Divulgação/Scult Filmes

Quatro anos após seu lançamento, o documento ‘A Pedra e o Farol’ passará a ser exibido pela TV da Assembleia Legislativa (TVAL). O filme vai abrir a sessão Cine Catarina que a  emissora pública lança nesta sexta-feira, 4, às 21h. A faixa da programação vai exibir filmes selecionados em um edital de fomento à cultura audiovisual do estado, lançado pelo parlamento catarinense em maio de 2019, por ocasião da comemoração do 20º aniversário do canal legislativo.

‘A Pedra e o Farol’ foi dirigido por Luciano Burin com produção da Scult Filmes e fala das relações do homem com o tempo, a memória, e suas paisagens afetivas, contempladas a partir da ligação entre o Farol de Santa Marta e a Pedra do Campo Bom, no litoral Sul de Santa Catarina.

O filme mostra a forma como essa relação teve decisivo papel histórico e cultural no desenvolvimento da região costeira de Laguna e Jaguaruna, que reúnem paisagens de beleza singular no litoral brasileiro.

A Alesc informou que inicialmente 10 películas serão veiculadas semanalmente na grade de programação e que esses documentários serão reprisados em outras oportunidades na emissora. O Legislativo destinou R$ 220 mil como forma de premiar as produções escolhidas para compor o novo programa da TV.

Programação

A partir da próxima semana vão ser exibidos:

  • Anauê
    Produtora: Mundo Imaginário Produções Cinematográficas Ltda.
    Estreia: 11/9. às 21h.
  • Descaminhos da “Coxilha Rica”
    Produtora: B7 Filmes
    Estreia: 18/9, às 21h.
  • É Bucha
    Produtora: Vinil Filmes
    Estreia: 25/9, às 21h.
  • Pegadas Salgadas
    Produtora: Scult Produtora de Audiovisual e Jornalismo
    Estreia: 2/10, às 21h.
  • Retratos de Santa Catarina: Litoral e Vale do Itajaí
    Produtora: DV3
    Estreia: 9/10, às 21h.
  • Celibato no Campo
    Produtora: Margot Filmes Ltda.
    Estreia: 16/10, às 21h.
  • Dom Quixote das Artes
    Produtora: Margot Filmes Ltda.
    Estreia: 23/10, às 21h.
  • Terra Cabocla
    Produtora: Realizart Produções Audiovisuais Ltda.
    Estreia: 30/10, às 21h.
  • Vale Tombado
    Produtora: GA Moretti Produções Culturais Eireli
    Estreia: 06/11, às 21h.

Como sintonizar

A TVAL pode ser sintonizada em canal aberto na Grande Florianópolis (11.3 HD) e via cabo (em Tubarão, pela Cabovisão, no canal 20), além de poder ser acompanhada ao vivo pela internet (acesse aqui).