Foto: @zinolaguna / Agora Laguna

A atuação de um sistema de alta entre esta quinta e sexta-feira, dias 1° e 2, a temperatura do ar sobe e a máxima fica acima dos 30°C em todas as regiões catarinenses, com forte calor e possível quebra de recorde especialmente no Oeste de Santa Catarina, variando de 36 a 40°C. Durante o período noturno o calor também será percebido, segundo a Epagri/Ciram.

No sábado, 3, o tempo muda bruscamente com chuva e declínio de temperatura em todo o estado, com predomínio de nuvens no Centro-Leste, chuva fraca e isolada no decorrer do dia. Nas regiões Oeste e Meio-Oeste o dia inicia com sol e poucas nuvens, a partir da noite há possibilidade de pancadas de chuva com descargas elétricas. A tarde o aquecimento é significativo no Oeste, com máximas entre 29 e 36°C. No Meio-Oeste máximas entre 24 e 29°C, nas demais regiões a tarde é amena, entre 14 e 19°C. Vento de sudeste a nordeste, moderado com rajadas.

Já no domingo, 4, persiste as condições de maior nebulosidade no Centro-Leste e sol com nuvens no Oeste. No decorrer do dia há melhora do tempo. Na segunda-feira, 5, a formação de um novo sistema de baixa pressão favorece a formação de temporais isolados.

Em Laguna

Quintamínima 20ºC e máxima 35ºC – sol com algumas nuvens;
Sextamínima 15°C e máxima 25ºC – sol e pancadas de chuva à tarde e noite;
Sábadomínima 12ºC e máxima 17ºC – encoberto com chuva;
Domingomínima 12ºC e máxima 16ºC – encoberto com chuva.

Veja os detalhes

Quinta-feira (01/10):
Tempo: sol e algumas nuvens em todas as regiões de SC.
Temperatura: em rápida elevação, alta à tarde com máximas de 35°C a 40°C.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: massa de ar quente em SC.

Sexta-feira (02/10):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC, na manhã. No decorrer da tarde e noite, aumento de nuvens com pancadas isoladas de chuva e trovoadas, especialmente do Planalto ao Litoral. Risco de temporais localizados com ventania e granizo!
Temperatura: alta, com máxima de 35°C a 40°C no Oeste, Vale do Itajaí e norte do estado. Nas demais regiões, máxima de 25°C a 30°C. À noite, a temperatura diminui em boa parte do estado.
Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em deslocamento por SC, na tarde e noite.

Sábado (03/10):
Tempo: do Planalto ao Litoral, céu encoberto com chuva, mais persistente no Litoral, devido a circulação marítima. Em direção ao oeste, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas na tarde e noite.
Temperatura: diminui em todo estado, mais baixa do Planalto ao Litoral e com maior elevação no Oeste e Meio-Oeste.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral (40 a 50km/h).

Domingo (04/10):
Tempo: do Planalto ao Litoral, céu encoberto com chuva, mais persistente no Litoral, devido a circulação marítima. Em direção ao oeste, sol entre muitas nuvens.
Temperatura: mais baixa do Planalto ao Litoral, com maior elevação no Oeste e Meio-Oeste.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral (50 a 60km/h).

Segunda-feira (05/10):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol na maioria das regiões e condição de chuva isolada do Planalto ao Litoral.
Temperatura: em elevação em todo o estado.
Vento: nordeste, com variação para sul do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas.