Foto: @zinolaguna / Agora Laguna

O domingo, 4 vai seguir com nebulosidade variável e chance de chuva isolada no Litoral e Vale do Itajaí, devido a circulação marítima, segundo a Defesa Civil. Na faixa Oeste e Planaltos, dia com sol e poucas nuvens, mas, à tarde, a combinação de calor e umidade favorece as pancadas de chuva isoladas e mal distribuídas. As temperaturas máximas variam entre 15°C e 23°C no Litoral.

Já a segunda-feira, 5, se inicia com variação de nuvens em todas as regiões catarinenses. Ao longo do dia a passagem rápida de uma frente fria pelo oceano favorece as pancadas de chuva isoladas dos Planaltos ao Litoral. O amanhecer terá temperaturas amenas, mínimas de 14°C a 19°C n região. O calor retorna no estado com máximas entre 28 e 34 °C no Litoral Sul, Planalto Norte e faixa Oeste. Nas demais regiões de 23°C e 28°C.

Na terça, 6, o dia começa com mais nebulosidade na faixa Leste do estado, a umidade vinda do oceano favorece chuviscos no Litoral. Demais regiões com sol entre nuvens.

Em Laguna

Domingomínima 13ºC e máxima 18ºC – encoberto com chuva;
Segundamínima 13°C e máxima 29ºC – chuva, melhorando no decorrer do dia;
Terçamínima 12ºC e máxima 23ºC – sol com algumas nuvens;
Quartamínima 14ºC e máxima 23ºC – sol e pancadas de chuva entre à tarde e noite.

Vento forte e mar agitado no litoral

Um sistema de alta pressão na Argentina com formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 5, irá ocasionar vento de sul a nordeste, com rajadas de 50 a 70 km/h, mais intenso no domingo e especialmente ao sul de Florianópolis. Mar agitado com picos de 2,0 m a 3,0 m, mais altos ao sul de Florianópolis. Risco de ressaca. Condições desfavoráveis à navegação de pequenas e médias embarcações.

Veja os detalhes

Domingo (04/10):
Tempo: do Planalto ao Litoral, predomínio de nuvens com chuva, mais persistente no Litoral. No Oeste e Meio-Oeste, sol entre nuvens.
Temperatura: mais baixa do Meio-Oeste ao Litoral, com maior elevação no Oeste.
Vento: sudeste a nordeste do Oeste ao Litoral Sul e sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral (50 a 70km/h).
Sistema: alta pressão (massa de ar frio) no litoral da Argentina, favorecendo a entrada de ar úmido e frio no leste de SC (circulação marítima).

Segunda-feira (05/10):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol na maioria das regiões e condição de chuva isolada do Planalto ao Litoral, especialmente na manhã.
Temperatura: em elevação em todo o estado.
Vento: nordeste, com variação para sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Terça-feira (06/10):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC.
Temperatura: em elevação em todas as regiões.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (07/10):
Tempo: sol entre nuvens em SC. Na tarde e noite, condição de pancadas de chuva e trovoadas. Risco de temporais localizados.
Temperatura: em elevação em todas as regiões.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.