Facebook remove postagens falsas por ordem da Justiça de Laguna

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Intimada pela Justiça Eleitoral (JE) de Laguna, a rede social Facebook cumpriu a ordem de remoção de publicações consideradas falsas e ofensivas. As postagens foram apagadas após a corte ter acatado uma representação com pedido de liminar feita pela defesa do candidato a prefeito Peterson Crippa (DEM).

Os advogados do político entraram com o pedido de remoção das postagens por entenderem que o conteúdo delas estava difamando e denigrindo a imagem de Crippa, que em uma das publicações chegou a dizer que ele estava afastado por seis meses da Câmara de Laguna, em decorrência da Operação Seival II. Agora Laguna mostrou há duas semanas que apenas o vereador Valdomiro Barbosa de Andrade (MDB) foi afastado pela Justiça na operação.

A juíza Elaine Cristina enquadrou as postagens no artigo 45 da Lei Geral das Eleições de 1997, que veda o uso de montagens ou trucagem com efeito em imagem, áudio ou vídeo que ridicularize ou atinja prejudicialmente qualquer candidato, partido político ou coligação.

A magistrada fixou multa de R$ 1 mil caso houvesse descumprimento. A rede social informou, via assessoria, ao Portal que já efetuou as remoções pedidas ainda no mesmo dia.

Esse é o segundo caso de divulgação de imagens falsas ou ofensivas envolvendo candidatos em Laguna nesta eleição. No primeiro, houve aplicação de multa pecuniária em prol de uma instituição de caridade.

Notícias relacionadas