Foto: @zinolaguna / Agora Laguna

A Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do clima em Santa Catarina, emitiu um alerta em seu site oficial, sobre a possibilidade de temporais localizados com ventania e granizo, a partir do meio-dia desta sexta-feira, 2. À tarde, as temperaturas sobem muito e faz bastante calor.

A presença de uma massa de ar quente no estado e a chegada de uma frente fria na tarde e noite favorecem os temporais localizados com pancadas de chuva, localmente forte, raios, ventania (rajadas acima de 60 Km/h) e granizo, começando pelo Litoral Sul no início da tarde e estendendo-se as demais regiões no decorrer da tarde e noite.

No sábado, 3, o deslocamento de uma frente fria pelo litoral deixa o dia com muitas nuvens, chuva no litoral, Vale, Planalto Sul. Na porção Oeste, Planalto Norte, o dia começa com sol e poucas nuvens, mas a combinação do calor e umidade favorece pancadas de chuva isoladas a partir da tarde.

Já o domingo, 4, será com muitas nuvens e chuva isolada no litoral e Vale devido a umidade vinda do oceano. À tarde, as temperaturas ficam amenas na região.

Em Laguna

Sextamínima 15ºC e máxima 28ºC – pancada de chuva isolada;
Sábadomínima 13°C e máxima 20ºC – encoberto com chuva;
Domingomínima 13ºC e máxima 24ºC – encoberto com chuva;
Segundamínima 13ºC e máxima 27ºC – sol com chuva no início e final do dia.

Vento forte e mar muito agitado no litoral de SC

Risco de vento forte e variável, com vento de sudoeste e sul e rajadas de 70 a 80 km/h no sábado e madrugada de domingo. Vento mais intenso com rajadas de 80 a 90 km/h na tarde de domingo de leste a nordeste/norte e passando a sul na segunda-feira, 5. Mar muito agitado com picos de 3,0 m a 3,5 m, mais altos ao sul de Itajaí e afastado da costa com condições desfavoráveis à navegação de pequenas e médias embarcações.

Veja os detalhes

Sexta-feira (02/10):
Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. No decorrer da tarde e noite, pancadas isoladas de chuva com trovoadas do Planalto ao Litoral. Risco de temporais localizados com ventania e granizo.
Temperatura: alta, com máximas de 32°C a 40°C. À noite, a temperatura diminui em boa parte do estado.
Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: massa de ar quente em SC e chegada de frente fria na tarde e noite.

Sábado (03/10):
Tempo: do Planalto ao Litoral, céu encoberto com chuva, mais persistente no Litoral. Nas demais regiões, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva no Meio-Oeste à tarde.
Temperatura: diminui em todo estado, ficando mais baixa do Planalto ao Litoral e mais elevada no Oeste e Meio-Oeste.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral (40 a 50km/h).
Sistema: alta pressão no litoral da Argentina, favorecendo a entrada de umidade no leste de SC (circulação marítima).

Domingo (04/10):
Tempo: do Planalto ao Litoral, predomínio de nuvens com chuva, mais persistente no Litoral, devido a circulação marítima. Em direção ao oeste, sol entre muitas nuvens.
Temperatura: mais baixa do Planalto ao Litoral, com maior elevação no Oeste e Meio-Oeste.
Vento: sudeste a nordeste do Oeste ao Litoral Sul e sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral (50 a 60km/h).

Segunda-feira (05/10):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol na maioria das regiões e condição de chuva isolada do Planalto ao Litoral. À tarde há risco de temporal isolado no Litoral Sul.
Temperatura: em elevação em todo o estado.
Vento: nordeste, com variação para sul, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral.

Terça-feira (06/10):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC.
Temperatura: em elevação em todas as regiões.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.