Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A Sociedade Musical União dos Artistas, a mais antiga banda civil em atividade no país, a União dos Artistas foi contemplada para receber instrumentos musicais em um edital aberto pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). O anúncio foi feito nesta terça-feira, 24.

O prêmio representa um investimento federal de quase R$ 5,5 milhões, através do Ministério do Turismo (MTur), para mais de cem instituições musicais do país. Ao todo, a banda de Laguna deve ganhar quatro instrumentos. Cada sociedade musical podia pedir até cinco itens.

“Os prêmios são instrumentos de qualidade. Ainda não sabemos quais virão. Pedimos uma tuba, bombardino, um trombone, um sax alto e um sax tenor. Esse projeto foi feito no início do ano e está aí o resultado. Valeu a pena”, comenta o presidente da banda, Giovani Cardoso.

A Sociedade Musical União dos Artistas foi criada em 3 de maio de 1860, quando o país ainda era império, regido pelo imperador Pedro II. A banda conta com cerca de 35 músicos e 15 aprendizes, possuindo repertório eclético e muita tradição musical.