Previous
Next

Candidatos à prefeitura de Laguna participam do primeiro debate da eleição 2020

Todos os candidatos à prefeitura de Laguna ficaram frente a frente em um debate eleitoral na manhã deste sábado, 10, na Rádio Difusora de Laguna. Esse foi o primeiro encontro dos seis concorrentes na eleição 2020. O programa durou cerca de 1h40 e encerrou por volta das 11h30.

Participaram do debate: Evandro Farias (PL), Gilberto Sousa (PSC), Mauro Candemil (MDB), Paulinho da Magapavi (Solidariedade), Preto Crippa (DEM) e Samir do Kilojão (PSL). O encontro foi transmitido ao vivo na 91,5 FM e também no Facebook do Portal Agora Laguna.

As regras estipuladas pela emissora previam que o candidato ficaria de máscara, devido à pandemia do coronavírus, durante todo o programa, podendo retirá-la apenas na hora de ir ao microfone. A produção da rádio também limitou o acesso ao estúdio e o número de assessores no prédio.

Os candidatos apresentaram propostas para setores como turismo e cultura, saúde, segurança pública e geração de emprego. A Operação Seival II, que impactou a política de Laguna duas semanas atrás, foi abordada de maneira superficial por poucos candidatos.

Debate teve quatro blocos

  • 1º bloco: candidatos fazem apresentação
  • 2º bloco: candidatos fazem perguntas uns para os outros com tema livre;
  • 3º bloco: candidatos comentam propostas sobre tema escolhido por sorteio;
  • 4º bloco: candidatos fazem perguntas uns para os outros com tema livre e considerações finais.

Espaço democrático

Na avaliação dos candidatos (assista acima), o encontro foi positivo e cumpriu a missão de passar ao eleitor as mensagens e bandeiras que cada um deles defende de forma democrática e direta.

“Foi muito interessante as perguntas e as respostas; e estamos focados em transformar Laguna. Nossa história diz muito para isso […] Todas as nossas propostas, anseios, são para transformar Laguna e projetar para um futuro melhor”, avaliou Farias. Gilberto Sousa agradeceu ao encontro e ao espaço democrático, mas optou por não gravar entrevista devido à um compromisso mais urgente. “Foi muito bom e espero que o público que nos acompanhou possa fazer uma avaliação”, comentou Candemil.

“O debate foi interessante para cada candidato expor o que tem de bom para Laguna e [agora] o povo vai escolher no dia 15 quem ele achou melhor no debate e quem tem as melhores propostas”, disse Paulinho. “Estivemos aqui de uma maneira muito honrosa com os outros candidatos. Nós mantivemos a parte de educação que é fundamental, pois estamos mostrando aqui uma proposta diferente”, afirmou Crippa.

“Achei produtivo, as pessoas agora terão uma visão mais clara dos candidatos. Colocamos de forma transparente algumas, nossas ideias, alguns dos nosso projetos. É uma oportunidade muito boa”, complementou Samir. Todo o encontro foi acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional de Laguna.