Agora da Redação: Procon dá dicas para o consumidor aproveitar os descontos da Black Friday

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 320 visualizações,  4 views today

Com a chegada da Black Friday nesta sexta-feira, 27, é importante reforçar os cuidados na hora de realizar as compras. O Procon de Santa Catarina, uma diretoria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), preparou uma série de dicas para tranquilizar e orientar os consumidores, a fim de evitar fraudes ou que clientes sejam lesados.

A primeira dica é pesquisar bem, para evitar comprar em lojas que elevam os preços antecipadamente para depois oferecer o desconto. Se houver aumento de preços, eles terão que ser justificados pelos estabelecimentos.

“Caso seja constatada a fraude, por ferir o Código de Defesa do Consumidor, a empresa poderá ser autuada por propaganda enganosa, além de não cumprimento da oferta e aumento de preços sem justificativa”, explicou o diretor do órgão, Tiago Silva.

Em caso de reclamações ou dúvidas, procure o Procon de Laguna, através do WhatsApp: (48) 3646-0833 e 3644-0539.

É importante lembrar que a atuação do Procon/SC será de maior eficiência com a ajuda do consumidor. Caso flagre algum tipo de fraude ou propaganda enganosa, o cidadão deve comparecer ao Procon, levando os documentos pessoais e um que comprove a fraude, seja uma nota fiscal ou imagem, para abrir uma reclamação. Também é possível fazer a reclamação no site www.consumidor.gov.br.

Dicas do Procon para aproveitar a Black Friday:

  • Antes da Black Friday, acompanhe os preços dos produtos/serviços que deseja adquirir, anote preços e guarde as informações da sua pesquisa (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa. Assim, caso haja fraude, você terá como comprovar.
  • Cuidado com compras de sites estrangeiros, as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil.
  • Consulte sempre a página oficial da loja.
  • Verifique a reputação do fornecedor.
  • O consumidor que realizar a compra pela internet ou telefone terá direito ao prazo de arrependimento, que é de sete dias a partir da entrega do produto. Neste caso, o consumidor pode devolver o produto e receber o dinheiro de volta.
  • Nenhuma empresa é obrigada a realizar a troca caso não haja dano no produto. Por isso, verifique antecipadamente a política de troca da loja.

Celesc negocia dívidas na XV Semana Nacional de Conciliação

Consumidores com débitos pendentes com a Celesc terão, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, vantagens especiais para acertarem suas contas com a empresa durante a XV Semana Nacional da Conciliação, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina em parceria com entidades públicas e empresas privadas do país.

As condições especiais para pessoas físicas e pessoas jurídicas serão oferecidas para dívidas de até 120 salários-mínimos, discutidas em processos judiciais ou não, que terão redução nos juros e multa e poderão ser parceladas em até 12 vezes, com juros de 1% ao mês sobre o valor do parcelamento. Não serão aceitos novos parcelamentos sobre as mesmas faturas que já tenham sido previamente negociadas nas semanas de conciliação passadas.

As negociações de valores em aberto poderão ser realizadas diretamente nas Lojas de atendimento ou nas Unidades da Celesc. Para consumidores com processo judicial que solicitarem a realização de sessão de conciliação na página do Tribunal de Justiça, o Poder Judiciário oferecerá sessões 100% online em razão da pandemia.

Para regularizar sua situação junto à empresa, o titular da fatura deverá ter em mãos documento original de identificação e CPF. Em 2019, a Celesc realizou 964 acordos.

Mais informações no site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Campanha de Natal da PM

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) segue realizando a campanha ‘Seja a Estrela do Natal de Alguém’. A ideia é arrecadar brinquedos, novos ou usados, em boas condições, ou alimentos não perecíveis, que serão destinadas a entidades beneficentes.

No mesmo molde da campanha Doe carinho, doe um brinquedo, a campanha irá disponibilizar caixas de coleta, que serão colocadas em todos os quartéis da PM, onde serão entregues as doações.

Divulgação / PM

As doações podem ser feitas até o dia 12 de dezembro. Em Laguna, as entregas podem ser feitas no 28º Batalhão de Polícia Militar, localizado na rua Saul Ulyssea, 200, no bairro Mar Grosso, ou na 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, no Centro. Já em Pescaria Brava, as entregas serão realizadas na sede da PM na cidade, na rodovia SC 437, próximo do Colégio Estadual Luiz Pacheco dos Reis.

Hospital recebe recurso

O Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos recebeu na última semana o repasse dos recursos no valor de R$1.440.000,00, referente ao custeio da Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

O valor destinado pelo Ministério da Saúde foi depositado no dia 16 e precisou de aprovação do plano de trabalho pelo Conselho Municipal de Saúde.

Feira de Turismo de Gramado

Laguna participou entre 5 e 8 de novembro da Feira de Turismo de Gramado (Festuris). A cidade esteve integrando o estande da Rota da Baleia Franca (RBF), que teve pela primeira vez um estande próprio numa feira de turismo.

Segundo a prefeitura, no encontro foram realizadas reuniões, entre elas, com a Embratur, para discutir ações de divulgação para o destino. Segundo Thiago Laurindo, assessor de planejamento e projetos turísticos, ficou assegurado que a Embratur irá incluir a Rota da Baleia Franca na divulgação nacional.

A RBF contou com a participação dos representantes das agências de turismo que integram o núcleo e os secretários da pasta das cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba.

Foto: Evandro Carneiro Flora / Divulgação