto ao Governo Federal, na obtenção da transferência da área do antigo IBDF para a PML, para ali instalar a futura e nova Estação Rodoviária. Idem junto ao Governo do Estado da área da ex-Codisc, para implantação definitiva de um parque industrial, da área do CSU para implantação de projetos sociais e do Sambódromo, com estudos para sua real destinação. Construção da Praça da Âncora localizada em terreno próprio na Avenida Colombo Machado Salles.

Paulinho da Magapavi – Solidariedade

Foto: Elvis Palma

Saúde

Atenção Básica de Saúde – Construir, ampliar, conservar e manter as unidades de saúde. Implantação de Política Municipal de Saúde do Idoso. Garantir atendimento às crianças e gestantes com qualidade. Garantir, a todas as Unidades de Saúde, equipe, material, móveis e equipamentos. Garantir, integralmente, o fornecimento de medicamentos à população. Novo estudo para redistribuição de área para a Estratégia de Saúde da Família. Garantir o fornecimento de Kit domiciliar a todos os pacientes que façam uso de material de uso constante. Garantir o fornecimento de fraldas geriátricas aos pacientes cadastrados. Garantir o fornecimento dos itens necessários aos pacientes diabéticos e insulinos dependentes. Fortalecer o NASF. Renovar a frota de veículos.

Adquirir uma nova ambulância. Implantar o Serviço de Acolhimento acabando com as filas da madrugada e distribuições de fichas. Garantir o fornecimento de Kit Urgência e Emergência à todas as Unidades de Saúde. Consolidar a Atenção Básica como porta de entrada e ordenadora do Sistema Único de Saúde. Serviços de Referência de Média e Alta Complexidade. Recuperar os serviços da Policlínica Municipal (cardiologia, neurologia, endocrinologia, urologia, oftalmologia, infectologia, e vários outros).

Reestruturação dos Serviços de Referência Especializada. Implantação de Serviço de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes. Construção de sede própria para o CAPS. 0 Fortalecer o CAPS e todo o Serviço de Saúde Mental do município. Manter uma equipe em horário estendido como referência até as 22h. Reimplantação da Comissão Farmacêutica para revisão da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos). Garantir transporte adequado aos pacientes em tratamento fora de domicílio. Garantir o atendimento dos pacientes acamados com fisioterapia domiciliar.

Restabelecer o fornecimento de óculos. Concluir a reforma e ampliação do antigo PAM para dar sede à Secretaria Municipal de Saúde. Ampliar a farmácia municipal para melhor atender à população. Recuperar a estrutura física da Policlínica Municipal Dr. Paulo. Restabelecer o fornecimento de próteses dentárias à população. Adquirir um equipamento odontológico móvel para atendimentos domiciliares aos pacientes acamados.

Assistência hospitalar – A responsabilidade pela assistência hospitalar é da esfera Estadual e Federal. No entanto, assumimos o compromisso de efetuar convênio de repasse de recursos financeiros para o Hospital de Laguna mensalmente, além de juntamente com a administração do hospital buscar novas fontes de recursos. Além disso, com a melhora dos serviços da Atenção Básica, pretendemos trabalhar para que o hospital se dedique, no Pronto Atendimento, tão somente, aos atendimentos de Urgência e emergência.

Incentivo à realização de cirurgias em nossa cidade: catarata, pterígio, cirurgias gerais, laqueaduras, vasectomias, etc. Política de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. Concluir o Plano de Cargos Carreira e Salários e implementar uma política de gestão do trabalho e educação permanente em saúde. Melhoria na gestão do SUS Informatizar todas as unidades de saúde. Fortalecer a participação popular

Controle Social – Ampliar a participação da população nas políticas públicas de saúde. Ampliar os programas de Promoção e Prevenção. Através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, ampliar as políticas de Promoção da Saúde. Garantir a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras – implantaremos o Programa de Saúde do Trabalhador Controle De Zoonoses . Implantar o serviço de uma Clínica Veterinária Pública para atendimento e Esterilização de cães e gatos. Criar Lei Municipal para disciplinar os serviços e os atendimentos da Clínica. Criar o Fundo Municipal de Amparo aos Animais. Efetuar convênio com Organização não Governamental para cuidar dos animais abandonados

Segurança

Recuperação do Sistema de Monitoramento Eletrônico para reduzirmos a criminalidade e aumentarmos a segurança na nossa cidade. Investimento na estruturação do setor de iluminação pública. Estruturação, ampliação e humanização da Guarda Municipal. Combater o consumo de drogas lícitas e ilícitas promovendo o debate intersetorial com todos os órgãos públicos e privados.

Buscaremos junto ao governo do Estado que implante a Delegacia da Mulher, Criança e Adolescente para atender nosso município. Propomo-nos a, junto com a comunidade, as Polícias e a Guarda Municipal, ampliar e incentivar os Conselhos Comunitários de Segurança. Avaliar a real necessidade de mudanças no sistema viário em nosso município. Estudar a possibilidade de uma nova via alternativa para escoar o trânsito do único acesso da cidade nos horários de pico.

Educação

Combate ao Analfabetismo. Construir, ampliar ou reformar os espaços físicos necessários para suprir a necessidade de vagas nas creches e na educação infantil. Atender em horário integral em creches. Oferecer o atendimento de creche ininterruptamente. Oferecer jornada estendida de creche aos pais que trabalham nos períodos de temporada de verão.

Fortalecer o ensino fundamental investindo em educação continuada. Educação Especial Ampliar o número de salas multifuncionais para atendimento educacional especializado. Implantar uma equipe multiprofissional para atuar nas escolas do município (psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo). Realizar provas práticas para a contratação de segundos professores. Plano Municipal De Educação Acompanhamento e Avaliação do Plano Municipal de Educação em parceria com o Conselho Municipal de Educação.

Fortalecimento das ações de educação para diversidades previstas na proposta curricular para educação de nossas crianças cidadãos e cidadãs.

Etendemos a Educação Ambiental como um processo permanente voltado à formação de conhecimentos, valores e práticas socioambientais para o exercício da cidadania responsável e consciente. Implantar o Programa “Escola Aberta”, propiciando a utilização dos espaços físicos pela comunidade.

Implantar programa de gestão e autonomia escolar. Na busca da democratização da escola propomos a eleição direta dos diretores e fortalecimento dos Conselhos Escolares. Entendemos como profissionais da educação não apenas os professores e as professoras, mas também todos os profissionais que têm na escola o seu local de trabalho.

Revisar e atualizar o Plano de Cargos, Carreira e Vencimento dos servidores da Educação. Garantir a formação continuada aos profissionais da educação. Educação Profissional Buscar parcerias para o desenvolvimento da formação e qualificação técnico-profissional de jovens e adultos.

Buscar parcerias e apoiar iniciativas da comunidade para atender o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Ensino Superior Manutenção das parcerias para o desenvolvimento do Ensino Superior no município, UAB e UFSC. Desenvolvimento Integral do Aluno Garantir a ampliação do tempo de atendimento a nossas crianças, na ação integrada e articulada com o Departamento Municipal de Esporte, Fundação Municipal de Cultura e Secretaria de Assistência Social. Implantar, junto as unidades escolares, de acordo com a disponibilidade de estrutura, espaços esportivos e quadras para prática de esportes, bem como a cobertura de quadras existentes.

Emprego

Geração de emprego e renda através da diversificação da economia no município a partir da identificação das potencialidades de todos os bairros. Apoio e incentivo aos MEIs, micros e pequenas empresas. Capacitar e qualificar a mão-de-obra local. Implantar o distrito industrial e fortalecer a política de incentivo ao primeiro emprego.

Turismo

Desenvolver um planejamento estratégico de longo prazo para a indústria do turismo em nossa cidade, construindo o Calendário Turístico de Laguna. Desenvolver e consolidar o turismo local. Incentivar eventos na área de turismo, lazer, esporte e hospedagem. Promover o turismo da Melhor Idade

Cultura

Fortalecer a pesca artesanal e suas tradições. Incentivos às bandas musicais e músicos locais. Incentivar a produção literária, artes cênicas plásticas. Projeto de Educação Patrimonial. Valorização do Patrimônio Cultural e Natural do Centro Histórico e seu entorno e de fomento ao turismo. Estruturar uma política municipal para manutenção e preservação dos museus. Apoio aos projetos que resgatam a cultura e tradição açoriana. Apoio aos grupos que resgatam da cultura e tradições do povo afro-brasileiro. Gestão da Cultura – Gestão democrática e participação popular.

Intensificar a captação de recursos financeiros via leis de Incentivo à Cultura. Apoio Técnico, Institucional e Logístico, criando um departamento de apoio técnico para oferecer apoio necessários para organização, busca de recursos e prestação de contas. Convênio com as diversas entidades para expandir cultura e bolsas de estudo por todo o município, tais como boi de mamão, bandas, corais, entre outras. Resgate dos Bailes Municipais e Bailes de Carnaval com Concurso de Fantasias. Estruturação para o devido resgate e incentivo aos desfiles de escola de samba em nosso município. Resgate da apresentação teatral “República em Laguna”, incluindo o evento no Calendário Turístico do Município.

Emprego

Retomada é o caminho seguro para melhorar a economia de Laguna, ofertando a população emprego e renda, por isso uma atividade a ser apoiada no Campo Municipal.

Turismo

Requalificação do urbanismo no Centro Histórico e entorno. Programa de apoio fiscal à estruturas turísticas para leitos, Cabanas e Pousadas em Laguna. Programa de apoio à eventos da juventude e do estudante. Programa de apoio à restaurantes típicos e ao albergue do turista no roteiro rural. Programa de valorização do produto local. Reorganização da coleta de butiás em cooperativa, com programa de Plantio em nossa região. Peixaria móvel. Feira do artesanato e antiguidades.

Municipalização do Cine e Teatro Mussi. Água da Carioca mineral e termal – saúde total. Distribuição em copos nas escolas e repartição pública. Programa de incentivo à Pousadas, com zoneamento no parque do Morro da Gloria e praias. Eventos Históricos (República Juliana).

Praça Gastronômica (Praça do Museu), estudo de viabilidade do fechamento da Rua Carlos Horn, entre a Rua Treze de Maio e a Rua Barão do Rio Branco, para Praça Gastronômica. Modalidade e estruturas para a nossa cidade. Evento da Praça Seival para a área do Porto. Revitalização do Molhes da Barra. Selo mais Turismo. Projeto Rota Baleia Franca Gastronômica.

Infraestrutura

Viabilizar a estruturação do Molhes da Barra. Estudo e elaboração de projeto para a construção de quiosques padronizados e com infraestrutura para o banhista e turistas. Pavimentação da Avenida Maurílio Kfouri com base e paver, fortalecendo a drenagem e na iluminação pública. Viabilizar estudos para a elaboração de projetos de macro e micro drenagem.

Realizar pavimentações através de parcerias com a comunidade. Realizar estudo de viabilidade para a instalação de uma fábrica de peças de concreto (lajotas, meio fios, tubos) para o município. Propor aos municípios próximos a Laguna o estudo da viabilidade da compra de uma usina asfáltica. Utilizar as lajotas que serão retiradas de vias pavimentadas com paver ou asfaltadas nas vias das comunidades mais carentes do município. Elaborar estudo para implantação de ciclovias.

*A assessoria informou que não conseguiu produzir o material solicitado pela reportagem em tempo hábil para inserção. 

Preto Crippa – DEM

Agora Laguna

Saúde

Reavaliar e concluir, de fato, o plano de cargos e salários e implementar gestão do trabalho e capacitação valorizando os servidores e melhorando assim o atendimento à população. O trabalho do núcleo de apoio a saúde da família precisa crescer em todo o município e por isso vamos investir nesta política pública, pois entendemos que há prevenção neste trabalho, o que favorece a diminuição de recursos empregados na remediação. Neste sentido vamos ouvir os servidores atuais, para que possamos em conjunto montar uma estratégia de investimentos exequível, mas principalmente que melhore de forma significativa cada prestação de serviço. Como o hospital de Laguna tem personalidade jurídica, com presidente e autonomia de gestão sendo um equipamento filantrópico vamos ajudar a aumentar a capacidade de reivindicação para conseguir recursos federais e estaduais, criando estratégias em conjunto com o hospital.

Vamos buscar a contratação de especialistas, para que cada vez menos seja preciso sair de Laguna para consultar com médicos, fortalecendo nossa policlínica e a oferta de consultas e exames. Vamos buscar pactuar com o hospital de Imbituba, para atendimento mais urgentes aos moradores da região norte, por causa da distância até nosso hospital. Vamos buscar pactuar com o hospital de Jaguaruna, para atendimento mais urgentes aos moradores da região da ilha, por causa da distância até nosso hospital. Melhorar urgente o atendimento dos sistema farmacêutico, buscando ampliar a disponibilidade e fornecimento de medicamentos oferecidos para a população e cobrar dos governos estadual e federal maior agilidade na entrega dos medicamentos que não são de responsabilidade do município. Vamos propor a elaboração de um calendário anual para atendimento aos alunos nos aspectos médico e odontológico, com controle de crescimento dos mesmos e outros encaminhamentos possíveis.

Criar um sistema de gestão integrada e informatizada da saúde, para estabelecer uma rede de comunicação entre as unidades básicas de saúde (UBS), buscando otimizar o atendimento e evitando filas e duplicidade no atendimento. Vamos buscar a viabilidade para levar toda a estrutura do samu, para um local mais apropriado e com condições melhores de trabalho. Criar protocolos de organização de serviços, seguindo as diretrizes do SUS, por se tratarem de estratégias fundamentais, tanto no processo de planejamento, implementação e avaliação das ações, quanto na padronização das ações e do processo de trabalho. Além de serem elementos importantes para a obtenção de qualidade dos serviços. Atualização periódica desses protocolos, conforme avaliação, acompanhamento gerencial sistemático e revisões científicas periódicas. Vamos reformar o antigo prédio do PAM, no Magalhães, e ampliar os serviços de atenção básica oferecidos a população. Ampliar serviços de especialidades médicas. Buscar contratar profissionais para cobrir quadro de funcionários e para suprir as necessidades de demandas reprimidas.

Buscar estimular e incentivar através de investimentos diretos a saúde bucal, ampliando e melhorando a estrutura atual das unidades de saúde da família e do centro de especialidades odontológicas, bem como ouvir e buscar atender as demandas trazidas pela equipe de saúde bucal, pois são os conhecedores desta especialidade. Disponibilizar mais exames nas diversas áreas, através da ampliação de convênios com laboratórios privados e com o hospital de Laguna, para evitar também o máximo possível que o cidadão tenha que viajar. Ampliar e melhorar o transporte para exames e cirurgias de alta complexidade em outros municípios para garantir melhor conforto, agilidade e comodidade na locomoção de pacientes lagunenes para hospitais e clinicas localizados em outras cidades. Vamos melhorar de forma significativa os serviços prestados na região norte, aplicando tecnologia para assim as consultas terem mais adesão e os atendimentos possam ser conquistados de forma mais democrática, principalmente pelos moradores dos bairros sem unidade básica de saúde. Buscar a manutenção da reciclagem e capacitação anual dos agentes de saúde comunitário, pois são eles que devem manter a política pública da saúde nas casas dos lagunenses e para isso vamos buscar pactuar com a classe a implantação de um sistema de GPS para com tecnologia auxiliar este sistema de trabalho.

Melhorar e investir mais no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e para isso teremos a sensibilidade de ouvir os servidores efetivos, que são os conhecedores de todas as necessidades. Sendo perceptível a necessidade de melhoria do espaço físico e a contratação de terapeuta ocupacional, possibilitando a criação de outros grupos terapêuticos. Avançar nas diretrizes das políticas públicas do atendimento primário ou preventivo, que é de atuação do poder público (Vigilância sanitária, postos de saúde, SUS – ambulatorial, ESF – estratégia saúde da família), mas contribuindo com os demais níveis que são o de atendimento secundário ou hospitalar e do atendimento terciário ou reabilitativo, de recuperação para o trabalho.

Aproveitar a abertura da UTI, com a consequente qualificação do hospital e dos profissionais da área da saúde, para ajudar a fixar esses profissionais na cidade e poderem atender em outras unidades de saúde do município, melhorando de maneira significativa os atendimentos aos cidadãos. Vamos buscar um terreno para construir um posto de saúde também na região do farol de santa marta. Melhorar e dar mais transparência nos processos de medicamento da farmácia popular. Vamos reformar e reativar os diversos postos fechados em alguns bairros, como o de Bentos e da Barbacena, por exemplo. Dar as condições necessárias para que seja agilizada a manutenção de estrutura física, bem como de equipamentos.

Propiciar as condições necessárias para que não haja falta de materiais e insumos nas unidades. Vamos melhorar o trabalho feito junto ao conselho municipal de saúde, para que mais transparência possa ter aos processos e que as decisões sejam sempre técnicas propositivas, ajudando assim a nossa Laguna. Sobre a Vigilância sanitária é importante pactuar com os profissionais da área sobre estratégias de trabalho, para que possamos avançar nas funções pertinentes bem como requalificar, quando preciso, as leis vigentes. Neste sentido é importante também trabalhar em paralelo na linha da prevenção, buscando diminuir autuações e situações de desgastes. Requalificar e legalizar toda a frota de veículos, pois atualmente muitos estão na rua de forma irregular e ou com riscos aos servidores, por condição precária de manutenção mecânica.

Vamos garantir o máximo possível o atendimento às gestantes, bem como o direito de cada criança nascer com dignidade e qualidade. Reforçar os programas de atendimento de DST/HPV/HIV/AIDS. Reformar e reorganizar a logística interna do Centro Materno Laércio Foss, para que as mães não precisem subir escadas e ou diminuir os obstáculos internos, além de melhorar a estrutura de sala de espera e outros mobiliários. Reforçar os programas de vacinação trabalhando a conscientização perante a população impactada. Vamos trabalhar em conjunto com a educação para voltarmos com o programa saúde na escola; vamos implementar estudo para criação da política municipal de saúde de atendimento à melhor idade, buscando ser referência nas unidades de saúde.

Segurança

Guarda Municipal – Evoluir na parceria junto ao Conseg – Conselho Municipal de Segurança Pública. Nos aproximar das comunidades, participando de reuniões de bairros e trabalhando melhor as escalas de rondas. Projetar espaço adequado para sede fixa da Guarda. Investir em reciclagem e capacitação conforme cursos atualizados para Guardas Municipais. Vamos buscar seguir as legislações e buscar atender o estatuto já definidos. Vamos fomentar reuniões periódicas com as diversas Delegacias existentes em Laguna, bem como com o Corpo de Bombeiros, a fim de debater planejamento estratégico de atuação preventiva. Vamos promover concurso Público para aumentar o efetivo existente de 13 agentes, permitindo o cadastro reserva. Vamos buscar a viabilidade de aquisição de veículos melhores equipados bem como motocicletas também.

Vamos dar transparência no uso dos recursos oriundos de infrações, bem como deliberar os investimentos em conjunto com a maioria dos servidores, respeitando assim a democracia do conhecimento. Trabalhar na viabilidade do surgimento do Guarda Comunitário. Trabalhar na viabilidade do surgimento do Guarda Mirim. Trabalhar na conscientização da população de forma mais forte do que condenatória. Trabalhar a viabilidade e legalidade do uso da arma de fogo.

Viabilizar estudo financeiro para comprar os equipamentos de CDC (Antidistúrbios). Vamos viabilizar a aquisição das Lanternas Táticas, para uso noturno. Vamos viabilizar a aquisição do Sistema Mobile (Tablet) para que o Guarda na situação de atendimento à ocorrência tem ao seu alcance recursos como fotos dos envolvidos com reconhecimento facial, leitura de documentos através da tecnologia OCR, fechamentos das ocorrências com a geração de todos os documentos necessários para, se necessário, encaminhamento de suspeitos à delegacia mais próxima. Pelo baixo efetivo atual, vamos minimizar isso contratando estagiário para serviços administrativos e assim melhorar o trabalho de rua por parte dos agentes efetivos.

Viabilizar a aquisição de dispositivo não letal como os Sparks, que trata-se de equipamento que gera descarga elétrica, com o objetivo de imobilizar o agressor. Vamos buscar implementar o número 153 para emergência e seguir assim a determinação oficial, resultado da Lei nº 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, para que as ligações gratuitas por parte das operadores de telefonia pudessem acontecer. Trabalhar as ações de forma conjuntas, seguindo o que diz a lei 13022/14 onde prega que: “colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social”, considerando o baixo efetivo das forças de segurança do município.

Educação

Executar o máximo das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação, dentre elas a realização da busca ativa da população por meio de uma pesquisa censitária para se ter uma radiografia geral do cenário educacional em vários aspectos (educação básica, educação especial, ensino superior, entre outros).

Ampliar o atendimento na Educação Infantil, visando zerar a fila de espera da demanda manifesta, garantindo qualidade na oferta. Instituir a Política Municipal de Formação Continuada e implementar o Plano de Carreira, além de aprimorar os processos seletivos e realizar concurso público a partir das reais necessidades.

Estabelecer que os orçamentos sejam pactuados previamente com os órgãos de colegiado da Educação. Buscar trabalhar na imersão do aluno dentro da história de Laguna e promover uma gincana entre as escolas sobre temas específicos da cidade. Buscar repassar às unidades escolares recursos de custeio para que haja a gestão plena dos valores de manutenção básica de cada escola. Buscar implementar através de estudo técnico de viabilidade o Cartão Material Escolar, com o qual cada família receberá o valor que seria utilizado para a compra de material escolar e terá autonomia na escolha do material, podendo utilizar nas papelarias conveniadas conforme seu interesse. Vamos propor a criação de Prêmio às escolas que atingirem e ou ultrapassarem a média estabelecida pelo IDEB. Buscar a viabilidade e entender o interesse para a criação de uma Banda com docentes das escolas do Município.

Buscar adequar a infraestrutura dos atuais CEI’s segundo Parâmetros Nacionais de
Qualidade para a Educação Infantil, além de otimizar e distribuir vagas existentes. Implantar o sistema informatizado fila única com o intuito de dar mais agilidade e transparência ao processo de cadastro de vagas, buscar implantar tecnologia e equipamentos digitais não existentes nas unidades.

Garantir recursos pedagógicos de acordo com a faixa etária. Buscar ampliar o número de vagas progressivamente preservando as especialidades da educação infantil (com construções de creche caso seja identificada a necessidade real). Buscar atingir 100% de matrículas em pré-escola e 50% em creche a partir de resultados de busca ativa de crianças de 0 a 5 anos.

Buscar estabelecer parâmetros de qualidade para o ensino fundamental público municipal com a definição do Custo-Aluno-Qualidade (CAQ) municipal, garantindo no orçamento vigente do município sua aplicação. Buscar equipar as escolas municipais com recursos tecnológicos e pedagógicos necessários para a promoção de uma educação de qualidade. Adequar a infraestrutura das escolas municipais de modo a garantir condições de melhoria na qualidade educacional. Instituir política municipal de alfabetização. Valorizar talentos em fase escolar instituindo o Prêmio “Aluno Nota 10”.

Instituir Política Municipal de Educação Especial baseada na legislação estadual e federal. Buscar garantir efetivo atendimento educacional especializado nas unidades educacionais para todas as crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Buscar garantir acessibilidade em todas as unidades educacionais e estabelecimentos voltados à educação.

Emprego

Buscar fortalecer legalmente a política de incentivo ao primeiro emprego, casando com qualificação dos jovens através de cursos que atendam às necessidades dos diversos mercados que a cidade possui.

Incentivar a criação de empresas criadas nos domicílios e de baixo risco estimulando emprego e renda.

Turismo

Farol – Desenvolver o turismo de inverno e verão, gastronomia, esportes aquáticos no mar e nas lagoas da região, eco turismo, e melhorias na infraestrutura.

Ponta da Barra e região – Desenvolver o turismo gastronômico, o turismo da observação da pesca com auxílio do boto, turismo ecológico, prática de trilhas, e melhorias na infraestrutura para o turista.

Mar Grosso – Desenvolver o turismo de eventos o ano todo, incentivar a gastronomia e hotelaria, fomentar o investimento de novos atrativos turísticos e trabalhar para que aumente o fluxo turístico inverno e verão, entre outras melhorias.

Centro – Fomentar a criação de uma identidade turística no Centro Histórico, trabalhar suas potencialidades, trabalhar melhor seus pontos turísticos, identificar suas carências de infraestrutura, criar um ambiente turístico inverno e verão.

Turismo rural – Trabalhar legislações que fomentem o Turismo Rural, aplicando o ecoturismo, turismo gastronômico, turismo religioso e turismo rural através de hotéis fazendas, pesque-pague e criar atividades aquáticas.

Praia do Sol – Trabalhar o turismo de inverno e verão, observação da Baleia Franca, fomentar as melhorias na infraestrutura.

Baixa temporada – Explorar turisticamente as condições geográficas e climáticas para práticas esportivas a exemplo do kitesurf, vela, surf de ondas grandes, entre outros, utilizando também das nossas praias e nossas lagoas. Explorar turisticamente nossas condições geográficas e oferecer infraestrutura para práticas esportivas sustentáveis a exemplo do ciclismo / Mountain Bike, caminhadas ecológicas, trilhas, corridas de aventura, entre outros esportes. Ampliar o turismo religioso, oportunizando estrutura para que todas as religiões possam organizar eventos e atrair visitantes. Ampliar o turismo escolar, divulgando nossos museus, nossos pontos turísticos, nossa história e belezas naturais para crianças e adolescentes. Estruturar calendário de eventos da cidade estrategicamente, proporcionando maior poder de mobilização e oferta de infraestrutura.

Cultura

Buscar propor concurso público e/ou processo seletivo já que atualmente somente existe um servidor efetivo na Fundação de Cultura, diminuindo assim efetivamente o número de cargos comissionados. Fazer a junção das pastas e fazer uma unidade entre turismo, cultura e projetos, neste caso que contemple a organização social das entidades que são ligadas ao turismo e à cultura, bem como seja o canal para promover os grandes acontecimentos na cidade, independente do segmento do evento.

Promover uma liderança para a gestão da cultura que além de ser sensível e tenha conhecimento da realidade local, deva ser também experiente e técnico para lidar com as políticas públicas da cultura. Fazer levantamento total de todas as entidades e ou pessoas ligadas à cultura, bem como suas atividades e projetos. Buscar contribuir efetivamente para que possam estar legalizados e oferecer estrutura técnica/jurídica para que possam ter sua documentação em dia e, assim, estarem aptos a participarem de qualquer processo seletivo. Buscar criar um comitê misto para que junto com a gestão do turismo e entidades de classe idôneas aconteça a formulação de um calendário de eventos anual do município.

A Semana Cultural foi criada com um propósito turístico e por isso a importância de voltar a fixar sua data com o dia do aniversário da cidade, promovendo uma programação específica, principalmente com vistas à cultura açoriana e que chame a atenção do público de cidades vizinhas. A proposta é que os culturáveis de laguna participem mais ativamente, inclusive na construção da programação deste importante evento.

Cine Mussi – trabalhar em conjunto com o Iphan para que esta maravilhosa estrutura física possa gerar ainda mais orgulho para a nossa população, bem como renda para o segmento da cultura. Reorganizar e garantir a legislação vigente ao conselho municipal de políticas culturais, respeitando os agentes culturais com representatividade comprovada, idôneos, legítimos e notáveis dos segmentos artísticos e culturais, sendo eleitos democraticamente pelos membros dos segmentos.

Patrimônio cultural – buscar a adesão de técnicos com formação na área de arquitetura, museologia, história e que possuam habilidades em escrever projetos para captação de recursos e manutenção do patrimônio edificado, imaterial, bens móveis integrados, arquivos históricos e que promovam ações permanentes e sistemáticas de educação patrimonial.

Museus – buscar estabelecer uma gestão mista entre turismo e cultura, que seja transparente para a população quanto às arrecadações financeiras e promover também trabalhos e estudos técnicos que construam projetos e programas de educação. Além de criar roteiro turístico para que o visitante siga uma “ordem” na trajetória de seu passeio no centro histórico.

Políticas públicas de cultura e programas – buscar respeitar os conhecimentos de cada passo na implementação das políticas através das leis, criando-se assim os programas, que resultarão em editais e projetos fortes e reconhecidos. Buscar criar uma lei municipal de incentivo à cultura, para que projetos aprovados possam através de edital, ficarem credenciados a captarem recursos, inclusive direto dos contribuintes com carta de captação chancelada pela gestão da cultura, através de uma comissão de avaliação e monitoramento (com agentes técnicos de cada segmento conforme lei do sistema municipal de cultura, selecionados através de edital de seleção e sem parentes de 1º e 2º grau ligados à gestão cultural e proponentes inscritos).

Buscar criar programa de resgate das tradições – há um rico acervo tradicional da cultura e o resgate é fundamental quanto por exemplo: à carpintaria naval, à renda de bilro, o boi de mamão, à ratoeira, à pesca com botos, carnavalescas e outros. Buscar incentivar os músicos locais criando um edital de contratação por pacote, para que seja ofertado à alguns pequenos eventos. Assim estimularemos também de forma econômica este segmento tão impactado na pandemia. 40 editais e chamamentos públicos: laguna mantém ainda um vício do “pires na mão”, assim muitos produtores e artistas ainda acreditam que somente tendo um vereador amigo, ser conhecido do prefeito e ou ter sido cabo eleitoral os credenciam na obtenção de recursos públicos, através da predileção do “rei”.

Sendo isso um ciclo vicioso, muitas vezes coloca em dúvida uma gestão bem intencionada, articulada e producente, mas causando danos à formação profissionalizada do segmento artístico e cultural. Diante desta realidade é fundamental buscar criar editais, prêmios e chamamentos públicos, estabelecendo critérios com base no sistema municipal de cultura, fidedigno ao plano municipal de cultural e suas metas e prioridades, com recursos do fundo municipal de cultura e gestão compartilhada.

Tratar o tradicional carnaval de escolas de samba com prioridade sem esquecer que é fundamental haver reformulação total dos moldes atuais, inclusive dos pensamentos públicos, privado e social. Trabalhar em parceria com as agremiações durante o ano todo, mantendo reuniões com isonomia e partilhando os compromissos, buscando soluções para que laguna possa ter novamente o glamuroso desfile das escolas de samba, que foi quem realmente promoveu a fama do carnaval da cidade. Trabalhar a viabilidade real para melhor forma da realização do desfile oficial, cobrando do estado a reforma da estrutura do sambódromo e de seus arredores ou pactuar com as escolas um outro local alternativo viável para o desfile como para o publico.

Propor debates salutares de datas que atualmente possam “casar e atrair” mais público no período de carnaval, bem como incentivar que haja mais benefícios das escolas em apresentações em eventos públicos e nas praias de laguna. A ideia passa em divulgar e difundir a tradição, levando ao diversos públicos nossa arte de sambar e cantar samba enredos. Para isso, é necessário divulgar a nossa cidade turística também como a cidade do carnaval de escolas de samba, sendo a nossa maior manifestação cultural. Buscar promover políticas públicas que favoreçam a renovação de edifícios históricos significativos e suas áreas envoltórias, de forma a respeitar e valorizar o seu papel enquanto documento de memória e, ao mesmo tempo, possibilitar sua inserção na dinâmica da cidade.

Buscar aperfeiçoar e promover programas de educação patrimonial, respeitando a difusão de saberes e culturas e respeitando as especificidades regionais e locais. Buscar realizar inventário dos bens culturais a serem preservados, visando a manutenção e permanência da memória histórica, cultural e paisagística, assim como a valorização da identidade local. Buscar identificar e mapear terras das culturas tradicionais promovendo políticas que visem salvaguardar e perpetuar o patrimônio cultural, sobretudo de povos historicamente marginalizados.

Patrimônio histórico deve ser retirada da Fundação de Cultura como é até hoje e migrar para a secretaria de planejamento, pois é o órgão competente da prefeitura para cuidar, manter e reformar de edificações públicas, ainda mais as tombadas.

Apropriação dos equipamentos culturais (abandonados ou subutilizados): Memorial Tordesilhas, por exemplo, será consertado e vai ser o centro de referência da cultura e do turismo, sendo o ponto de partida para um roteiro que já foi criado pelo Iphan – museu a céu aberto. Buscaremos concentrar nesta edificação a compra de tickets para acessar aos museus, permitindo check-ins dos turistas utilizando wi-fi gratuito e acesso a informações para o turismo cultural e de eventos. Ifertar neste espaço também local para pequenos eventos, respeitando seu potencial para ser também um equipamento público/privado com coworking cultural, sem perder sua finalidade proposta através do uso de espaço de memória (embarcações, Tratado de Tordesilhas…). Buscar contribuir com estrutura para a manutenção das feiras e artesanatos existentes no município. Palacete Polidoro Santiago, outro exemplo, possui um enorme potencial para realizar atividades voltadas à terceira idade, como a arte terapia para os idosos assistidos pelo asilo e da comunidade local, através das diversas atividades e cursos que poderão ser praticados e estimulados.

Infraestrutura

Identificar quais investimentos em infraestrutura podem melhorar a produtividade e desenvolvimento econômico do segmento.

Desenvolver um Plano de Mobilidade Municipal, trabalhando novas formas de remuneração dos diversos sistemas de transportes coletivo, criando o desestímulo ao transporte motorizado individual. Colocar as pessoas no centro do planejamento e da gestão pública e inverter a pirâmide da Mobilidade Urbana Sustentável, fomentando a mobilidade ativa através da qualificação dos percursos pedonais (caminhada) e ampliação da rede de ciclovias de forma integrada com as ruas. Eliminar o máximo possível as deficiências nos espaços, equipamentos e políticas públicas que atualmente não atendam à legislação vigente, de forma a garantir a inclusão de todos.

Estabelecer uma conexão com as universidades buscando alternativas contemporâneas como o urbanismo tático, a identificação e consolidação das principais rotas informais, o mapeamento das lógicas de deslocamento locais e o levantamento dos gargalos a serem corrigidos, gerando mudanças e resultados visíveis em pouco tempo no trânsito. Neste sentido algumas das principais atuações diretas serão: Planejar Binário nas avenidas Sen. Gallotti/João Pinho com Tito Castro e Erwin Rubi Peressoni (antiga Eng Gafree) e ruas transversais com mão única.Planejar Binário na Beira Mar e ruas transversais com mão única. Planejar anel viários entre as avenidas Calistrato M. Salles e Colombo Machado Salles, aperfeiçoando a rua Vereador Euclides Moraes. Planejar passarela no Iró, entre os bairros Mar Grosso e Laguna Internacional (aplicando um observatório de Baleia).Planejar a ponte ligando a região da Madre com a comunidade de Campos Verdes. Planejar anel viário do Farol de Santa Marta.

Planejar acesso à Praia do SOL, fazendo a ligação com o Laguna Internacional. Promover estudos e aplicação de rotatórias em pontos específicos do município que possuem problemas de acesso de veículos. Proibir acesso de caminhões de médio e grande porte ao acesso histórico em determinados horários. Buscar parceria com a UDESC, através de assessoria do corpo docente qualificado na área de acessibilidade e mobilidade, assim como vegetação urbana. Buscar realizar a arborização viária através do plantio em massa nas calçadas da cidade, buscando requalificar os percursos a pé e de bicicleta, a partir de instruções técnicas sobre localização e espécies nativas adequadas de acordo com as situações existentes: largura da via, presença de fiação aérea, acessos, etc.

Buscar requalificar as vias de muro a muro, isto é, implementando o conceito de rua completa, considerando os diversos modos de transporte, entendendo a calçada como parte da via pública, com acessibilidade plena e continuidade de rotas. Buscar segurança viária através de: Inclusão de faixas de pedestres, sejam elevadas ou no nível da via, conforme cada caso e necessidade local. Estudar a redução da largura de algumas faixas viárias, podendo receber 2,70 para carros e motos e 3,20 para caminhões e ônibus. Redução do percurso das travessias de pedestres, atendendo ao artigo 6.12 da ABNT NBR 9050/2020, assim como demais especificações de sinalização tátil antes das travessias, conforme artigo 7.8.3 da NBR 16.537/2016.Redução de velocidade, especialmente em áreas escolares e de intenso tráfego de pedestres e ciclistas.

Buscar acessibilidade em todas as esquinas e travessias, através de guias rebaixadas e rampas (preferencialmente na extensão das faixas) com até 8,33% de inclinação, com presença de piso tátil alerta, conforme normas vigentes. Buscar Introduzir sinalização vertical e horizontal ao ciclista, buscando uma rede cicloviária através de calçadas compartilhadas, ciclorrotas, ciclofaixas e ciclovias, definidas de acordo com a velocidade e característica da via.

Ciclovia: segregada por algum elemento físico, como um canteiro, por exemplo, ou em nível diferente da via (para ruas com velocidade superior a 50km/h). Ciclofaixa: segregada apenas por pintura e tachões, mesmo nível e rua com velocidade inferior a 50km/h. Ciclorrota: totalmente integrada, compartilhando a via com demais veículos – velocidade inferior a 40km/h. Calçada compartilhada: sinalização e compartilhamento livre entre ciclistas e pedestres – aconselhável em calçadas com largura superior à 2,5 metros.

*A assessoria informou que não conseguiu produzir o material solicitado pela reportagem em tempo hábil para inserção. 

Samir Ahmad – PSL

Saúde

Medicina alternativa (prevenção a uma série de diagnósticos), programa Médicos Residentes e Especialistas (mais incentivo e contratações), pronto atendimento (em específico, das 17h às 22h para a população). Integração das equipes de saúde nas escolas de Laguna e ações para pais e alunos.

Ônibus adaptado com todos os procedimentos médicos, como o exame de PSA. Mais contratações de psicólogos e investimentos na saúde mental. Praxiterapia (incentivo e inclusão das atividades, investimentos e parceria). Tratamento Fora do Domicílio (TFD) com: assistência integral, alimentação, deslocamento e medicamentos.

Equipe Nasf: Ampliação dos atendimentos, equipes, e práticas integrativas e complementares: fisioterapia, nutrição, fonoaudiólogo.

Ampliar o número de equipes nas unidades de saúde. Fortalecer a Política de Promoção à Saúde. Oferecer serviços de saúde bucal a comunidade. Ações de atenção a usuários de álcool e drogas nas unidades de saúde. Atendimento à população de rua. Acolhimento e atendimento de pessoas em situação de violência.

Implementação de ações da saúde mental nas unidades. Ampliação do Serviço Municipal de Atenção Domiciliar. Mais acessibilidade para o acolhimento às pessoas com deficiência.  Fortalecimento das ações de vigilância em saúde (Vigilância Ambiental, Controle e Monitoramento de Riscos, Poluição do Ar e Água de Consumo). Ampliar ações de vigilância epidemiológica. Controle e monitoramento de doenças transmissíveis.

Plano de Contingência para Enfrentamento de Situações de Crise. Ampliar ações da vigilância sanitária. Implementar o atendimento à Saúde do Trabalhador. Regulamentação e sistematização de monitoramento de medicamentos. Atualização da Relação Municipal de Material Médico-hospitalar. Reestruturação e informatização das unidades de saúde e Secretaria de Saúde.

Regulamentar e operacionalizar o plano de gestão. Distribuição gratuita da rede de atenção
Articular ações da farmacovigilância e farmacoeconomia. Promover assistência farmacêutica. Política de regulação no município em conformidade com as normas do SUS
Regularização de internação (AIH – Autorização de Internação Hospitalar) / hospital conveniado com o SUS. Normatização e protocolos para encaminhamentos e autorização de exames. Qualificar a Central de Regulação

Interligar e organizar as redes de atenção ao SUS. Regulamentar Plano de Reestruturação para impulsionar as ações de auditoria no município. Ampliar e qualificar a gestão participativa dos Conselhos Gestores das Unidades de Saúde. Ampliar sistema de ouvidoria do SUS.

Plano de estruturação e modernização dos serviços. Ampliação, reforma e construção das Unidades Básicas de Saúde. Ampliar a rede em saúde mental com a implantação de Centros de Atenção Psicossocial e Infanto-Juvenil. Implementação de aplicativo para informatizar o histórico de atendimento, exames realizados e medicamentos distribuídos ao usuário do serviço. Levar nas comunidades mais distantes atendimento médico, Disponibilizando estruturação e atendimentos especializados

Segurança

Câmeras de monitoramento com reconhecimento facial, instaladas na orla da Praia do Mar Grosso e pontos estratégicos em todo o território de Laguna.

Policiamento no Farol de Santa Marta (solicitação de efetivo para a localidade). Mais tecnologia na prevenção à criminalidade

Fortalecimento da Guarda Municipal de Laguna, com contratação imediata de efetivo e troca do nome da corporação para Polícia Municipal. Mais efetivos e treinamentos para a guarda.

Educação

Escola de música (Promover o ensino e a descoberta de novos talentos. Tirar o jovem da ociosidade). Escola de idiomas (para todos os públicos). Projeto Novos Talentos no Esporte (Incentivo financeiro, preparatório e emocional a novos atletas). Bolsa atleta e paratleta.

Em parceria com o governo municipal, entidades e iniciativa privada, dar segmento nas atividades esportivas. Alternativa de lazer com educação para jovens no período de férias
Atividades monitoradas, possibilitando o expediente de trabalho para pais/ responsáveis durante o período de férias escolares.

Plano de carreira para o os funcionários públicos. Avaliação de carga horária do pré-escolar. Contraturno para estudantes de 1 / 9 anos. Aprovar plano de cargos e salários do funcionalismo público. Cumprir o plano municipal de educação. Implementar programas de capacitação. Promover a valorização da classe. Monitoramento técnico de estruturas físicas de unidades educacionais

Melhor conservação dos alimentos. Alimento de qualidade, priorizando a compra de produtos de fornecedores locais. Estímulo da economia local. Fomentar parcerias com as comunidades. Manter projetos já existentes dentro das unidades escolares. Disponibilização dos serviços para não alunos da rede municipal de ensino.

Readequação do transporte escolar. Reavaliação de percursos garantindo a segurança de todos. Garantia de transporte para alunos do pré-escolar que não possuam atendimento educacional próximo da residência.

Garantia do acesso ao ensino e permanência na escola. Respeito às diretrizes do MEC e da legislação municipal. Educação mais informatizada.  Acervo bibliográfico da biblioteca pública. Lista de espera dos CEIs. Ações de conselhos.

Ampliar o nível de escolaridade de jovens e adultos. Buscar parcerias com entidades públicas e privadas. Atendimento prestado em parceria com as secretarias de saúde e educação. Diagnóstico de problemas de visão de crianças e jovens. Demais serviços como odontológico, fonoaudiólogo e outros para os alunos da rede pública.

Educação e segurança no trânsito. Programa de prevenção ao uso de drogas. Parceria com a Polícia Militar. Construção e ampliação de novas unidades (CEIs). Foco nas áreas rurais. Garantia de tempo integral de ensino na Escola Elizabeth Ulysséa Arantes. Garantia de ensino: berçário ao fundamental ll. Currículo Escolar (Economia doméstica, empreendedorismo e demais temáticas para o desenvolvimento do aluno).

Inserir em Laguna cursos de formação e especialização. Técnicos profissionalizantes. Projetos de lei para custeio de transporte para cidades vizinhas. Escola de gastronomia (estímulo ao ensino valorizando a gastronomia local), de artesanato (ensino da atividade valorizando o potencial local). Contratação de psicopedagoga, fonoaudióloga, assistente técnico pedagógico Trabalho integrado da secretaria da saúde com a educação. Abertura de concurso público para estas áreas.

Ampliação de espaços de atendimento (período integral). Projeto voltado a humanização de crianças e adolescentes. Uso da prática da oralidade, leitura, escrita e afetividade nas atividades. Concursos de oratória, poesia e crônicas entre alunos da rede pública de ensino.

Produção de livro escrito pelos alunos. Preparo do aluno para o mercado de trabalho. Cursos de empreendedorismo. Educação financeira para séries iniciais, fundamental e médio na educação municipal.

Emprego

Carta de apoio para empreendedores na abertura de novos negócios em Laguna, reconhecimento oficial pelo investimento na abertura de negócio(s) em Laguna. Fomento a boas ideias e estímulo da economia local. Centralizar em espaço físico as entidades representativas (ACIL, CDL, SINDILOJAS). União das entidades e poder público para o desenvolvimento de um polo tecnológico.

Fomento de negócios já existes na cidade e captação de novas ideias para o crescimento da economia local. Atendimento aos empresários que desenvolvem uma nova marca dentro da cidade de Laguna. Incentivo ao desenvolvimento de negócios na área da tecnologia.

Criação de um “Parque Empresarial” para as tratativas e incentivo a implantação de negócios na economia local. Direcionamento, apoio, preparação e inserção no mercado de trabalho para jovens e adultos de Laguna. Oferecimento de cursos e aperfeiçoamento pessoal/ profissional. Apoio ao trabalhador rural do interior para fortalecer o setor em todas as regiões da cidade. Oferecer mais tecnologia, estrutura e aperfeiçoamento para a atividade. Fomentar o interesse econômico pela região no cenário nacional

Turismo / Cultura

*o plano de governo do candidato une as duas áreas

Elaborar um plano em conjunto com os representantes e profissionais do setor Desenvolver estratégicas para o fomento do potencial turístico de Laguna. Promover a integração dos representantes e profissionais para a elaboração de ideias e projetos que beneficiem diretamente o turismo da cidade. Inserção de eventos para o fomento do comércio local e geração de empregos diretos e indiretos.

Bolsa CulturArte Incentivar a participação de estudantes no segmento da criação artística Desenvolvendo atividades na área explorando o potencial local, desde a cultura, história e arquitetura. Construção do espaço destinado à prática do pedal por trilhas. Valorização da natureza de Laguna e sua biodiversidade Inserção de atividades para atrair o turista na baixa e alta temporada, explorando o potencial local.

Ônibus caracterizado com elementos representativos da cidade de Laguna em estilo panorâmico para uso turístico. Conexão do bairro Mar Grosso aos pontos turísticos do Centro Histórico de Laguna. Apoio para a retomada da Tomada de Laguna. Instalação de um teleférico para ligar o Centro Histórico de Laguna ao Morro da Glória. Geração de entretenimento / emprego.

Retomada dos desfiles oficiais das escolas de samba com o apoio municipal. Atividade em parceria com a iniciativa privada Evento será parcialmente beneficente, com arrecadação de mantimentos para comunidades carentes. Comitiva especial integralizada com representantes das escolas na busca de recursos para custeio do evento. Parceria na divulgação dos desfiles (pré-carnaval e desfile oficial) das escolas de samba e blocos de carnaval Fomentar a participação do turista no desfile oficial das escolas. Incentivar a retomada dos tradicionais.

Bailes de Carnaval, valorizando a história carnavalesca da cidade de Laguna. Retomar a via gastronômica nas dimensões do Centro Histórico de Laguna Potencializando a gastronomia local e comércio Atividades culturais em paralelo para atrair todos os públicos. Acessibilidade e mobilidade para receber todos os públicos, tanto os munícipes, bem como, turistas.

Infraestrutura

Implantação de anel viário interligando vias e estradas, Melhorias nos passeios públicos (por exemplo: Avenida Calistrato Müller Salles). Implantação de ciclovia pelas principais avenidas de grande fluxo, bem como, bicicletários. Um novo Acesso Norte através da região da Praia do Sol.

Construção da estrutura dos bares: seis quiosques ao longo da orla da praia do Mar Grosso com banheiros, chuveiros e toda a estrutura necessária. Pavimentação dos Molhes e construção de mais dois quiosques na região. Revitalização da Avenida Maurilio Kfouri Mais geração de emprego na baixa e alta temporada.

Criação de nova legislação para melhoria das rotas A partir de nova concessão do transporte público, criar o S.I.M (Sistema Integrado de Mobilidade), sendo tarifa única para todos os bairros. Licitar concessão de transporte fluvial interligando as comunidades que margeiam o complexo lagunar. Usar rotas alternativas para melhoria do fluxo nas principais avenidas da cidade. Nova frota e descontos especiais para os trabalhadores.

Centralizar as ações (eventos) importantes do município. Construção do espaço em local estratégico para facilitar o acesso e garantir uma boa logística no fluxo. Mais empregos diretos e indiretos na baixa e alta temporada. Oferecer apoio aos eventos da cidade.

Fazer parcerias com a iniciativa privada para implantação do novo cemitério e cremação. Construção de quadras poliesportivas, como: ginásios e pista de skate em todas as regiões. Construção dos locais dentro das normativas Regiões norte e do Ribeirão contempladas.

Parceria da prefeitura com o programa habitacional Casa Verde e Amarela. Viabilização de moradia própria para pessoas de baixa renda. Facilitação no processo de aquisição de imóvel.

Participação ativa no projeto de elaboração da Ponte do Pontal. Acompanhamento ao longo da execução. Recursos e benefícios para moradores da ilha. Travessia integralmente gratuita mediante a comprovação de moradia na região da ilha. Metas para o esgotamento sanitário. Resolução definitiva dos problemas estruturais que envolvem o esgoto pluvial, situação decorrente em bairros como o Mar Grosso, Magalhães, Portinho e Centro, por exemplo: Fiscalização das redes de esgotos cloacais, assim como, a Estação de Tratamento de Esgoto existente no bairro Vila Vitória. Garantia e eficiência dos serviços à toda cidade.

Notícias relacionadas