O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Pescaria Brava confirmou o nome do ex-prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, como candidato a prefeito. A definição veio em convenção realizada na tarde deste sábado, 12, no salão paroquial do bairro Laranjeiras. Ele é o primeiro nome oficializado para a disputa eleitoral na cidade vizinha.
“Quero agradecer aos convencionais pela minha escolha como candidato a prefeito, aos candidatos a vereador e a vereadora do PDT, aos demais partidos que estão imbuídos nesse projeto por Pescaria Brava e devemos ter em breve mais alguns, e agradecer a equipe jurídica”, reconheceu o candidato ao Portal Agora Laguna. Essa será a nona eleição que ele concorrerá a um cargo eletivo.
A aprovação do nome de Santos como candidato foi por unanimidade. O PDT tem coligação formada com PSL e apoio informal do PL, que não fizeram convenção e optaram por definir seus rumos em reuniões restritas à executiva local. A indicação de nome para vice-prefeito segue aberta.
Os pedetistas lançaram dez nomes para a disputa ao Legislativo, sendo três mulheres e sete homens. Essa é a primeira vez que o partido participa das eleições em Pescaria Brava.
Perfil de Everaldo dos Santos
Ex-servidor público, Everaldo dos Santos entrou para a política há 30 anos, se filiando ao então PMDB. Pelo partido, concorreu a vereador pela primeira vez em 1988, ficando como suplente. Se elegeu em 1992, e renovou mandato em 1996, 2004 e 2008. Também tentou uma cadeira como deputado estadual em 1998, mas ficou na suplência.
Teve breve passagem pelo PTB em 2000, mas não se elegeu vereador naquele ano e voltou para o ex-partido depois. Em 2012, concorreu a prefeito de Laguna e se elegeu com a maior votação já registrada no município desde a redemocratização do país. Sem apoio do PMDB, não foi indicado para a reeleição em 2016 e deixou a sigla um ano depois. Está filiado desde 2019 ao PDT.
Candidatos a vereador escolhidos em convenção
- Carlos Vitor Prade de Oliveira
- Donato Oliveira Fritzn
- Eliane Espindula Machado
- Franck do Nascimento Marcelina
- Gilberto Neves e Silva
- Gleison Matias Pereira
- Juliane Zilli Goulart de Oliveira
- Marcio dos Santos
- Pedro Paulo Medeiros
- Rosilda de Souza Nunes