Agora da Redação: Convenções partidárias movimentam eleições

Divulgação

Após as convenções – quase conjuntas – do DEM e do Republicanos, a semana promete mais definições. Já nesta quinta-feira, 10, o PSL se reúne no Complexo Pedro Paulo Medeiros (19h). No dia seguinte, 11, é a vez do PSDB, no Restaurante Sabor Caseiro (18h), e do Cidadania, no Mar Grosso (19h).

No sábado, 12, teremos as convenções do PT na Câmara Municipal (8h), PRTB em sua sede no Magalhães (10h), MDB também na Câmara (13h), Solidariedade em sua sede no Progresso (14h) e PL, que se reunirá virtualmente. PSD e PSC fazem suas convenções no domingo, 13, o primeiro às 14h no Jardim América e o segundo às 20h, no Mar Grosso.

O PDT não terá reunião devido à desistência do partido em participar do pleito de novembro. O PMN ainda não definiu sua data de convenção.

Centenas

Cada partido político em Laguna pode lançar no mínimo oito candidatos para a disputa das cadeiras da Câmara em novembro. Com a saída do PDT, que não tinha nomes para concorrer ao Legislativo, restaram 12 siglas e, segundo a ciência exata que é a matemática, isso deve dar ao menos 96 pessoas disputando as 13 cadeiras do paço legislativo. Já há 23 oficialmente anunciados (candidatos do DEM e do Republicanos), isso indica que Laguna terá, novamente, mais de cem nomes em uma longa batalha pelas “cadeiras do povo”.

Divulgação

Óbito

Faleceu na manhã desta terça-feira, em decorrência de insuficiência renal, aos 74 anos de idade, Maurício de Paula Carneiro. “Perdemos um pilar importantíssimo de nossa família. Que Deus, com sua infinita bondade e amor, receba meu tio em seu reino”, lamentou o sobrinho Evandro Carneiro Flora nas redes sociais. Seu sepultamento se deu no final do dia no cemitério da Irmandade do Santo Antônio dos Anjos.

Também nas redes sociais, o hospital de Laguna, onde Maurício foi diretor, lamentou a perda: “O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos lamenta o falecimento, do Sr. Mauricio Carneiro. Homem íntegro, dedicado e amigo, não media esforços para se fazer presente neste nosocômio. Sua dedicação ia além de um diretor, sempre atento as dificuldades desta casa de saúde, não negava ajuda. Descanse em paz, nosso amigo. Tua falta será sentida todos os dias e a sua memória será eterna”.

Maurício foi membro da Irmandade de Santo Antônio, além de ter atuado com funcionário do Cine Mussi, Tecidos João Mussi e da antiga Telesc, onde se aposentou, segundo informações do Blog do Valmir Guedes. Foi ainda diretor do Clube Blondin e Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos. Deixa a esposa Ângela Pereira Maurício, os filhos Emerson, Patrícia, Maurício e netos.

Estrada

As chuvas persistentes dos últimos dias trouxeram uma realidade bastante conhecida em Laguna: as péssimas condições das estradas municipais. Foi uma verdadeira enxurrada de fotos e vídeos mostrando a situação em que se encontram principalmente as estradas de chão batido do interior. Acessos à Praia do Sol, Campos Verdes, Vila Vitória, Caputera e tantos outros locais. Em alguns pontos, os motoristas que se arriscavam a passar pela pista de sabão e buracos acabavam atolando seu veículos, como registrado na foto abaixo, em Campos Verdes.

Divulgação / Agora Laguna

Ambiental

Durante esta terça-feira, 8, a guarnição da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Laguna realizou patrulhamento ambiental rural no interior do município de Lauro Muller. O intuito da ação foi atender a várias demandas referentes a denúncias de caça no local. Durante a fiscalização, foram feitas vistorias em construções que foram localizadas e patrulhamento a pé na região. Segundo a Ambiental, houve indícios de caça encontrados, com isso, a fiscalização será intensificada na região.
Foto: PMA Laguna

Hemodiálise

Na última segunda-feira, 7, o hospital de Laguna realizou a primeira hemodiálise. Esse procedimento, de alta complexidade, visa funcionar como um “rim artificial” para aqueles enfermos graves, que tiveram sua função renal perdida total ou parcialmente. O procedimento foi dirigido pelo nefrologista Dr. Caio Puglia, e segundo a casa hospitalar, o paciente segue internado na UTI, aos cuidados da equipe do intensivista Dr. Thiago Bueno.
Foto: HCSBJP

Sarampo

Após 21 semanas sem registros de novos casos de sarampo, a Secretaria de Estado da Saúde confirma o fim do surto da doença no estado, que começou em julho de 2019. De acordo com o último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), durante o período de surto ativo de sarampo foram confirmados em Santa Catarina 411 casos da doença. O último no mês de abril.

Confira aqui o boletim do encerramento do surto

Segundo protocolo da Organização Pan-Americana da Saúde são necessárias, ao menos, 12 semanas consecutivas sem registros de novos casos para que um o surto da doença seja considerado encerrado. A Dive aguardava o resultado de alguns exames para confirmar o fim da transmissão do vírus no estado. “Ainda tínhamos exames em análise, por isso decidimos esperar um pouco mais para ter certeza do encerramento do surto”, esclarece a enfermeira responsável pela vigilância da doença no estado Alda Maria Rodolfo da Silva.

Do total de casos confirmados desde o início do surto, 301 foram no ano de 2019 e 110 em 2020. Não houve registro de óbitos. A faixa etária mais atingida foi a de adultos jovens com idade entre 20 a 29 anos, 45% dos casos, seguido da faixa etária de 15 a 19 anos (28%). Dos 295 municípios catarinenses, 43 registraram casos.

A Secretaria da Saúde atribui o fim do surto do sarampo no estado ao trabalho das equipes em vigilância em saúde de toda a rede estadual, municipal, equipes de vacinação, equipes de laboratório e também a grande participação da população que aderiu a vacinação do sarampo. No entanto, o trabalho continua. Equipes de vigilância permanecem em alerta em todos os municípios com o intuito de detectar possíveis novos casos suspeitos.

População ainda precisa se vacinar

A única forma de evitar o sarampo é com a vacinação. Por esse motivo, mesmo com o fim do surto da doença no estado, é muito importante que crianças, jovens e adultos mantenham a carteira de vacinação atualizada. “Aqui em Santa Catarina estamos sem casos, neste momento, mas a doença permanece em surto ativo em outros estados do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná. Então, principalmente agora, que as pessoas estão voltando a transitar entre os estados, a viajar, é importante redobrar os cuidados para que os casos não voltem a aparecer.”, ressalta a enfermeira Alda Maria Rodolfo da Silva.

A vacina tríplice viral que previne contra sarampo, caxumba e rubéola é recomendada para toda a população com idade entre 6 meses e 59 anos. A aplicação da vacina é indicada aos 12 meses de vida, com reforço da tetra viral que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora) aos 15 meses.

Quem não lembra, não sabe se tomou ou não tem mais a carteira de vacinação, deve procurar um posto de saúde. Pessoas com idade entre 12 meses e 29 anos devem ter tomado duas doses ao longo da vida; pessoas com 30 a 59 anos, uma dose. Para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias é recomendada a dose zero até que se encerre o surto da doença em todos os estados do país. As doses estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde de todo o estado.

IPVA 2020

Proprietários de veículos com placas que terminam em 9, que optarem por pagar o IPVA em três vezes sem juros, devem quitar a primeira parcela até a próxima quinta-feira, 10 de setembro. O prazo para pagamento do imposto em cota única é dia 30 deste mês. Já os contribuintes com veículos placas final 8 e 7, podem pagar a segunda parcela e a terceira parcela do imposto também no dia 10, respectivamente.

Foto: Muriel Ricardo Albonico/DNIT/ESGA

Em 2020, os catarinenses estão pagando, em média, 2,4% a menos de IPVA do que no ano passado. O índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2019 de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), utilizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) como base de cálculo. Em Santa Catarina, o tributo varia entre 1% e 2% do valor venal do veículo.

Notícias relacionadas

Previous
Next