Foto: Luis Claudio Abreu / Agora Laguna

Uma equipe do Laboratório de Botânica (Labot), do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, elaborou uma série de tutoriais para auxiliar estudantes e professores a produzirem e editarem apresentações em vídeo.

O material consiste em quatro vídeos explicativos e um tutorial em pdf, criados pelas acadêmicas Bruna Bittencourt Zilli e Marina Martinez Freitas e pelo professor Christian da Silva, coordenador do Labot. Acesse os tutoriais no YouTube.

Os tutoriais em vídeo orientam a elaboração de apresentações a partir de quatro ferramentas distintas: Screencatisfy, Power Point, OBS Studio e Shotcut.

Segundo Christian, a iniciativa visa ajudar a comunidade acadêmica a lidar com dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus.

“O ensino remoto está nos proporcionando um grande aprendizado, mas também desafios. Nas disciplinas que ministro, a solução para apresentações orais e seminários foi pedir aos estudantes que fizessem apresentações em vídeo. Assim, não teríamos riscos de problemas de conexão”, conta o docente.

A Udesc também adotou as apresentações em vídeo como solução para a edição do Seminário de Iniciação Científica deste ano.

Os conteúdos feitos pelo Labot também estão sendo abordados no perfil criado pelo laboratório no Instagram.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].