Divulgação

As visitas presenciais nas unidades prisionais e socioeducativas, incluindo a UPA de Laguna, vão ser retomadas a partir do dia 20, informou a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP). O benefício estava suspenso desde março devido à pandemia e foi tomado como forma de proteger custodiados, servidores, funcionários e familiares.

“O retorno da visita é mais um desafio complexo para o sistema prisional, mas que será vencido com o comprometimento de todos os envolvidos”, diz o secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima.

Segundo a portaria de liberação das visitas, o interno terá direito a uma visita mensal que poderá ser presencial (com duração máxima de uma hora) ou virtual (duração máxima de 20 minutos). A modalidade ficará à escolha do visitante previamente cadastrado no i-pen.

A retomada das visitas vão ocorrer observando fatores, como: inexistência de surto de Covid-19 na unidade, avaliação do risco potencial por região; número de casos na região onde está localizada a unidade, além de estrutura física adequada na unidade que garanta, entre outros itens, o distanciamento social de 1,5 metro.

De acordo com a secretaria, o visitante assinará termo autodeclaratório ao entrar na unidade, garantindo que não apresenta sintomas da doença, não faz parte do grupo de risco, além de se comprometer em informar à unidade caso apresente sintomas gripais 14 dias após a visita. Também deverá tomar todas as medidas de segurança como o uso adequado da máscara, não portar objetos ou qualquer item de gênero alimentício e cumprir as regras sanitárias estabelecidas pelos órgãos de saúde pública. O mesmo vale para os internos.

Após o término do período da visita, o local será higienizado de acordo com as normas estabelecidas no Manual de Desinfecção da SAP. As visitas serão agendadas pelo setor social da unidade.