Justiça manda suspender volta às aulas na rede estadual em regiões de nível grave, como Laguna

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Uma decisão do desembargador Paulo Bruschi, do Tribunal de Justiça, determinou a suspensão da volta às aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino localizadas nas áreas de risco potencial grave. O retorno tinha sido autorizado em 6 de novembro.

A decisão veio em resposta a mandado de segurança coletivo proposto pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte). A medida afeta apenas as escolas estaduais da rede pública de ensino.

A entidade argumentou que a retomada das atividades exporia ao contágio os profissionais da rede pública, diante da ausência de vacina eficaz para combate do vírus. “O número de casos confirmados ou sob suspeita (Covid-19) apresentou um novo crescimento, conforme informações recentemente divulgadas, tornando temerária, a meu sentir, a retomada das aulas presenciais também nas áreas de Risco Potencial Grave, especialmente por demandar maiores cuidados e preocupações não apenas por parte das autoridades públicas, mas também por todos os demais setores da sociedade”, justificou o magistrado.