Agora da Redação: Anita, Nossa Senhora da Glória e o Outubro Rosa

Elas resolveram se ‘vestir’ de rosa para lembrar que o mês de outubro traz a conscientização sobre os cuidados sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero. A ideia foi da prefeitura que através do setor de iluminação coloriu os monumentos de Nossa Senhora da Glória e de Anita Garibaldi, no Centro Histórico.

Foto: Hector Candemil / Divulgação

A Rede Feminina de Combate ao Câncer reforça suas ações de conscientização nessa época do ano e mantém a venda de uma camiseta na cor rosa, cujos fundos são revertidos em prol da própria associação.

Para comprar as camisetas basta ir até a sede da rede. A entidade funciona na rua Santo Antônio, 133, próximo do clube União Operária. Há vários tamanhos e o valor é R$ 30. As guerreiras já estão no segundo lote de camisas.

Estampa de Anita Garibaldi

O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) foi presenteado nesta sexta-feira, 2, com uma estampa artesanal e única produzida pelo ateliê de pintura Stamparia Pascucci, que foi doado pela Associazione Nazionale Veterani e Reduci Garibaldini (ANVRG). O envio da peça rara foi feita pelo presidente Sílvio Monticelli e é uma demonstração de irmandade compartilhada entre as duas instituições, que juntas promovem a trajetória do casal Anita e Giuseppe Garibaldi.

Divulgação / CulturAnita

A peça será exposta na sede do instituto, no Centro Histórico de Laguna. Além do instituto, uma cópia da mesma tela foi enviada ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

Quase a idade de Anita

A oficina que produziu a estampa tem quase 200 anos de existência. Foi fundada em 1826 e permanece até os dias atuais mantendo suas obras com processo único de produção de xilogravuras com matrizes de madeira produzidas a mão.

O ateliê é familiar. Os Pascucci são da cidade de Gambettola e há sete gerações vêm guardando e renovando essa atividade em relação à tradição e no impulso da inovação.

Campanha de multivacinação

Começa nessa segunda-feira, 5, e vai até 30 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, além da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de imunização das crianças e adolescentes até 15 anos de idade.

As crianças menores de 5 anos deverão comparecer às salas de vacinas para receber uma dose da vacina contra polio, já na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As unidades de saúde com salas de vacina disponíveis ficarão abertas das 8h às 11h e das 13h às 16h30, na Passagem da Barra, Magalhães, Campo de Fora, Progresso, Portinho e Cabeçuda.

Genoma

Anderson Idalêncio da Rosa, lagunense, é jogador profissional hoje do São Caetano (SP). Ontem fez o gol da vitória por 2 x 1 contra o XV de Piracicaba nas quartas de final e com isso garantindo o acesso da sua equipe à divisão de elite da primeira divisão do Paulistão. Anderson passou pelo Genoma Colorado, onde era conhecido como “Dinho” quando novo, passou pela escolinha de futebol “Casa Lar” em Araranguá onde foi levado para fazer teste no Corinthians onde foi aprovado e ficou por cinco anos.

Bispo Dom João no Asilo

Asilo Santa Isabel recebeu nesta semana a visita do bispo diocesano Dom João Francisco Salm, de Tubarão, que rezou uma missa para os acolhidos da instituição. A celebração foi transmitida pelas redes sociais do asilo.

Solidariedade

Polícia Militar de Santa Catarina continua realizando até 9 de outubro, uma campanha voltada para as crianças em situação de vulnerabilidades. As unidades da PMSC recolherão brinquedos novos ou usados em bom estado para serem doados à instituições de proteção à infância. Em Laguna, as doações são são entregues no batalhão no Mar Grosso.

Notícias relacionadas