Foto: Elvis Palma

Três meses depois do ciclone bomba que causou estragos consideráveis em Santa Catarina, o governo federal liberou recursos para que o governo do Estado possa reparar os danos causados às estruturas de quartel dos batalhões da Polícia Militar (PM) de Laguna e Joinville. A verba será repassada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e foi informada em portaria no Diário Oficial desta terça-feira, 29.

Ao Portal Agora Laguna, o comandante da PM de Laguna, tenente-coronel Rogério Bartolamei, detalhou que os fortes ventos de 30 de junho danificaram o alambrado do quartel e provocou o desabamento de parte do telhado da edificação que anteriormente sediava o Corpo de Bombeiros. A estrutura faz parte desde 2016 da área operacional da polícia.

A portaria do MDR repassa R$ 402,3 mil, que serão divididos entre as duas cidades. Os valores que cada uma receberá não foram descritos até o momento. Também nesta terça-feira, a pasta federal reconheceu a situação de emergência em cidades do Acre devido aos incêndios florestais.

A situação de emergência é um requisito básico para que a União libere recursos de reparação. A verba é liberada, se o município ou estado atender aos critérios da Instrução Normativa 2/2016. Para isso, as prefeituras e governos apresentam um diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.