Previous
Next

Credenciamento de UTI Covid para Laguna é autorizado

O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos de Laguna recebeu nesta terça-feira, 6, a informação de que a casa hospitalar teve a solicitação de habilitação dos dez leitos de terapia intensiva (UTI) para Covid-19 aprovada pelo Ministério da Saúde. Os leitos estão abertos desde agosto e recebem apenas pacientes com coronavírus. O credenciamento permite que o governo federal e estadual injetem recursos para a manutenção do setor.

No começo de outubro, o Portal Agora Laguna mostrou a preocupação da casa hospitalar, que vinha mantendo a UTI com recursos próprios, o que se torna prejudicial à saúde financeira do hospital.

Um convênio com o governo do Estado para o repasse mensal de recursos até a liberação do credenciamento chegou a ser negociado e estava em vias de ser assinado dias atrás. A ocupação da UTI de Laguna está em 50%.

De acordo com a casa hospitalar, por enquanto, a autorização está concedida de forma “extraoficial”. O hospital ainda aguarda a publicação de uma portaria do ministério oficializando a habilitação. Mais cedo, o governo estadual informou que foram autorizados 45 leitos em Balneário Camboriú, Brusque, Florianópolis, Içara e Joinville.