Divulgação

As guerreiras da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Laguna iniciaram a venda de camisetas da campanha ‘Outubro Rosa’, que visa conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao câncer-de-mama.

Para comprar as camisetas basta ir até a sede da rede. A entidade funciona na rua Santo Antônio, 133, próximo do clube União Operária. Há vários tamanhos e o valor é R$ 30.

25 toneladas

Esse foi o total de lixo recolhido em um mês pela CCR ViaCosteira nos trabalhos iniciais previstos de contrato de concessão. Cerca de 30 viadutos e pontes já foram restaurados, assim como placas substituídas e elementos refletivos foram colocados pela empresa. A CCR explica que esses itens fazem parte dos trabalhos iniciais previstos em contrato, e têm como objetivo melhorar a trafegabilidade, o conforto e a segurança do usuário que se desloca pelo local.

Registros

Ao menos 53 cidades já têm candidatos registrados em Santa Catarina. As convenções encerraram ontem e agora os partidos têm alguns dias para enviar atas, nominatas, documentos completos, para fazer o registro oficial de seus concorrentes junto à Justiça Eleitoral. De Tubarão e Imbituba, há ao menos um candidato já registrado. De Laguna e Pescaria Brava, ainda não. Ficou curioso? Consulte o sistema aqui.

Divulgação/CMFNP

Colégio Militar

As obras de preparação do prédio da extinta escola Jerônimo Coelho que vai abrigar o Colégio Militar de Laguna continuam. A área mais nova, erguida para ampliar a estrutura física, agora conta com elevador. O equipamento foi instalado recentemente.

Impeachment

A Alesc faz hoje às 15h uma sessão extraordinária para decidir se acata o parecer da comissão especial montada para analisar um pedido de impeachment aberto contra o governador Carlos Moisés (PSL) e a vice Daniela Reinehr (sem partido). O parecer é favorável à cassação da dupla que governa o estado há um ano. A previsão é que o resultado seja conhecido por volta das 18h. São necessários 27 votos para o afastamento (dois terços dos deputados)

Impeachment II

O novo rito da Alesc, porém, não vai afastar Moisés e Daniela do governo inicialmente, se o parecer for aprovado. A assembleia irá montar uma comissão mista com cinco desembargadores da Justiça estadual e cinco parlamentares. O grupo vai discutir o mesmo parecer e votar se acata ou não o afastamento. Caso opte pelo afastamento, uma nova votação em plenário vai ocorrer para ratificar ou não o impedimento da dupla.

Impeachment III

Num eventual afastamento o governo de Santa Catarina passaria às mãos do presidente da Alesc e, se este não pudesse assumir, seria delegada a função ao presidente do Tribunal de Justiça do estado. O primeiro ato do futuro governador seria convocar novas eleições diretas (se a convocação for antes de janeiro de 2021) e indiretas (se for após janeiro).

Eleição simulada

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove nesta quinta-feira, 17, até as 20h, uma simulação de eleição online por meio da plataforma Helios Voting envolvendo alunos, técnicos e professores. O processo servirá como teste para aplicação da ferramenta em pleitos para escolha de representantes discentes e de servidores em órgãos de deliberação, comissões e comitês da instituição.

Precatórios

Foi publicado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) o terceiro edital da Câmara de Conciliação de Precatórios (CCP) do ano. O documento, disponível no site do órgão, é mais uma oportunidade para que os titulares de créditos junto ao Estado, autarquias e fundações apresentem propostas para receber os recursos até o final de 2020. Esta edição disponibiliza o maior valor deste ano: são mais de R$ 163,3 milhões para a realização dos acordos. Mais informações: pge.sc.gov.br.