Frente fria derruba as temperaturas no decorrer do fim de semana

Foto de arquivo

A chegada de uma nova frente fria a partir deste sábado, 19, acompanhada de uma massa de ar frio com intensidade moderada vai derrubar as temperaturas, provocando variação de nuvens e chuva isolada na tarde e noite, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí, segundo previsão da Epagri/Ciram.

O domingo, 20, será com sol e poucas nuvens no estado devido a atuação da massa de ar frio. Amanhecer com chance de geada em áreas do Planalto Sul, Meio Oeste, temperaturas baixas no Planalto Sul (2°C a 7°C), porção oeste, Grande Florianópolis Serrana, Costão do Litoral Sul (6°C a 10°C) e amenas (11°C a 15°C) nas demais áreas. À tarde as temperaturas ficam amenas e não sobem muito no estado.

Em Laguna

Sextamínima 14ºC e máxima 24ºC – sol com algumas nuvens;
Sábadomínima 11°C e máxima 23ºC – sol com algumas nuvens;
Domingomínima 7ºC e máxima 15ºC – ensolarado;
Segundamínima 5ºC e máxima 16ºC – ensolarado.

Maré alta e alagamentos em SC 

No fim de semana há risco de alagamentos e/ou diminuição significativa da faixa de areia nas praias devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado pelo efeito combinado do vento do quadrante sul que empilha água na costa, pela influência da lua nova (maré de sizígia) e pela incidência de ondas com picos de 2,0 a 3,0 m no litoral de SC.

Recomenda-se especial atenção para os locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, avenida da Saudade, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros. Cabe salientar que os alagamentos começam algumas horas antes e se estendem por algumas horas após os horários de pico, dependendo da intensidade do fenômeno.

Foto: André Luiz / Agora Laguna

Ventos

Ainda neste sábado e domingo, no litoral, sobretudo de Passo de Torres a Florianópolis, a previsão indica vento de Sudoeste (SW) a Sul (S), com rajadas de vento de 60 a 80 km/h, mais intensas na tarde e noite do sábado, 19. Mar muito agitado com picos de 2,0 a 3,0 m, condição considerada desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Primavera

A primavera começa oficialmente pelo calendário astronômico na próxima terça-feira, 22, às 10h31, quando ocorre o equinócio de Primavera no Hemisfério Sul, onde o dia e a noite tem a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol.  Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites. A partir do dia 23, a temperatura volta a subir em Santa Catarina.

De acordo com a Epagri/Ciram, a primavera é uma das estações mais chuvosas do ano, no entanto neste ano de 2020 a previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica para o trimestre (setembro, outubro e novembro) em SC.

Nesses meses, a chuva deve ocorrer com irregularidade no tempo e no espaço, com possibilidade de dias consecutivos sem precipitação, devido à configuração do fenômeno La Niña. Com relação a temperatura, espera-se uma primavera mais quente do que o normal. Ressalta-se que esta previsão climática será atualizada até o fim do mês de setembro.

 

Veja os detalhes

Sexta-feira (18/09):
Tempo: sol entre algumas nuvens em SC.
Temperatura: em elevação durante o dia.
Vento: nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no Sul do Brasil.

Sábado (19/09):
Tempo: sol com aumento de nuvens em SC, na tarde e noite. Condição de chuva fraca e isolada no Litoral e Vale do Itajaí.
Temperatura: mais elevada pela manhã, em declínio acentuado na tarde e noite.
Vento: nordeste a sudoeste, moderado com rajadas, mais intensas no Litoral (50 a 70 km/h).
Sistema: frente fria em deslocamento pelo litoral de SC, seguida de uma massa de ar frio com intensidade moderada.

Domingo (20/09):
Tempo: sol e poucas nuvens em SC.
Temperatura: baixa em todas as regiões, especialmente ao amanhecer. Condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul, com mínima próxima de 0°C.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral (40 a 50 km/h) na madrugada.

Segunda e terça-feira (21 e 22/09):
Tempo: firme com sol e algumas nuvens em SC. Dia 22 às 10h31min começa a primavera no Hemisfério Sul.
Temperatura: baixa ao amanhecer em todas as regiões. Condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul, com mínima de 0°C a – 4°C. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sul a sudeste, passando a nordeste, fraco a moderado.

Notícias relacionadas