Foto: TRE-SC

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina começou a receber os primeiros produtos e materiais necessários para a prevenção e a mitigação da transmissão da Covid-19 nos locais de votação e seções eleitorais durante as eleições 2020. O primeiro lote que chegou ao Estado foi de álcool em gel 70%.

Serão doados equipamentos de proteção para mesários, como máscaras e proteções faciais (face shield) de acrílico, bem como litros de álcool em gel para utilização pelos eleitores e adesivos para marcar o distanciamento social nas filas.

A entrega do material faz parte do protocolo sanitário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando à segurança das eleições municipais 2020 face à pandemia do novo coronavírus. O protocolo contempla a obrigatoriedade do uso de máscaras nos locais de votação, bem como a higienização das mãos pelos eleitores com álcool em gel antes e depois da votação, além do uso constante do mesmo pelos mesários durante os trabalhos. Também será realizada a desinfecção de objetos e superfícies com álcool líquido.

A doação foi feita por parte de 26 empresas e instituições que se cadastraram junto ao TSE.

Segundo Eduardo Cardoso, secretário de Administração e Orçamento do TRE-SC, foram recebidos, inicialmente, 35.280 frascos de 500 ml de álcool em gel 70%. Ao todo, chegarão a Santa Catarina: 64.937 protetores faciais; 241.349 máscaras de proteção; 141.781 frascos de álcool em gel (200, 400 e 500ml); e 61.425 adesivos de demarcação. A expectativa é de que a totalidade das doações seja recebida até o próximo dia 30.

A operação está ocorrendo no depósito central do TRE-SC, localizado no município de Palhoça, onde será realizada a separação e envio de todos os itens às zonas eleitorais.