O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) confirmou o atual prefeito Mauro Candemil como candidato à reeleição para a prefeitura de Laguna. A definição foi anunciada em convenção realizada na tarde deste sábado, 12, na Câmara de Vereadores, no bairro Esperança. Ele é o quarto nome oficializado para a disputa eleitoral de novembro na cidade juliana.
“Vinhamos colhendo ao longo dos últimos dias que essa unidade era muito importante, fruto do que eles me traziam como informações e isso foi consolidado hoje, onde os vereadores assinaram embaixo por essa unidade entre eu e o vereador Thiago”, disse o candidato ao Portal Agora Laguna, no fim do encontro. Essa é a quarta vez que ele concorrerá ao cargo de prefeito. Assista entrevistas acima.
Os emedebistas aprovaram por unanimidade que Candemil concorra em chapa pura e aceitaram a indicação do atual vereador Thiago Duarte (MDB) como candidato a vice. A ideia começou a ser gestada no início do ano. Outros partidos ainda poderão compor coligação com o MDB, mas sem indicação majoritária.
“O partido mostrou muita força e unidade, posto que hoje nós consolidamos uma chapa que há muito já vinha se deslumbrando onde o prefeito Mauro disputa a reeleição tendo um vereador do partido compondo a chapa majoritária”, avaliou Duarte.
O MDB escolheu ainda 11 nomes para concorrem a vereador, podendo ampliar nos próximos dias. Essa é a nona eleição que o partido participará em Laguna, sendo que é a oitava como cabeça de chapa. Apenas em 1988, 1992, 1996 e 2000 o partido não fez alianças na majoritária.
Perfil de Mauro Candemil
Engenheiro eletricista com atuação pela região Sul catarinense no setor público e privada, Mauro Vargas Candemil é filiado desde a década de 1970 ao MDB. Disputou três eleições municipais: em 1996 e 2008, não sendo eleito, e em 2016 conquistou a cadeira do Executivo.
Em 1990 e 1994 foi candidato a deputado estadual e ficou na suplência, chegando a assumir na Alesc por algumas oportunidades. Também ocupou o cargo de secretário regional na extinta ADR de Laguna por duas oportunidades entre 2006 e 2016.
Perfil de Thiago Duarte
Thiago Duarte entrou para a vida pública em 2012, se elegendo vereador pela primeira vez e conseguindo se manter no mandato quatro anos depois. Foi secretário da Pesca e Agricultura entre 2014 e 2015.
Duarte também é produtor rural com atuação na região do Distrito de Ribeirão Pequeno e tem formação acadêmica na área do Direito.
Candidatos a vereador escolhidos em convenção
- Antônio Carlos de Oliveira
- Deise Daiana Xavier Cardoso
- Dilmara Fernandes
- Gorete Ferreira
- Hirã Floriano Ramos
- Maria José da Rosa
- Patrick Mattos de Oliveira
- Rodrigo Luz de Moraes
- Valdomiro Barbosa de Andrade
- Vitor Elíbio de Oliviera
- José Luiz Siqueira