Previous
Next

Após vítima cair em golpe, polícia faz alerta

Foto: PC/Agora Laguna

Depois que uma moradora de Laguna caiu em golpe e perdeu R$ 2 mil, a Polícia Civil emitiu um alerta aos moradores da região para que tomem cuidados com as ligações de falsos funcionários de instituições financeiras ou de órgãos como a Receita Federal.

A prática ocorre da seguinte forma: os criminossos ligam para vítima, informam serem gerentes de sua conta bancária e que os cartões dela teriam sido clonados. Na conversa, acabam convencendo a pessoa a fornecer seus dados, entre eles o endereço residencial, e também as senhas para uso dos cartões.

Após essa conversa, informam a vítima de que uma pessoa — que indicam ser uma funcionário ou mesmo um policial à paisana, servidor da receita federal, entre outros agentes públicos — irá até a residência dela para recolher os supostos cartões clonados.

Após conseguirem os cartões e já conhecendo as senhas, o indivíduo realiza transações de pagamento com máquinas de cartão que possui, gerando prejuízos à vítima.

A Polícia Civil orienta aos cidadãos a não repassarem dados pessoais ou bancários, especialmente senhas para pagamentos, por telefone ou mesmo por aplicativos ou redes sociais, como Whatsapp.

De acordo com a corporação, é comum que esses golpistas tentem convencer a vítima pelo telefone, aplicando as mais diversas formas de diálogo. Neste caso, a vítima pode desligar imediatamente a ligação e, caso tenha dúvidas se o cartão foi mesmo clonado, deve realizar uma chamada para a instituição financeira, através de número oficial ou se dirigir à agência bancária respectiva.

Previous
Next